Perspectivas de relações entre Biblioteconomia e Pedagogia: um olhar no contexto das políticas públicas de informação e educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v14i1p67-89

Palavras-chave:

políticas públicas de informação, políticas públicas de educação, Biblioteconomia e Educação

Resumo

Trata das políticas públicas de informação e educação, com propósito de verificar as possíveis relações existentes entre as mesmas. O problema que norteia a pesquisa encontra-se no seguinte questionamento: quais as possiveis relações entre Biblioteconomia e Pedagogia, a partir da ótica das políticas públicas de informação e educação? Os objetivos traçados no estudo são:  analisar as políticas públicas de educação e de informação com o intuito de apresentar possíveis aplicações; refletir acerca das limitações e aplicações construídas a partir das relações entre as políticas públicas de educação e informação. Para responder a questão levantada e atingir os objetivos postos, utilizou-se dos seguintes métodos: pesquisa exploratória e bibliográfica, onde foram analisadas as leis, programas, projetos e ações sobre a temática, contemplando também as pesquisas de cunho bibliográfico, realizadas por autores renomados da área. Nos resultados, verificou-se as relações estabelecidas entre a Biblioteconomia e Educação, mediante os conceitos de políticas públicas de informação e educação, além dos políticas e programas que tem ligações diretas entre as duas áreas, além disso apontou-se determinadas aplicações.

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Biografia do Autor

  • Jonathas Luiz Carvalho Silva, Universidade Federal do Cariri

    Graduado em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (UFBA). Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Pós-Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Professor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas: Curso de Graduação e Pós-Graduação stricto sensu em Biblioteconomia da Universidade Federal do Cariri (UFCA). Foi Coordenador dos Programas Profissionais da Área de Comunicação e Informação - Capes. Foi Vice-Presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia - CRB - 3 Região (Ceará-Piauí). Foi Diretor Regional Nordeste da Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação - ABECIN (2016-2019). Foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia (PPGB) - Mestrado Profissional em Biblioteconomia (MPB) da UFCA (2016-2017). Ministra disciplinas no setor de pesquisa e fundamentos teóricos em Biblioteconomia e Ciência da Informação. Na pesquisa, atua na fundamentação teórica da Biblioteconomia, Ciência da Informação e Informação; mediação da informação; bibliotecas escolares, comunitárias e públicas; atuação profissional, ética e política da informação; políticas públicas de cultura, educação e informação (PPCEI). Colunista e colaborador da Revista Biblioo. Colunista do site Infohome.

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Publicado

2023-06-27

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Seção

Artigos

Como Citar

LIMA, Maria Daiane de Oliveira; SILVA, Jonathas Luiz Carvalho. Perspectivas de relações entre Biblioteconomia e Pedagogia: um olhar no contexto das políticas públicas de informação e educação: . InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, Ribeirão Preto, Brasil, v. 14, n. 1, p. 67–89, 2023. DOI: 10.11606/issn.2178-2075.v14i1p67-89. Disponível em: https://revistas.usp.br/incid/article/view/203310.. Acesso em: 14 maio. 2024.