Critérios de avaliação para sistemas de bibliotecas digitais: uma proposta de novas dimensões analíticas
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v8i1p100-121Palavras-chave:
bibliotecas digitais, critérios de avaliação, arquitetura da informaçãoResumo
O artigo apresenta uma revisão dos principais critérios utilizados pela literatura técnica na área da Ciência da Informação para análise e comparação de sistemas de informação voltados para a criação de bibliotecas digitais. Aponta as características desses critérios, procurando detalhar suas dimensões analíticas, potenciais e limitações. A partir dessa revisão, o artigo propõe um conjunto de dimensões analíticas inspiradas na teoria da Arquitetura da Informação para organizar e complementar esses critérios de comparação de sistemas. Sugere também algumas novas dimensões analíticas oriundas dos novos paradigmas de interação da websocial e conclui propondo um conjunto integrado de critérios organizados por dimensões que deveriam ser levados em consideração quando da comparação e análise de sistemas de informação de bibliotecas digitais.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao encaminhar textos à InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, o autor concorda com as prerrogativas do DOAJ para periódicos de acesso aberto adotadas pela revista:
- concessão à revista o direito de primeira publicação sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite acessar, imprimir, ler, distribuir, remixar, adaptar e desenvolver outros trabalhos, com reconhecimento da autoria.
- autorização para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista , como a publicação em repositorios institucionais desde que o reconhecimento da autoria e publicação inicial na InCID
- leitores podem ler, fazer download, distribuir, imprimir, linkar o texto completo dos arquivos sem pedir permissão prévia aos autores e/ou editores, desde que respeitado o estabelecido na Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0).
O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.
Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas mediante menção às fontes.