Sismologia de mundos em performance
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2525-3123.gis.2023.213244Palavras-chave:
Mundos em performance, Sismologia da performance, Virada performativa, Antropologia e performance, NapedraResumo
Este texto apresenta o dossiê “Mundos em Performance”, um dos desdobramentos do evento “Sismologia da performance: Napedra 20 anos”, realizado em 2021. Em foco, a “virada performativa” e seus efeitos sísmicos na antropologia e outros campos do saber. Horizontes se ampliam, subvertendo noções de campo e espaço e implodindo concepções de tempo. As atenções se voltam à ação surpreendente, frágil e efêmera, mas potencialmente poderosa e explosiva dos corpos. Dos sentidos dos corpos, criam-se e se friccionam os sentidos de mundos. Em performance, mundos se formam e desaparecem. Em remoinhos, encontram-se os que ainda não vieram a ser, mas que podem surgir. No Brasil, os efeitos de uma “virada performativa” se revelam na criação do Núcleo de Antropologia, Performance e Drama (Napedra), de outros grupos de referência no campo da antropologia e performance e neste dossiê, que procura explorar alguns dos remoinhos de mundos em performance.
Downloads
Referências
Arendt, Hannah. 2000. A condição humana. Rio de Janeiro, São Paulo: Editora Forense.
Austin, John L.1995/1955. How to do things with words. 15a ed. Cambridge, Massachusetts: Harvard University Press.
Barthes, Roland. 1984. Brecht e o discurso: contribuição para o estudo da discursividade. In: O rumor da língua, xx-xx. Lisboa: Edições 70.
Barthes, Roland. 1990. Diderot, Brecht, Eisenstein. In: O óbvio e o obtuso: ensaios críticos, xx-xx. Rio de Janeiro: Nova Fronteira.
Bauman, Richard. 1977. Verbal art as performance. Prospect Heights: Waveland Press.
Benjamin, Walter. 1985. Sobre o conceito da história. In: Obras escolhidas I: magia e técnica, arte e política, 222-232. São Paulo: Brasiliense.
Benjamin, Walter. 2006. Passagens, Arquivo N9,6. Belo Horizonte, São Paulo: Editora UFMG/ Imprensa Oficial do Estado de São Paulo.
Berthold, Margot. 2003. História mundial do teatro. São Paulo: Perspectiva.
Butler, Judith.1990. Gender trouble: feminism and the subversion of identity. New York, London: Routledge.
Butler, Judith. 1993. Bodies that matter: on the discursive limits of “sex”. New York, London: Routledge.
Classen, Constance. 1993. Worlds of sense: exploring the senses in history and across cultures. London, New York: Routledge. Eisenstein, Sergei. 1990. O sentido do filme. Rio de Janeiro: Zahar.
Goethe, Johann Wolfgang Von. 2003. Fausto. São Paulo: Martin Claret.
Goffman, Erving. 1959. The presentation of self in everyday life. Garden City, New York: Doubleday Anchor Books.
Mauss, Marcel. 2003/1938. Uma categoria do espírito humano: a noção de pessoa, a de ‘eu’. In: Sociologia e antropologia, 369-400. São Paulo: Cosac Naify.
Phelan, Peggy. 1993. Broken symmetries: memory, sight, love. In: Unmarked: the politics of performance, 1-33. London, New York: Routledge.
Roach, Joseph. 1996. Cities of the dead: circum-Atlantic performance. New York: Columbia University Press.
Schechner, Richard. 1985. Restoration of behavior. In: Between theater and anthropology, 35-116. Philadelphia: University of Philadelphia Press Schechner, Richard. 1994/1973. Environmental theater. New York, London: Applause.
Schechner, Richard. 2002. Performance studies: an introduction. London, New York: Routledge.
Schneider, Rebecca. 2011. Performing remains: art and war in times of theatrical reenactment. London, New York: Routledge.
Shakespeare, William. 1975. As you like it. In: The complete works of William Shakespeare, 229-256. New York, London: Random House.
Taylor, Diana. 1997. Disappearing acts: spectacles of gender and nationalism in Argentina’s “dirty war”. Durham: Duke University Press.
Turner, Victor. 1982a. From ritual to theatre: the human seriousness of play. New York: PAJ Publications.
Turner, Victor. 1982b. Liminal to liminoid, in play, flow, ritual: an essay in comparative symbology. In: From ritual to theatre: the human seriousness of play. New York: PAJ Publications.
Turner, Victor. 1985. Foreword. In: Between theater and anthropology, org. Richard Schechner, xi-xii. Philadelphia: University of Philadelphia Press.
Turner, Victor. 1986. Dewey, Dilthey, and drama: an essay in the anthropology of experience. In: The anthropology of experience, org. Victor Turner e Edward Bruner, xx-xx. Urbana e Chicago: University of Illinois Press.
Turner, Victor. 1987a. The anthropology of performance. In: The anthropology of performance, 72-98. New York: PAJ Publications.
Turner, Victor. 1987b. Images and reflections: ritual, drama, carnival, film and spectacle in cultural performance. In: The anthropology of performance, 21-32. New York: PAJ Publications.
Turner, Victor. 2005. Dewey, Dilthey e drama: um ensaio em antropologia da experiência. Cadernos de Campo, vol. 13: 177-185.
Turner, Victor. 2012. Liminal ao liminoide, em brincadeira, fluxo e ritual: um ensaio em simbologia comparativa. Mediações – Revista de Ciências Sociais, vol. 17, no. 2: 214-257.
Turner, Victor, Edward M. Bruner (Orgs). 1986. The anthropology of experience. Urbana e Chicago: University of Illinois Press.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 John Dawsey, Pâmilla Vilas Boas Costa Ribeiro, André-Kees de Moraes Schouten

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC-ND que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista para fins não comerciais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.