Mapas conceituais Com Erros: Uma Abordagem Prática e Rápida Para a Avaliação Diagnóstica
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2525-376X.v6i1p47-60Resumo
Este artigo propõe uma abordagem inovadora para a avaliação diagnóstica. Ela utiliza mapas conceituais com erros como alternativa para superar desafios frequentemente enfrentados pelos professores ao solicitarem que os alunos elaborem seus próprios mapas. Esses desafios incluem a falta de treinamento dos alunos na técnica de mapeamento conceitual, o planejamento simplificado das atividades avaliativas com mapas e a demora na entrega de devolutivas por parte dos professores. Fundamentando-se na Teoria da Carga Cognitiva e considerando os aspectos operacionais relacionados à disponibilidade de tempo dos professores, o artigo apresenta, discute e testa a proposta dos mapas conceituais com erros, na qual o professor cria o mapa sobre o tema em estudo e inclui erros intencionalmente. Uma aplicação prática durante o ensino remoto emergencial valida essa alternativa, mesmo em condições desafiadoras. A avaliação diagnóstica com mapas conceituais com erros emerge como uma solução prática, rápida e robusta. Ela é atraente para superar obstáculos e proporcionar benefícios significativos na prática pedagógica.
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