A feira de livros a partir de narrativas orais: uma experiência simbólica na cultura informacional do Rio de Janeiro
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v9i1p169-194Palavras-chave:
Feira de livro, Linguagem, Narrativas orais, Simbolismo, Cultura informacional,Resumo
A partir do entendimento de espaços diversificados de produção dos saberes e da informação, a proposta do estudo é construir subsídios para a compreensão das condições simbólicas de circulação e apropriação de saberes, tendo como foco as experiências urbanas das feiras de livro no Estado do Rio de Janeiro. Especificamente, a análise propôs um olhar sob as feiras de livro e suas camadas de produção simbólica de realidade no âmbito do uso dos artefatos informacionais. O delineamento do objeto de estudo ficou caracterizado através do que tratamos como “cultura feirante de informação e a informação sobre a cultura das feiras: produção, circulação e apropriação de fontes de informação sobre feiras de livro no Estado do Rio de Janeiro”. O foco central do presente artigo analisa como esse conhecimento se constrói no locus da feira, de modo a lançar luz nas experiências simbólicas e de apropriação de saberes que ocorrem nesses ambientes. Segundo uma abordagem qualitativa, tendo por base os registros orais de visitantes e livreiros da Primavera Literária de 2016, através de entrevista semiestruturada, intentou-se investigar como suas experiências com o universo informacional contribuem para a construção de um conhecimento sobre as feiras e para a criação de interações simbólicas, de modo a compreender como a vivência nas feiras produz significação simbólica de seus sujeitos e promove a apropriação de saberes sobre esses ambientes e seus artefatos informacionais.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao encaminhar textos à InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, o autor concorda com as prerrogativas do DOAJ para periódicos de acesso aberto adotadas pela revista:
- concessão à revista o direito de primeira publicação sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite acessar, imprimir, ler, distribuir, remixar, adaptar e desenvolver outros trabalhos, com reconhecimento da autoria.
- autorização para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista , como a publicação em repositorios institucionais desde que o reconhecimento da autoria e publicação inicial na InCID
- leitores podem ler, fazer download, distribuir, imprimir, linkar o texto completo dos arquivos sem pedir permissão prévia aos autores e/ou editores, desde que respeitado o estabelecido na Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0).
O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.
Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas mediante menção às fontes.