PBL ou PBLs: a Customização do Mecanismo de Aprendizagem Baseada em Problemas na Educação Contábil
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2525-376X.v1i1p25-34Palavras-chave:
Problem-based Learning, Case-based Learning, Project-based Learning, Educação Contábil.Resumo
O objetivo desta pesquisa é tratar da questão da customização de técnicas alternativas do Problem-based Learning (PBL) nos cursos de graduação e de especialização. A análise volta-se para experiências docentes em que as vertentes Problem-based Learning (One-day One-problem), Case-based Learning e Project-based Learning se apresentam como elementos adicionais para o aperfeiçoamento do ambiente educacional da área de negócios, particularmente, da contabilidade, respeitando o conhecimento previamente adquirido pelos alunos e proporcionando a integração com o seu contexto profissional. Nesse sentido, o artigo contribui para o entendimento dos vários tipos de mecanismos relacionados à utilização de problemas no ensino da contabilidade. A investigação empírica aconteceu a partir da utilização da abordagem action research em meio a casos constituídos por turmas de graduação de forma a evidenciar experiências vivenciadas em disciplinas de controle gerencial ofertadas tanto no curso de graduação em Ciências Contábeis da FEA-USP como em cursos de pós-graduação lato sensu (Master in Business Administration – MBA) no cenário brasileiro. Entre os resultados da pesquisa destacam-se os seguintes fatos: a literatura não é convergente em relação a aspectos estruturais, e a aplicação do PBL não deve ser feita de uma única maneira, mas sim com formatos diferentes de abordagem, observando a maturidade dos alunos, a complexidade dos elementos considerados, o tempo disponível para a disciplina e o objetivo em si (discussão e/ou implementação da solução).Downloads
Referências
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