Estudo em realidade virtual sobre sinalização em estruturas de ventilação e saída de emergência de metrô

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/gtp.v19i2.222724

Palavras-chave:

Eficiência de evacuação, ambientes imersivos, avaliação de segurança, orientação espacial

Resumo

Embora as emergências que exigem a evacuação da área sejam raras, elas podem levar a situações tensas e caóticas. Considerando isso, as simulações de evacuação desempenham um papel crucial para compreender pontos críticos ao longo das rotas de saída e sugerir possíveis melhorias. No contexto das linhas de metrô, há ocasiões em que é necessário planejar estruturas para Ventilação e Saída de Emergência (VSE) entre as estações. O uso de sinalização de emergência é obrigatório, e sua finalidade é ajudar as pessoas a escolherem a rota mais rápida e segura para sair da área. Este estudo tem como objetivo avaliar e comparar a eficácia de duas propostas distintas de sinalização de saída de emergência dentro de um projeto VSE no sistema de metrô de São Paulo, utilizando Realidade Virtual (VR). As simulações realizadas em um ambiente virtual envolveram participantes voluntários, divididos em dois grupos, cada um experimentando propostas de sinalização diferentes. Ao longo da simulação, os tempos de evacuação foram registrados e o comportamento dos participantes foi observado. Além disso, um questionário foi administrado para avaliar o perfil, as experiências, o bem-estar dos participantes e a eficácia percebida da sinalização. Os resultados indicaram que cenários com sinalização de maior dimensão facilitaram evacuações mais rápidas das VSEs, sugerindo ser o cenário mais favorável para a segurança dos usuários.

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Biografia do Autor

  • Ana Regina Mizrahy Cuperschmid, Universidade Estadual de Campinas

    Professora Associada da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FECFAU) da UNICAMP, atuando na graduação e pós-graduação da instituição. Possui pós-doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura, Tecnologia e Cidade (PPGATC) da UNICAMP e pelo Programa de Pós-Graduação do Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU) da USP. Doutora pelo PPGATC; Mestre em Artes pelo Instituto de Artes (IA), UNICAMP, especialista em Gestão de Projetos e graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Desenvolve pesquisas centradas no uso criativo e colaborativo de tecnologias digitais para arquitetura e construção. Tem lecionado, conduzido pesquisas e publicado em áreas sobre Building Information Modeling (BIM), Heritage Building Information Modeling (HBIM), Realidade Virtual e Aumentada. Atualmente, atua como Chefe do Departamento de Arquitetura e Construção da FECFAU.

  • Douglas Henrique Dantas Nanni, Universidade Estadual de Campinas

    Trainee Civil Engineer at ACCIONA Construcción - Metrô de São Paulo. Engenheiro Civil pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

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Publicado

21-08-2024

Como Citar

CUPERSCHMID, Ana Regina Mizrahy; NANNI, Douglas Henrique Dantas. Estudo em realidade virtual sobre sinalização em estruturas de ventilação e saída de emergência de metrô. Gestão & Tecnologia de Projetos, São Carlos, v. 19, n. 2, p. 25–49, 2024. DOI: 10.11606/gtp.v19i2.222724. Disponível em: https://revistas.usp.br/gestaodeprojetos/article/view/222724.. Acesso em: 31 out. 2024.