Exercício de fixação como instrumento de avaliação na graduação de medicina

Autores

  • Ana Claudia Camargo Gonçalves Germani Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina. Departamento de Medicina Preventiva
  • Fernando Mussa Abujamra Aith Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina. Departamento de Medicina Preventiva
  • Gianitalo Germani Universidade de São Paulo. Faculdade de Direito. Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos
  • Valeria Aparecida Campos Soares Panhoni Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina. Programa de Pós-Graduação em Ciências

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2525-376X.v2i3p159-163

Palavras-chave:

Educação em medicina. Formação de recursos humanos. Estratégia de ensino.

Resumo

Na disciplina semestral e obrigatória: “MPR 0614 Sistemas, planejamento e gestão em saúde”, do Curso de Graduação de Medicina da Universidade de São Paulo, utilizou-se exercícios de fixação como instrumento de avaliação a fim de inserir estratégias que favorecessem a aprendizagem significativa dos alunos em via de realizar prova de residência médica. O objetivo deste relato de experiência foi descrever a apresentação e o impacto da técnica do exercício de fixação como estratégia de ensino de graduação. Para isso, dois pós-graduandos da USP, no papel de facilitadores do aprendizado, realizaram uma experiência de auxílio à relação professor-aluno em sala de aula, aprofundando os conteúdos teóricos e práticos necessários para a compreensão das dinâmicas de planejamento e gestão de serviços de saúde no âmbito de um sistema de saúde, sobretudo, no SUS. Como resultado, constatou-se o reconhecimento contributivo dos exercícios de fixação tanto por parte dos professores titulares e convidados quanto dos alunos do 6º ano de medicina da USP.

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Publicado

2017-12-22

Edição

Seção

Relatos

Como Citar

GERMANI, Ana Claudia Camargo Gonçalves; AITH, Fernando Mussa Abujamra; GERMANI, Gianitalo; PANHONI, Valeria Aparecida Campos Soares. Exercício de fixação como instrumento de avaliação na graduação de medicina. Revista de Graduação USP, São Paulo, Brasil, v. 2, n. 3, p. 159–163, 2017. DOI: 10.11606/issn.2525-376X.v2i3p159-163. Disponível em: https://revistas.usp.br/gradmais/article/view/123825.. Acesso em: 30 abr. 2024.