Os catecismos e a construção de conceitos: reflexão sobre os quadrinhos eróticos nos sistemas de organização do conhecimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.incid.2024.210833

Palavras-chave:

Catecismos, Quadrinhos eróticos, Organização do Conhecimento, Sistemas de Classificação, Memória e Organização do Conhecimento

Resumo

Este artigo apresenta uma reflexão sobre as relações de poder que se instituem na formação social da cultura de massa e influenciam as produções e representações das histórias em quadrinhos consideradas “marginalizadas”, mais especificamente os catecismos de Carlos Zéfiro. Além disso, busca discutir como os quadrinhos eróticos são representados nos sistemas de organização do conhecimento. Para produzir a argumentação teórica foi realizada uma pesquisa bibliográfica com delineamento exploratório. Assim, a partir de uma perspectiva teórica verificou-se, como resultados, como os quadrinhos eróticos são tratados nos sistemas de classificação Classificação Decimal Dewey (CDD) e Classificação Decimal Universal (CDU), bem como nos cabeçalhos de assunto da Online Computer Library Centre (OCLC). Conclui-se que os sistemas de classificação não possuem notações específicas que distinguem os gêneros, temas, suportes e formatos de histórias em quadrinhos, tratando-os da mesma forma, fator que dificulta a recuperação da informação.

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Biografia do Autor

  • Etefania Cristina Pavarina, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”

    Doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista ‘Júlio de Mesquita Filho’, UNESP, Marília, SP, Brasil.

  • Deise Maria Antonio Sabbag, Universidade de São Paulo

    Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista ‘Júlio de Mesquita Filho’, UNESP;

    Professora doutora da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, USP, Ribeirão Preto, SP, Brasil;

    Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista ‘Júlio de Mesquita Filho’, campus de Marília, SP, Brasil.

  • Daniele Achilles, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

    Doutora em Memória Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO;

    Professora Adjunta do Departamento de Biblioteconomia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e professora do Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia e em Memória Social da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

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Publicado

2024-10-07

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Artigos

Como Citar

PAVARINA, Etefania Cristina; SABBAG, Deise Maria Antonio; ACHILLES, Daniele. Os catecismos e a construção de conceitos: reflexão sobre os quadrinhos eróticos nos sistemas de organização do conhecimento. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, Ribeirão Preto, Brasil, v. 15, n. 1, p. e-210833, 2024. DOI: 10.11606/issn.2178-2075.incid.2024.210833. Disponível em: https://revistas.usp.br/incid/article/view/210833.. Acesso em: 7 dez. 2024.