Como educar em informação: uma proposta teórico-metodológica
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.incid.2025.215857Palavras-chave:
Educação em informação, Competências infocomunicacionais, Pedagogia crítica, Competência em informaçãoResumo
Este artigo tem como objetivo apresentar uma proposta teórico-metodológica para educar em informação a partir da promoção de competências infocomunicacionais. A educação em informação desempenha um papel crucial na sociedade contemporânea como resistência ao fenômeno da desinformação. Por meio da abordagem crítica, o artigo relata uma experiência de promoção de competências infocomunicacionais entre bibliotecários e arquivistas que estimulou a reflexão, a criticidade e a autonomia. A experiência se efetivou a partir de um curso de extensão semipresencial realizado em parceria entre três universidades: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade Federal da Bahia e Universidade Federal de Ouro Preto. A coleta de dados empíricos se deu a partir de uma reunião presencial entre todos os atores envolvidos e um questionário respondido por 50 estudantes. Os resultados apresentam propostas quanto ao conteúdo, à abordagem, aos métodos pedagógicos, aos recursos e às estratégias didáticas. A pesquisa conclui que a educação em informação deve ser baseada em uma abordagem crítica, que promova a emancipação e a conscientização dos indivíduos, amparada em uma postura reflexiva, autônoma e ética diante da informação.
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