Atuação de museólogos em projetos de musealização ou patrimonialização de bens culturais em Minas Gerais

Autores

  • Igor Cândido Costa Universidade Federal de Minas Gerais https://orcid.org/0000-0002-2021-8125
  • René Lommez Gomes Universidade Federal de Minas Gerais
  • Eliane Cristina de Freitas Rocha Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v14i2p217-247

Palavras-chave:

Patrimônio Cultural, Museólogo, Agente Cultural, Musealização, Patrimonialização

Resumo

Este artigo apresenta um estudo exploratório a respeito das possibilidades de atuação dos profissionais museólogos no campo do patrimônio cultural, fora dos espaços museais, em Minas Gerais. Contextualiza a profissão de museólogo como agente de processos de musealização e a patrimonialização em breve revisão bibliográfica e expõe resultados de uma pesquisa qualitativa, realizada com o emprego de entrevistas semiestruturadas realizadas junto a sete museólogos que já atuaram em projetos de gestão do patrimônio cultural no referido estado. Após a realização de levantamentos teóricos e da pesquisa de campo, concluiu-se que o museólogo tem relevante potencial para atuar como agente mediador de projetos de fortalecimento e preservação do patrimônio cultural de um povo, incorporando os valores da subjetividade e individualidade dos atores sociais nesses processos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Igor Cândido Costa, Universidade Federal de Minas Gerais

    Gestor e Produtor Cultural, Educador, Pesquisador e Museólogo com Bacharelado em Museologia pela Escola de Ciência da Informação (ECI) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Especialista em Gestão Cultural: cultura, desenvolvimento e mercado pelo Centro Universitário Senac de São Paulo e Mestrando em Ciência da Informação na linha de pesquisa em Memória Social, Patrimônio e Produção do Conhecimento pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É pesquisador do Rariorum - Núcleo de Pesquisa em História das Coleções e dos Museus da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e do Observatório da Diversidade Cultural (ODC) da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Integra a Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Ciência da Informação (ANCIB). Atua na área das Artes, Ciência da Informação, Museologia e Patrimônio Cultural com ênfase nos seguintes temas: gestão e projetos do patrimônio cultural, gestão e projetos de museus, gestão e produção cultural, gestão de projetos, diversidade cultural, políticas culturais, mediação cultural, arte-educação, educação museal e patrimonial, cultura e informação e história das coleções e dos museus.

  • René Lommez Gomes, Universidade Federal de Minas Gerais

    Professor do curso de Museologia da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais na linha de pesquisa em Memória Social, Patrimônio e Produção do Conhecimento.  Graduado, Mestre e Doutor em História pela UFMG, tem experiência de pesquisa e ensino nas áreas Museologia, Patrimônio Cultural; História das Coleções e dos Museus, História Atlântica e Historia da Arte, com ênfase na produção flamenga e holandesa do século XVII e na produção, circulação e colecionismo de objetos ameríndios e africanos entre a América, a África e a Europa. Atua em projetos de pesquisa que abordam os temas: colecionismo, musealização e patrimonialização de bens culturais; produção artística, criação imagética, circulação e significação de objetos no espaço atlântico, especialmente em trânsitos de objetos em marfim e agentes históricos entre Brasil, a costa ocidental da África e o norte da Europa. Dedicou-se a temas como: Iconografia européia sobre povos ameríndios e africanos; História e Teoria da Arte Flamenga e Holandesa (séc. XVII); História da Arte Brasileira; Metodologias de Análise Visual; Encontros Interculturais e Trânsito de Culturas no Mundo Atlântico da Primeira Idade Moderna; História e Memória da Cidade ; Curadoria, Museologia, e Patrimônio Cultural.

  • Eliane Cristina de Freitas Rocha, Universidade Federal de Minas Gerais

    Possui graduação em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1998), graduação em Comunicação Social - Radialismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001), Mestrado em Comunicação Social (2003) e Doutorado em Ciência da Informação (2013) pela UFMG. Atualmente é professora adjunta da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais, e leciona nos cursos de Arquivologia, Museologia, Biblioteconomia. Tem experiência na área de Comunicação e Sistemas de Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: usabilidade, estudos de usuários e públicos.

Referências

BOCKORNI, B. R. S.; GOMES, A. F. A amostragem em snowball (bola de neve) em uma pesquisa qualitativa no campo da administração. Revista de Ciências Empresariais da UNIPAR, Umuarama, v. 22, n. 1, p. 105-117, jan./jun. 2021.

BRASIL. Ministério da Ciência Tecnologia e Inovações. Emendas parlamentares. 16 dez. 2021. Disponível em: https://www.gov.br/cnpq/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/parcerias/nacionais-1/emendas-parlamentares#:~:text=Na%20transfer%C3%AAncia%20com%20finalidade%20definida,Plano%20Plurianual%20(PPA)%202020%20%2D. Acesso em: mar. 2022.

BRASIL. Ministério da Cultura. Plano Nacional de Cultura: diretrizes gerais. 2 ed. Brasília: Ministério da Cultura, 2011.

BRUNO, Maria Cristina Oliveira. Formas de humanidade: concepção e desafios da musealização. Cadernos de Sociomuseologia, Lisboa, v. 9, n. 9, p. 55-73, 1996.

BRUNO, Maria Cristina Oliveira. Waldisa Russio Guarnieri: reflexos de uma trajetória profissional. In: BRUNO, Maria Cristina Oliveira (org.). Waldisa Rússio Camargo Guarnieri: textos e contextos de uma trajetória profissional. São Paulo: Pinacoteca do Estado; Secretaria de Estado de Cultura; Comitê Brasileiro do Conselho Internacional de Museus, 2010. p. 20-32.

CASTRO, Ana Lúcia Siaines de. Memórias clandestinas e sua museificação. Memórias Clandestinas e sua Museificação. Rio de Janeiro: Revan, 2007.

CHAGAS, Mário. Museu e patrimônio: narrativas e práticas socialmente adjetivadas. In: BARROSO, Gustavo; FREYRE, Gilberto; RIBEIRO, Darcy. A imaginação museal: museu, memória e poder. Rio de Janeiro: MINC/IBRAM, 2009. p. 31-63.

CONSELHO FEDERAL DE MUSEOLOGIA. Como surgiu o Conselho Federal de Museologia?: um breve histórico. 2015a. Disponível em: https://cofem.org.br/acesso-a-informacao/institucional/carta-de-servicos/3-sobre-o-sistema-cofem-corems/3-1-como-surgiu-o-conselho-federal-de-museologia-um-breve-historico/. Acesso em: 12 nov. 2021.

CONSELHO FEDERAL DE MUSEOLOGIA. Registro e cadastro. 2015b. Disponível em: https://cofem.org.br/registro-e-cadastro/formacao/. Acesso em: jan. 2022.

CURY, Marília Xavier. Museologia, novas tendências. In: MAST. Museu e museologia: interfaces e perspectivas. Rio de Janeiro, 2009. p. 25-41. (MAST Colloquia, n. 11).

FONSECA, Maria Cecília Londres. O patrimônio em processo: trajetória da política federal de preservação no Brasil. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ: MinC. Iphan, 2005.

GUARNIERI, Waldisa Rússio Camargo. Sistema da Museologia. 1983. In: BRUNO, Maria Cristina Oliveira (org.). Waldisa Rússio Camargo Guarnieri: textos e contextos de uma trajetória profissional. São Paulo: Pinacoteca do Estado; Secretaria de Estado de Cultura; Comitê Brasileiro do Conselho Internacional de Museus, 2010. p.127-136.

INSTITUTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO E ARTÍSTICO NACIONAL. Bens tombados. 2014. Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/126. Acesso em: mar. 2023.

INSTITUTO ESTADUAL DE PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO. ICMS Patrimônio Cultural. Disponível em: http://www.iepha.mg.gov.br/index.php/programas-e-acoes/icms-patrimoniocultural#o-que-é. Acesso em: 07 abr. 2020.

JULIÃO, Letícia; GARCIA, Luiz Henrique; SABINO, Paulo Roberto. O curso de Museologia da UFMG. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 20, n. esp., p. 1-8, out./dez. 2015.

MINAS GERAIS. SECRETARIA DE ESTADO DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL. Fundo Estadual de Defesa dos Direitos Difusos – FUNDIF. 2019. Disponível em: https://social.mg.gov.br/direitos-humanos/fundos/fundo-estadual-de-defesa-dos-direitos-difusos-fundif. Acesso em: jan. 2022.

MINISTÉRIO DA CULTURA. O que é a lei de incentivo à cultura. 2010. Disponível em: https://www.gov.br/funarte/pt-br/incentivo-e-apoio-a-arte/programa-nacional-de-apoio-a-cultura-pronac#:~:text=1%2D%20O%20que%20%C3%A9%20a,todas%20as%20regi%C3%B5es%20do%20pa%C3%ADs. Acesso em: mar. 2022.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA. REUNI. Reestruturação e expansão das Universidades Federais. 15 mar. 2010. Disponível em: http://reuni.mec.gov.br/o-que-e-o-reuni. Acesso em: abr. 2022.

MINISTÉRIO PÚBLICO DE MINAS GERAIS. Patrimônio Cultural MPMG. Coordenadoria de Patrimônio Cultural. 2019. Disponível em: https://www.mpmg.mp.br/portal/menu/areas-de-atuacao/cidades-e-meio-ambiente/patrimonio-cultural/ Acesso em: mar. 2022.

MUSEALIZAÇÃO. In: DESVALLÉS, André; MAIRESSE, François (ed.). Conceitos-chave de Museologia. ICOM, ICOM-BR: Pinacoteca do Estado de São Paulo, 2013. 100 p.

MUSEU. In: DESVALLÉS, André; MAIRESSE, François (ed.). Conceitos-chave de Museologia. ICOM, ICOM-BR: Pinacoteca do Estado de São Paulo, 2013.

NASCIMENTO JUNIOR, José do; TRAMPE, Alan; SANTOS, Paula Assunção dos (Org.). Mesa redonda sobre la importancia y el desarrollo de los museos en el mundo contemporáneo: mesa redonda de Santiago de Chile, 1972. Brasília: IBRAM/MinC, 2012. Disponível em: http://www.ibermuseos.org/wp-content/uploads/2018/10/publicacion-mesa-redonda-vol-i-pt-es-en.pdf.

RUBIM, Antonio Albino Canelas; BARBALHO, Alexandre (Orgs.). Políticas culturais no Brasil. Salvador: Edufba, 2007.

SCHEINER, Teresa, GRANATO, Marcus, REIS, Maria Amélia (Coord.). Termos e conceitos da museologia: museu inclusivo, interculturalidade e patrimônio integral. In: ENCONTRO REGIONAL DO ICOFOM LAM, 21., 2012, Petrópolis. Textos [...]. Rio de Janeiro: PPG-PMUS, UNIRIO/MAST, 2012.

SILVA, Sandra Siqueira da. A patrimonialização da cultura como forma de desenvolvimento: considerações sobre as teorias do desenvolvimento e o patrimônio cultural. Aurora, Marília, ano 5, n. 7, p. 106-113, jan. 2011. Disponível em: https://www.marilia.unesp.br/Home/RevistasEletronicas/Aurora/9silva106a113.pdf. Acesso em: 16 set. 2021.

SOUSA, José Raul de; SANTOS, Simone Cabral Marinho dos. Análise de conteúdo em pesquisa qualitativa: modo de pensar e de fazer. Pesquisa e Debate em Educação, Juiz de Fora, v. 10, n. 2, p. 1396–1416, jul./dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.34019/2237-9444.2020.v10.31559.

TRAMPE, A. Recuperando um tempo perdido. In: NASCIMENTO JUNIOR, José do; TRAMPE, Alan; SANTOS, Paula Assunção dos (Org.). Mesa redonda sobre la importancia y el desarrollo de los museos en el mundo contemporáneo: mesa redonda de Santiago de Chile, 1972. Brasília: IBRAM/MinC, 2012. Disponível em: http://www.ibermuseos.org/wp-content/uploads/2018/10/publicacion-mesa-redonda-vol-i-pt-es-en.pdf.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO. Museologia. 2023. Disponível em: https://museologia.ufop.br/hist%C3%B3rico. Acesso em: mar. 2022.

Downloads

Publicado

2023-12-11

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

COSTA, Igor Cândido; GOMES, René Lommez; ROCHA, Eliane Cristina de Freitas. Atuação de museólogos em projetos de musealização ou patrimonialização de bens culturais em Minas Gerais. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, Ribeirão Preto, Brasil, v. 14, n. 2, p. 217–247, 2023. DOI: 10.11606/issn.2178-2075.v14i2p217-247. Disponível em: https://revistas.usp.br/incid/article/view/203625.. Acesso em: 27 abr. 2024.