Análise bibliométrica da produção científica sobre “imagem” na Ciência da Informação
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.incid.2024.205527Palavras-chave:
Patrimônio., Justiça social., Comunicação científica., Base dos Dados., Ciência da Informação.Resumo
A imagem assume um papel de extrema relevância na promoção de marcas e produtos, assim como na evocação de lembranças e na criação de ligações emocionais profundas. Nesse contexto, adota-se neste artigo uma abordagem bibliométrica para analisar a produção científica referente ao tema “imagem” no campo da Ciência da Informação, resgatando itens documentais indexados na Base de Dados em Ciência da Informação (Brapci). A metodologia empregada é de cunho descritivo e exploratório, respaldada por uma abordagem qualiquantitativa. Foram recuperados 270 artigos, com o propósito de identificar as categorias temáticas predominantes, as fontes de informação utilizadas e a presença de abordagens interdisciplinares. No intervalo de 2017 e 2021, destaca-se um notável aumento na produção científica relacionada ao universo temático de “imagens”. Assim, áreas como o metaverso, o patrimônio cultural e o impacto das redes sociais virtuais despontam com o crescimento da comunicação científica. Conclui-se que o termo estimula reflexões profundas sobre a estrutura social, desencadeando processos de contemplação e de abstração que enriquecem substancialmente o campo lexical da Ciência da Informação. No entanto, é entendido que uma compreensão mais abrangente das nuances presentes nas abordagens relacionadas à “imagem” incentiva vindouras investigações nessa área, que está em constante transformação.
Downloads
Referências
AGUIAR, Maycon Silva; SOUZA, Tania Conceição Clemente de; PEREIRA, Rosane da Conceição. Cinco anos de policromias: percursos e movimentos no estudo do discurso, da imagem e do som. Revista de Estudos do Discurso, Imagem e Som – Policromias, v. 5, n. 1, p. 11-22, 2020. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/143874. Acesso em: 17 nov. 2022.
AUMONT, Jacques. A imagem: olhar, matéria, presença. Lisboa. Texto&Grafia. 2011.
BETHONICO, Marina Romagnoli. A imagem-ficção como estratégia de ação para mundos possíveis. Palíndromo, Florianópolis, v. 12, n. 27, p. 199-213, 2020. DOI: 10.5965/2175234612272020199. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/13338. Acesso em: 22 out. 2022.
BETHONICO, Marina Romagnoli; DUBOIS, Philippe. A noção de fingere na produção visual contemporânea: estratégias para mundos possíveis através da imagem. ARS (São Paulo), São Paulo, v. 14, n. 27, 2016, p. 55-72. Disponível em: https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2016.117620. Acesso em: 20 out. 2022.
BUFREM, Leilah Santiago; PRATES, Yara. O saber científico registrado e as práticas de mensuração da informação. Ciência da Informação, Brasília, v. 34, n. 2, 2005.
BURKE, Peter. Testemunha ocular: história e imagem. São Paulo: EDUSC, 2004.
BURKE, Peter. Testemunha ocular: o uso de imagens como evidência histórica. São Paulo: Editora Unesp, 2017.
CIRILLO, Aparecido José; NASCIMENTO, Lucileide Andrade de Lima do; MIGUEL, Marcelo Calderari; COSTA, Rosa da Penha Ferreira da. A produção intelectual sobre fotografia na área da Ciência da Informação: perspectivas bibliométricas com a Web of Science. Discursos Fotográficos, Londrina, v. 17, n. 30, p. 133–152, 2021. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/discursosfotograficos/article/view/44088. Acesso em: 19 nov. 2022.
CRUZ, Nina Velasco e; SALAZAR, Manuela. Fotografar prejudica a memória. Discursos Fotográficos, Londrina, v. 12, n. 21, p. 13–32, 2016. Disponível em: DOI: https://doi.org/10.5433/1984-7939.2016v12n21p13. Acesso em: 20 nov. 2022.
DIEGO, Claudina. O lugar da imagem no arquivo: a coleção «Ex-votos» na Fundação Calouste Gulbenkian. 2020. 57 f., il. Relatório de Estágio (Mestre em Ciências da Documentação e Informação) — Universidade de Lisboa, Lisboa, 2020. Disponível em: https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/44440/1/ulfl278205_tm.pdf. Acesso em: 26 fev. 2022.
DUBOIS, Philipp. De vimage-trace a vimage-fiction. le mouvement des theories de la photographie de 1980 à nos jours. Études photographiques, Paris, n. 34, 4 jun. 2016. Disponível em: https://journals.openedition.org/etudesphotographiques/pdf/3593. Acesso em: 26 fev. 2022.
DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico e outros ensaios. Campinas: Papirus, 2012.
DURAND, Gilbert. Le temps des retrouvailles: imaginaire de la science et science de l’imaginaire. In: COLLOQUE DE WASHINGTON (J. Charon, org.). L’esprit et La science: 2. Imaginaire et Réalité. Paris: Albin Michel, 1985.
ELIAS, Ricardo Ribeiro; SIEBERT, Silvânia. A transfiguração discursiva e identitária de Batman e Coringa: o cavaleiro das trevas. Revista de Estudos do Discurso, Imagem e Som – Policromias, Rio de Janeiro, v. 3, n. 1, p. 92-116, 2018. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/118348. Acesso em: 20 nov. 2022.
FABRIS, Annateresa. Redefinindo o conceito de imagem. Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 18, n. 35, Epub, p. 217-224, 04 dez. 1998. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0102-01881998000100010. Acesso em: 13 out. 2022.
FERREIRA, Giovandro Marcus. Da imagem à fotografia no suporte de imprensa: um percurso em busca da discursividade. In: MATOS, S. (org.). Análise da imagem na imprensa: um percurso em busca da discursividade na fotografia. Comunicação plural. Salvador: EDUFBA, 2007. Disponível em: https://books.scielo.org/id/387/06. Acesso em: 19 set. 2022.
HAYASHI, Maria Cristina Piumbato Innocentini; GONÇALVES, Taísa Grasiela Gomes Liduenha. Estudo bibliométrico dos balanços da produção científica em Educacão especial na Revista Brasileira de Educação Especial (1999-2017)1. Revista Brasileira de Educação Especial, Rio de Janeiro, v. 24, n. esp. 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-65382418000400010. Acesso em: 19 nov. 2022.
KOSSOY, Boris. O encanto de Narciso: reflexão sobre a Imagem e o fascínio pelas imagens. São Paulo: Ateliê Editorial, 2020, 240 p.
MACHADO, Arlindo. A visão sob o enfoque audiovisual. Revista de Estudos do Discurso, Imagem e Som – Policromias, Rio de Janeiro, v. 4, n. 2, p. 66-77, 2019. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/129446. Acesso em: 20 nov. 2022.
MALVERDES, André; LOPEZ, André Porto Ancona. A fotografia e seus tentáculos: interpretações possíveis no universo dos arquivos. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, Ribeirão Preto, v. 8, n. 1, p. 24-45, 2017. DOI: 10.11606/issn.2178-2075.v8i1p24-45. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/103427. Acesso em: 11 set. 2022.
MATTOS, Miriam de Cassia do Carmo Mascarenhas. Estudos métricos da informação. UNIASSELVI: Centro Universitário Leonardo Da Vinci, Indaial, 2019. Disponível em: https://www.uniasselvi.com.br/extranet/layout/request/trilha/materiais/livro/livro.php?codigo=38195. Acesso em: 02 mar. 2022.
MAUAD, Ana Maria. Através da imagem: fotografia e história interfaces. Tempo, Rio de Janeiro, v. 1, n. 2, p. 73-98, 1996. Disponível em: https://www.academia.edu/download/31052117/Fotografia.pdf. Acesso em: 22 out. 2022.
MIGUEL, Marcelo Calderari; COSTA, Rosa da Penha Ferreira da. Fotografia na mira da produção científica: uma análise bibliométrica na base de dados BRAPCI. Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia, João Pessoa, v. 16, n. 2, 2021. Disponível em: https://www.pbcib.com/index.php/pbcib/article/view/58527. Acesso em: 19 nov. 2022.
OLIVEIRA, José Jaildo da Silva. Sob a luz do cinema: uma experiência com a produção audiovisual no ensino de artes visuais na escola mediada pelo smartphone. 2020. 150f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Artes – Profartes) – Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30682. Acesso em: 19 nov. 2022.
OLIVEIRA, Rafael Alves de. Obras de arte e memória imagética: uma análise dos métodos de representação. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Centro de Artes e Comunicação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2014. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/26245. Acesso em: 19 jul. 2023.
POIVERT, Michel. Brève histoire de la photographie. Paris: Hazan, 2015.
RIBEIRO, Henrique César Melo. Bibliometria: quinze anos de análise da produção acadêmica em periódicos brasileiros. Biblios, Peru, n. 69, p. 1-20, out. 2017. Disponível em: http://www.scielo.org.pe/pdf/biblios/n69/a01n69.pdf. Acesso em: 01 mar. 2021.
RODRIGUES, Ricardo Crisafulli. Análise e tematização da imagem fotográfica. Ciência da Informação, Brasília, v. 36, n. 3, p. 67-76, dez. 2007. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0100-19652007000300008. Acesso em: 26 fev. 2021.
RODRIGUES, Ricardo Crisafulli. Análise e tematização da imagem fotográfica: determinação, delimitação e direcionamento dos discursos da imagem fotográfica. Brasília, 2011. 323 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Faculdade de Ciência da Informação, Universidade de Brasília. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2093/1850. Acesso em: 26 fev. 2022.
SACRAMENTO, Suellen Vasconcelos. A produção de narrativas audiovisuais e as redes de conhecimentos e significações sobre gênero e sexualidade tecidas na/com a formação de professoras. 2015. 146 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015. Disponível em: https://www.bdtd.uerj.br:8443/handle/1/10693. Acesso em: 19 nov. 2022.
SANTOS, Eunice Ribeiro dos. Fotojornalismo como fonte histórica: contribuições da comunicação para a produção historiográfica. Em Tempo de Histórias, Brasília, n. 18, p. 28–48, 2011. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/emtempos/article/view/19888. Acesso em: 15 nov. 2022.
SANTOS, Francisco Ailton dos. Kãgran: o ensino da temática indígena nas escolas e os Kaingangs no Rio Grande do Sul. 2022. 117 f. Dissertação (Mestrado Profissional em História) – Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, 2022. Disponível em: https://repositorio.ucs.br/xmlui/handle/11338/10700?show=full. Acesso em: 19 nov. 2022.
SILVA, Luiz Carlos; MIGUEL, Marcelo Calderari; COSTA, Rosa da Penha Ferreira da. Patrimônio documental no enfoque da literatura científica: um estudo bibliométrico na base de periódicos em Ciência da informação. Brazilian Journal of Information Science, Marília, v. 15, p. e02104, 2021. DOI: 10.36311/1981-1640.2021.v15.e02104. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/bjis/article/view/10170. Acesso em: 20 nov. 2022.
SILVA, Pâmela Souza da. Choque de monstros: corpo, identidade e visualidade na escola. 2017. 136 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. Disponível em: https://www.bdtd.uerj.br:8443/handle/1/10756. Acesso em: 17 nov. 2022.
SOULAGES, François. Imagem, virtual & som. ARS: Depto. de Artes Plásticas, São Paulo, v. 3, n. 6, p. 10-31, 2005. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1678-53202005000200002. Acesso em: 18 nov. 2022.
SOUZA, Rodrigo Matos de. A memória como lugar da cultura: the memory as a place of culture. Esferas, v. 1, n. 25, p. 490-509, 17 nov. 2022. Disponível em: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/esf/article/view/14064. Acesso em: 22 nov. 2022.
TACCA, Fernando de. Imagem fotográfica: aparelho, representação e significação. Psicologia & Sociedade, Belo Horizonte, v. 17, n. 3, p. 9-17, 2005. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0102-71822005000300002. Acesso em 19 nov. 2022.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Rosa da Penha Ferreira da Costa, Marcelo Calderari Miguel, Philippe Peterle Modolo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao encaminhar textos à InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, o autor concorda com as prerrogativas do DOAJ para periódicos de acesso aberto adotadas pela revista:
- concessão à revista o direito de primeira publicação sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite acessar, imprimir, ler, distribuir, remixar, adaptar e desenvolver outros trabalhos, com reconhecimento da autoria.
- autorização para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista , como a publicação em repositorios institucionais desde que o reconhecimento da autoria e publicação inicial na InCID
- leitores podem ler, fazer download, distribuir, imprimir, linkar o texto completo dos arquivos sem pedir permissão prévia aos autores e/ou editores, desde que respeitado o estabelecido na Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0).
O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.
Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas mediante menção às fontes.