Leitura e práticas formadoras de leitores: percepções dos bibliotecários do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) – Câmpus da Região da Grande Florianópolis
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v12i2p70-88Palavras-chave:
Leitura, Incentivo à leitura, Práticas de leitura, Formação de leitores, Institutos federais de educação, ciência e tecnologiaResumo
O estudo apresenta um recorte do conceito de leitura expressado por bibliotecários do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), práticas formadoras de leitores e promoção da leitura nas bibliotecas dessa instituição pública de ensino. Trata-se de uma pesquisa descritiva e qualitativa que utilizou questionário eletrônico enviado a 11 bibliotecários lotados nas bibliotecas do IFSC dos câmpus da região da Grande Florianópolis, com retorno de aproximadamente 90% desse universo de bibliotecários. No conceito destes bibliotecários, a leitura é um ato de interpretação e produção de sentidos, pressupondo que a leitura tem uma estreita relação entre informação e conhecimento na clave da leitura, quer de estudo, como a leitura de fruição ou lazer. Desenvolvem práticas de incentivo à leitura com atividades lúdicas sobre obras de literatura de ficção: roda de leitura, leitura e debates e sarau literário, e com divulgação do livro e da leitura: exposição de livros, indicação de obras literárias, troca-troca de livros, estante expositiva e estante permanente de destaque de obras literárias. Práticas estas criadas por estes profissionais da leitura e escrita, informação e conhecimento, no intuito de uma formação continuada de leitores e promoção da leitura reconhecendo a leitura como importante quesito para formação pessoal, acadêmica e profissional.
Downloads
Referências
ALMEIDA JÚNIOR, Osvaldo Francisco de. Leitura, mediação e apropriação da informação. In: SANTOS, Jussara Pereira dos (Org.). A leitura como prática pedagógica na formação do profissional da informação. Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional, 2007.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. 4. ed., rev. e atual. Lisboa: Ed. 70, 2009. 223 p.
BARRETO, Aldo de Albuquerque. A informação no processo do conhecimento: o texto e o hipertexto. DataGramaZero, v. 16, n. 3, 2015. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/8178. Acesso em: 02 nov. 2020.
CALDIN, Clarice Fortkamp. A função social da leitura da literatura infantil. Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Florianópolis, v. 8, n. 15, p. 47-58, 2003. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/download/52181. Acesso em: 25 out. 2020.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 45. ed. São Paulo: Cortez, 2003. 87 p.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010. 297 p.
MARTINS, Maria Helena. O que é leitura. 19. ed. São Paulo: Brasiliense, 2006. 93 p.
PETIT, Michèle. A arte de ler ou como resistir à adversidade. São Paulo: 34, 2010. 304 p.
PETIT, Michèle. Leituras: do espaço íntimo ao espaço público. São Paulo: 34, 2013. 168 p.
PETIT, Michèle. Leitura em regiões de conflito. Na Ponta do Lápis, São Paulo, v. 7, n. 16, p. 2-4, 2011. Disponível em: https://www.escrevendoofuturo.org.br/arquivos/4698/npl16.pdf. Acesso em: 02 out. 2020.
PETIT, Michèle. Os jovens e a leitura: uma nova perspectiva. São Paulo: 34, 2009. 192 p.
SILVA, Marta Benjamim da; BERNARDINO, Maria Cleide Rodrigues; NOGUEIRA, Carine Rodrigues. Políticas públicas para a leitura no Brasil: implicações sobre a leitura infantil. Ponto de Acesso, Salvador, v. 6, n. 3, p. 20-46, abr. 2012. Disponível em: http://www.portalseer.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/6437/4789. Acesso em: 6 nov. 2020.
SILVA, Vera Maria Tietzmann. Leitura literária & outras leituras: impasses e alternativas no trabalho do professor. Belo Horizonte: RHJ, 2009. 216 p.
SOUZA, Leila. A importância da leitura para a formação de uma sociedade consciente. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO E PESQUISA DA INFORMAÇÃO. Salvador, 2007. Anais eletrônicos... Salvador: UFBA, 2007. Disponível em: http://www.cinform.ufba.br/7cinform/soac/papers/f42e0a81e967e9a4c538a2d0b653.pdf. Acesso em: 10 out. 2020.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Ao encaminhar textos à InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, o autor concorda com as prerrogativas do DOAJ para periódicos de acesso aberto adotadas pela revista:
- concessão à revista o direito de primeira publicação sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite acessar, imprimir, ler, distribuir, remixar, adaptar e desenvolver outros trabalhos, com reconhecimento da autoria.
- autorização para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista , como a publicação em repositorios institucionais desde que o reconhecimento da autoria e publicação inicial na InCID
- leitores podem ler, fazer download, distribuir, imprimir, linkar o texto completo dos arquivos sem pedir permissão prévia aos autores e/ou editores, desde que respeitado o estabelecido na Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0).
O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.
Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas mediante menção às fontes.