Análise bibliométrica da produção científica sobre “imagem” na Ciência da Informação
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.incid.2024.205527Palavras-chave:
Patrimônio., Justiça social., Comunicação científica., Base dos Dados., Ciência da Informação.Resumo
A imagem assume um papel de extrema relevância na promoção de marcas e produtos, assim como na evocação de lembranças e na criação de ligações emocionais profundas. Nesse contexto, adota-se neste artigo uma abordagem bibliométrica para analisar a produção científica referente ao tema “imagem” no campo da Ciência da Informação, resgatando itens documentais indexados na Base de Dados em Ciência da Informação (Brapci). A metodologia empregada é de cunho descritivo e exploratório, respaldada por uma abordagem qualiquantitativa. Foram recuperados 270 artigos, com o propósito de identificar as categorias temáticas predominantes, as fontes de informação utilizadas e a presença de abordagens interdisciplinares. No intervalo de 2017 e 2021, destaca-se um notável aumento na produção científica relacionada ao universo temático de “imagens”. Assim, áreas como o metaverso, o patrimônio cultural e o impacto das redes sociais virtuais despontam com o crescimento da comunicação científica. Conclui-se que o termo estimula reflexões profundas sobre a estrutura social, desencadeando processos de contemplação e de abstração que enriquecem substancialmente o campo lexical da Ciência da Informação. No entanto, é entendido que uma compreensão mais abrangente das nuances presentes nas abordagens relacionadas à “imagem” incentiva vindouras investigações nessa área, que está em constante transformação.
Downloads
Referências
AGUIAR, Maycon Silva; SOUZA, Tania Conceição Clemente de; PEREIRA, Rosane da Conceição. Cinco anos de policromias: percursos e movimentos no estudo do discurso, da imagem e do som. Revista de Estudos do Discurso, Imagem e Som – Policromias, v. 5, n. 1, p. 11-22, 2020. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/143874. Acesso em: 17 nov. 2022.
AUMONT, Jacques. A imagem: olhar, matéria, presença. Lisboa. Texto&Grafia. 2011.
BETHONICO, Marina Romagnoli. A imagem-ficção como estratégia de ação para mundos possíveis. Palíndromo, Florianópolis, v. 12, n. 27, p. 199-213, 2020. DOI: 10.5965/2175234612272020199. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/13338. Acesso em: 22 out. 2022.
BETHONICO, Marina Romagnoli; DUBOIS, Philippe. A noção de fingere na produção visual contemporânea: estratégias para mundos possíveis através da imagem. ARS (São Paulo), São Paulo, v. 14, n. 27, 2016, p. 55-72. Disponível em: https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2016.117620. Acesso em: 20 out. 2022.
BUFREM, Leilah Santiago; PRATES, Yara. O saber científico registrado e as práticas de mensuração da informação. Ciência da Informação, Brasília, v. 34, n. 2, 2005.
BURKE, Peter. Testemunha ocular: história e imagem. São Paulo: EDUSC, 2004.
BURKE, Peter. Testemunha ocular: o uso de imagens como evidência histórica. São Paulo: Editora Unesp, 2017.
CIRILLO, Aparecido José; NASCIMENTO, Lucileide Andrade de Lima do; MIGUEL, Marcelo Calderari; COSTA, Rosa da Penha Ferreira da. A produção intelectual sobre fotografia na área da Ciência da Informação: perspectivas bibliométricas com a Web of Science. Discursos Fotográficos, Londrina, v. 17, n. 30, p. 133–152, 2021. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/discursosfotograficos/article/view/44088. Acesso em: 19 nov. 2022.
CRUZ, Nina Velasco e; SALAZAR, Manuela. Fotografar prejudica a memória. Discursos Fotográficos, Londrina, v. 12, n. 21, p. 13–32, 2016. Disponível em: DOI: https://doi.org/10.5433/1984-7939.2016v12n21p13. Acesso em: 20 nov. 2022.
DIEGO, Claudina. O lugar da imagem no arquivo: a coleção «Ex-votos» na Fundação Calouste Gulbenkian. 2020. 57 f., il. Relatório de Estágio (Mestre em Ciências da Documentação e Informação) — Universidade de Lisboa, Lisboa, 2020. Disponível em: https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/44440/1/ulfl278205_tm.pdf. Acesso em: 26 fev. 2022.
DUBOIS, Philipp. De vimage-trace a vimage-fiction. le mouvement des theories de la photographie de 1980 à nos jours. Études photographiques, Paris, n. 34, 4 jun. 2016. Disponível em: https://journals.openedition.org/etudesphotographiques/pdf/3593. Acesso em: 26 fev. 2022.
DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico e outros ensaios. Campinas: Papirus, 2012.
DURAND, Gilbert. Le temps des retrouvailles: imaginaire de la science et science de l’imaginaire. In: COLLOQUE DE WASHINGTON (J. Charon, org.). L’esprit et La science: 2. Imaginaire et Réalité. Paris: Albin Michel, 1985.
ELIAS, Ricardo Ribeiro; SIEBERT, Silvânia. A transfiguração discursiva e identitária de Batman e Coringa: o cavaleiro das trevas. Revista de Estudos do Discurso, Imagem e Som – Policromias, Rio de Janeiro, v. 3, n. 1, p. 92-116, 2018. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/118348. Acesso em: 20 nov. 2022.
FABRIS, Annateresa. Redefinindo o conceito de imagem. Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 18, n. 35, Epub, p. 217-224, 04 dez. 1998. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0102-01881998000100010. Acesso em: 13 out. 2022.
FERREIRA, Giovandro Marcus. Da imagem à fotografia no suporte de imprensa: um percurso em busca da discursividade. In: MATOS, S. (org.). Análise da imagem na imprensa: um percurso em busca da discursividade na fotografia. Comunicação plural. Salvador: EDUFBA, 2007. Disponível em: https://books.scielo.org/id/387/06. Acesso em: 19 set. 2022.
HAYASHI, Maria Cristina Piumbato Innocentini; GONÇALVES, Taísa Grasiela Gomes Liduenha. Estudo bibliométrico dos balanços da produção científica em Educacão especial na Revista Brasileira de Educação Especial (1999-2017)1. Revista Brasileira de Educação Especial, Rio de Janeiro, v. 24, n. esp. 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-65382418000400010. Acesso em: 19 nov. 2022.
KOSSOY, Boris. O encanto de Narciso: reflexão sobre a Imagem e o fascínio pelas imagens. São Paulo: Ateliê Editorial, 2020, 240 p.
MACHADO, Arlindo. A visão sob o enfoque audiovisual. Revista de Estudos do Discurso, Imagem e Som – Policromias, Rio de Janeiro, v. 4, n. 2, p. 66-77, 2019. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/129446. Acesso em: 20 nov. 2022.
MALVERDES, André; LOPEZ, André Porto Ancona. A fotografia e seus tentáculos: interpretações possíveis no universo dos arquivos. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, Ribeirão Preto, v. 8, n. 1, p. 24-45, 2017. DOI: 10.11606/issn.2178-2075.v8i1p24-45. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/103427. Acesso em: 11 set. 2022.
MATTOS, Miriam de Cassia do Carmo Mascarenhas. Estudos métricos da informação. UNIASSELVI: Centro Universitário Leonardo Da Vinci, Indaial, 2019. Disponível em: https://www.uniasselvi.com.br/extranet/layout/request/trilha/materiais/livro/livro.php?codigo=38195. Acesso em: 02 mar. 2022.
MAUAD, Ana Maria. Através da imagem: fotografia e história interfaces. Tempo, Rio de Janeiro, v. 1, n. 2, p. 73-98, 1996. Disponível em: https://www.academia.edu/download/31052117/Fotografia.pdf. Acesso em: 22 out. 2022.
MIGUEL, Marcelo Calderari; COSTA, Rosa da Penha Ferreira da. Fotografia na mira da produção científica: uma análise bibliométrica na base de dados BRAPCI. Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia, João Pessoa, v. 16, n. 2, 2021. Disponível em: https://www.pbcib.com/index.php/pbcib/article/view/58527. Acesso em: 19 nov. 2022.
OLIVEIRA, José Jaildo da Silva. Sob a luz do cinema: uma experiência com a produção audiovisual no ensino de artes visuais na escola mediada pelo smartphone. 2020. 150f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Artes – Profartes) – Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30682. Acesso em: 19 nov. 2022.
OLIVEIRA, Rafael Alves de. Obras de arte e memória imagética: uma análise dos métodos de representação. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Centro de Artes e Comunicação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2014. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/26245. Acesso em: 19 jul. 2023.
POIVERT, Michel. Brève histoire de la photographie. Paris: Hazan, 2015.
RIBEIRO, Henrique César Melo. Bibliometria: quinze anos de análise da produção acadêmica em periódicos brasileiros. Biblios, Peru, n. 69, p. 1-20, out. 2017. Disponível em: http://www.scielo.org.pe/pdf/biblios/n69/a01n69.pdf. Acesso em: 01 mar. 2021.
RODRIGUES, Ricardo Crisafulli. Análise e tematização da imagem fotográfica. Ciência da Informação, Brasília, v. 36, n. 3, p. 67-76, dez. 2007. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0100-19652007000300008. Acesso em: 26 fev. 2021.
RODRIGUES, Ricardo Crisafulli. Análise e tematização da imagem fotográfica: determinação, delimitação e direcionamento dos discursos da imagem fotográfica. Brasília, 2011. 323 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Faculdade de Ciência da Informação, Universidade de Brasília. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2093/1850. Acesso em: 26 fev. 2022.
SACRAMENTO, Suellen Vasconcelos. A produção de narrativas audiovisuais e as redes de conhecimentos e significações sobre gênero e sexualidade tecidas na/com a formação de professoras. 2015. 146 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015. Disponível em: https://www.bdtd.uerj.br:8443/handle/1/10693. Acesso em: 19 nov. 2022.
SANTOS, Eunice Ribeiro dos. Fotojornalismo como fonte histórica: contribuições da comunicação para a produção historiográfica. Em Tempo de Histórias, Brasília, n. 18, p. 28–48, 2011. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/emtempos/article/view/19888. Acesso em: 15 nov. 2022.
SANTOS, Francisco Ailton dos. Kãgran: o ensino da temática indígena nas escolas e os Kaingangs no Rio Grande do Sul. 2022. 117 f. Dissertação (Mestrado Profissional em História) – Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, 2022. Disponível em: https://repositorio.ucs.br/xmlui/handle/11338/10700?show=full. Acesso em: 19 nov. 2022.
SILVA, Luiz Carlos; MIGUEL, Marcelo Calderari; COSTA, Rosa da Penha Ferreira da. Patrimônio documental no enfoque da literatura científica: um estudo bibliométrico na base de periódicos em Ciência da informação. Brazilian Journal of Information Science, Marília, v. 15, p. e02104, 2021. DOI: 10.36311/1981-1640.2021.v15.e02104. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/bjis/article/view/10170. Acesso em: 20 nov. 2022.
SILVA, Pâmela Souza da. Choque de monstros: corpo, identidade e visualidade na escola. 2017. 136 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. Disponível em: https://www.bdtd.uerj.br:8443/handle/1/10756. Acesso em: 17 nov. 2022.
SOULAGES, François. Imagem, virtual & som. ARS: Depto. de Artes Plásticas, São Paulo, v. 3, n. 6, p. 10-31, 2005. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1678-53202005000200002. Acesso em: 18 nov. 2022.
SOUZA, Rodrigo Matos de. A memória como lugar da cultura: the memory as a place of culture. Esferas, v. 1, n. 25, p. 490-509, 17 nov. 2022. Disponível em: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/esf/article/view/14064. Acesso em: 22 nov. 2022.
TACCA, Fernando de. Imagem fotográfica: aparelho, representação e significação. Psicologia & Sociedade, Belo Horizonte, v. 17, n. 3, p. 9-17, 2005. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0102-71822005000300002. Acesso em 19 nov. 2022.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Rosa da Penha Ferreira da Costa, Marcelo Calderari Miguel, Philippe Peterle Modolo
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao encaminhar textos à InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, o autor concorda com as prerrogativas do DOAJ para periódicos de acesso aberto adotadas pela revista:
- concessão à revista o direito de primeira publicação sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite acessar, imprimir, ler, distribuir, remixar, adaptar e desenvolver outros trabalhos, com reconhecimento da autoria.
- autorização para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista , como a publicação em repositorios institucionais desde que o reconhecimento da autoria e publicação inicial na InCID
- leitores podem ler, fazer download, distribuir, imprimir, linkar o texto completo dos arquivos sem pedir permissão prévia aos autores e/ou editores, desde que respeitado o estabelecido na Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0).
O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.
Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas mediante menção às fontes.