Mapas conceituais Com Erros: Uma Abordagem Prática e Rápida Para a Avaliação Diagnóstica

Autores

  • Paulo R. M. Correia Universidade de São Paulo. Escola de Artes, Ciências e Humanidades
  • Marília Soares Universidade de São Paulo. Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências. https://orcid.org/0000-0003-0315-9626

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2525-376X.v6i1p47-60

Resumo

Este artigo propõe uma abordagem inovadora para a avaliação diagnóstica. Ela utiliza mapas conceituais com erros como alternativa para superar desafios frequentemente enfrentados pelos professores ao solicitarem que os alunos elaborem seus próprios mapas. Esses desafios incluem a falta de treinamento dos alunos na técnica de mapeamento conceitual, o planejamento simplificado das atividades avaliativas com mapas e a demora na entrega de devolutivas por parte dos professores. Fundamentando-se na Teoria da Carga Cognitiva e considerando os aspectos operacionais relacionados à disponibilidade de tempo dos professores, o artigo apresenta, discute e testa a proposta dos mapas conceituais com erros, na qual o professor cria o mapa sobre o tema em estudo e inclui erros intencionalmente. Uma aplicação prática durante o ensino remoto emergencial valida essa alternativa, mesmo em condições desafiadoras. A avaliação diagnóstica com mapas conceituais com erros emerge como uma solução prática, rápida e robusta. Ela é atraente para superar obstáculos e proporcionar benefícios significativos na prática pedagógica.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

AGUIAR, Joana G. & CORREIA, P. R. M. “Como Fazer Bons Mapas Conceituais? Estabelecendo Parâmetros de Referências e Propondo Atividades de Treinamento”. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, vol. 13, n. 2, 2013, pp. 141-157. Disponível em: <https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4265>. Acessado em 24 fev. 2024.

AGUIAR, Joana G. & CORREIA, P. R. M. “From representing to modelling knowledge: Proposing a two-step training for excellence in concept mapping”. Knowledge Management & E-Learning: An International Journal, v. 9, n. 3, 2017, pp. 363-379. Disponível em: <https://doi.org/10.34105/j.kmel.2017.09.022>. Acessado em 24 fev. 2024.

CICUTO, Camila. A. T. & CORREIA, P. R. M. “Análise de vizinhança: uma nova abordagem para avaliar a rede proposicional de mapas conceituais”. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 34, n. 1, 2012, 1401-1-1401-10. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S1806-11172012000100012>. Acessado em 24 fev. 2024.

CICUTO, Camila A. T. & CORREIA, P. R. M. “Mapeamento conceitual e o uso de conceito obrigatório para fazer avaliação diagnóstica dos conhecimentos dos alunos”. Journal of Science Education. Revista de Educacion de las Ciencias, v. 14, 2013, p. 23-28. Acessado em 24 fev. 2024.

CONCEIÇÃO, Adriano N. & CORREIA, P. R. M. “Por que definir a pergunta focal dos mapas conceituais é importante? A identificação de mapas superficiais sem erros conceituais”. Investigações em Ensino de Ciências, v. 25, n. 3, 2020a, pp. 471-486. Disponível em: <https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2020v25n3p471>. Acessado em 24 fev. 2024.

CONCEIÇÃO, Adriano N. & CORREIA, P. R. M. “Explicar é muito mais do que descrever: estratégias para estimular a criação de proposições dinâmicas”. Caminhos da Educação Matemática em Revista, v. 1, 2020b, pp. 73-84. Disponível em: <https://periodicos.ifs.edu.br/periodicos/revista_aratus/issue/view/54>. Acessado em 24 fev. 2024.

CORREIA, Paulo R. M. & AGUIAR, J. G. “Avaliação da proficiência em mapeamento conceitual a partir da análise estrutural da rede proposicional”. Ciência & Educação, v. 23, n. 1, 2017, pp. 71-90. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/1516-731320170010005>. Acessado em 24 fev. 2024.

CORREIA, Paulo R. M.; AGUIAR, J. G.; VIANA, A. D. & CABRAL, G. C. P. “Por que vale a pena usar mapas conceituais no Ensino Superior?”. Revista de Graduação da USP, v. 1, n. 1, 2016, pp. 41-51. Disponível em: <https://doi.org/10.11606/issn.2525-376X.v1i1p41-51>. Acessado em 24 fev. 2024.

CORREIA, Paulo R. M.; BALLEGO, R. S. & NASCIMENTO, T. S. “Os professores podem fazer mapas conceituais? Sim, eles devem!”. Revista de Graduação da USP, v. 4, n. 1, 2020, pp. 29-39. Disponível em: <https://doi.org/10.11606/issn.2525-376X.v4i1p29-39>. Acessado em 24 fev. 2024.

CORREIA, Paulo R. M.; CABRAL, G. C. P. & AGUIAR, J. G. “Cmaps with error: why not? Comparing two Cmap-based assessment tasks to evaluate conceptual understanding”. In: Cañas A., Reiska, P., Novak J. (Eds) Innovating with Concept Mapping. CMC 2016. Communications in Computer and Information Science, vol. 635, 2016, pp. 1-15. Cham: Springer. Disponível em: <https://doi.org/10.1007/978-3-319-45501-3_1>. Acessado em 24 fev. 2024.

CORREIA, Paulo R. M. & CICUTO, C. A. T. “Neighbourhood analysis to foster meaningful learning using concept mapping in science education”. Science Education International, v. 24, n. 3, 2014, pp. 259-282. Disponível em: <https://www.icaseonline.net/sei/september2014/p2.pdf>. Acessado em 24 fev. 2024.

CORREIA, Paulo R. M.; CICUTO, C. A. T. & DAZZANI, B. “Análise de vizinhança de mapas conceituais a partir do uso de múltiplos conceitos obrigatórios”. Ciência & Educação, v. 20, n. 1, 2014, pp. 133-146. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/1516-731320140010008>. Acessado em 24 fev. 2024.

CORREIA, Paulo R. M. & CONCEIÇÃO, A. N. “O que revelam os mapas conceituais dos meus alunos? Avaliando o conhecimento declarativo sobre a evolução do universo”. Ciência & Educação, v. 25, n. 3, 2019, pp. 685-704. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/1516-731320190030008>. Acessado em 24 fev. 2024.

CORREIA, Paulo R. M.; NASCIMENTO, T. S.; BALLEGO, R. S.; SOARES, M. & MOON, B. “Como fazer avaliação diagnóstica dos alunos usando mapas conceituais com erros”. Organicom, v. 17, n. 32, 2020, pp 118-130. Disponível em: <https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.17.170935>. Acessado em 24 fev. 2024.

DAVIES, Martin. “Concept mapping, mind mapping and argument mapping: what are the differences and do they matter?” Higher Education, v. 62, n. 3, 2011, pp. 279–301. Disponível em: <https://doi.org/10.1007/s10734-010-9387-6>. Acessado em 24 fev. 2024.

KINCHIN, Ian M. (2016). Visualising powerful knowledge to develop the expert student: A knowledge structures perspective on teaching and learning at university. Rotterdam, The Netherlands: Sense Publishers, 2016.

KINCHIN, Ian M.; HAY, D. B. & ADAMS, A. “How a qualitative approach to concept map analysis can be used to aid learning by illustrating patterns of conceptual development”. Educational Research, v. 42, n. 1, 2000, pp. 43-57. Disponível em: <https://doi.org/10.1080/001318800363908>. Acessado em 24 fev. 2024.

NOVAK, Joseph D. Learning, creating and using knowledge: concept maps as facilitative tools in schools and corporations. 2a Ed. New York, NY: Routledge, 2010.

SANTOS NETO, José F. & CORREIA, P. R. M. “Curso online para treinamento e certificação na técnica de mapeamento conceitual”. Caminhos da Educação Matemática em Revista, v. 9, n. 4, 2019, pp. 127-142. Disponível em: <https://periodicos.ifs.edu.br/periodicos/caminhos_da_educacao_matematica/article/view/519>. Acessado em 24 fev. 2024.

SWELLER, John; AYRES, P. & KALYUGA, S. Cognitive Load Theory. New York, NY: Springer, 2011.

Downloads

Publicado

2024-08-14

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

CORREIA, Paulo R. M.; SOARES, Marília. Mapas conceituais Com Erros: Uma Abordagem Prática e Rápida Para a Avaliação Diagnóstica. Revista de Graduação USP, São Paulo, Brasil, v. 6, n. 1, p. 47–60, 2024. DOI: 10.11606/issn.2525-376X.v6i1p47-60. Disponível em: https://revistas.usp.br/gradmais/article/view/222514.. Acesso em: 19 maio. 2025.