Análise anual do ofuscamento causado pela luz natural em salas de aula universitárias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/gtp.v19i2.216228

Palavras-chave:

Iluminação natural, Ofuscamento, NBR 15215, Simulação computacional

Resumo

A consideração da variabilidade da luz do dia e da direção visual do usuário em análises de ofuscamento são carências dos estudos atuais. O presente estudo buscou então analisar a ocorrência do ofuscamento em salas de aula universitárias, considerando essas variabilidades, e propor medidas de mitigação da ocorrência desse desconforto visual, utilizando como objeto de estudo o Centro de Atividades Didáticas de Ciências Exatas 3, UFMG. Realizou-se simulação da luz natural baseada no clima, através do plug-in ClimateStudio para Rhinoceros, considerando a visão de alunos e professores. A análise foi feita conforme exigências normativas e sem e com a presença de película no vidro. Considerou-se o ofuscamento crítico quando Spatial Disturbing Glare (sDG) ≥ 0,38 em 5% do tempo, em pelo menos 5% das vistas e 25% do piso. Apesar de verificar-se que a película controlou o ofuscamento, foram propostos novos sistemas que permitissem maior qualidade visual. No caso do vidro com película, com janelas fechadas, encontrou-se sDG nulo. Enquanto que, com janelas abertas, encontrou-se sDG de até 6,6%, indicando que a ocorrência de ofuscamento em situações reais de uso dos espaços pode ser maior que aquela indicada normativamente. Constatou-se que novos dispositivos reduziram a probabilidade de ofuscamento de 68% a 98%, com preservação da vista para o exterior. Considera-se que a observação anual da ocorrência do ofuscamento e a variabilidade da direção visual são fundamentais para uma compreensão aprofundada da dinâmica dos espaços iluminados naturalmente, trazendo novas análises para subsidiar o projeto desses espaços com mais qualidade.

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Biografia do Autor

  • Larissa Arêdes Monteiro, Universidade Federal de Minas Gerais

    Arquiteta e Urbanista pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Doutoranda e Mestra em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável pela Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

  • Roberta Vieira Gonçalves de Souza, Universidade Federal de Minas Gerais

    Arquiteta e Urbanista pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Doutora em Engenharia Civil pela UFSC. Professora Associada da Escola de Arquitetura da UFMG. Coordenadora do Laboratório de Conforto Ambiental e Eficiência Energética da Escola de Arquitetura da UFMG.

  • Maria Luiza Almeida Cunha de Castro, Universidade Federal de Minas Gerais

    Arquiteta e Urbanista pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre em História e Teoria da Arquitetura e Urbanismo pela UFMG e doutora em Ciências Sócio Ambientais pelo Núcleo de Altos Estudos da Amazônia Universidade Federal do Pará (UFPA). Professora adjunta da Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais.

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Publicado

21-08-2024

Dados de financiamento

Como Citar

MONTEIRO, Larissa Arêdes; SOUZA, Roberta Vieira Gonçalves de; CASTRO, Maria Luiza Almeida Cunha de. Análise anual do ofuscamento causado pela luz natural em salas de aula universitárias. Gestão & Tecnologia de Projetos, São Carlos, v. 19, n. 2, p. 201–220, 2024. DOI: 10.11606/gtp.v19i2.216228. Disponível em: https://revistas.usp.br/gestaodeprojetos/article/view/216228.. Acesso em: 3 dez. 2024.