Como educar em informação: uma proposta teórico-metodológica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.incid.2025.215857

Palavras-chave:

Educação em informação, Competências infocomunicacionais, Pedagogia crítica, Competência em informação

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar uma proposta teórico-metodológica para educar em informação a partir da promoção de competências infocomunicacionais. A educação em informação desempenha um papel crucial na sociedade contemporânea como resistência ao fenômeno da desinformação. Por meio da abordagem crítica, o artigo relata uma experiência de promoção de competências infocomunicacionais entre bibliotecários e arquivistas que estimulou a reflexão, a criticidade e a autonomia. A experiência se efetivou a partir de um curso de extensão semipresencial realizado em parceria entre três universidades: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade Federal da Bahia e Universidade Federal de Ouro Preto. A coleta de dados empíricos se deu a partir de uma reunião presencial entre todos os atores envolvidos e um questionário respondido por 50 estudantes. Os resultados apresentam propostas quanto ao conteúdo, à abordagem, aos métodos pedagógicos, aos recursos e às estratégias didáticas. A pesquisa conclui que a educação em informação deve ser baseada em uma abordagem crítica, que promova a emancipação e a conscientização dos indivíduos, amparada em uma postura reflexiva, autônoma e ética diante da informação.

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Biografia do Autor

  • Jussara Borges, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia. Realizou estágio doutoral na Universidade de Aveiro, Portugal e pós-doutoral na Universidade Carlos III de Madrid.

    Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul;

    Líder do Grupo de Pesquisa em Comportamento e Competências Infocomunicacionais (InfoCom).

  • Melissa Oliveira dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Pedagoga pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, Porto Alegre, RS, Brasil.

  • Bryan Nicollas Soares Costa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Mestrando em Ciência da Informação no PPGCIN – UFRGS, Porto Alegre, RS, Brasil.

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Publicado

2025-11-17

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

BORGES, Jussara; SANTOS, Melissa Oliveira dos; COSTA, Bryan Nicollas Soares. Como educar em informação: uma proposta teórico-metodológica. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, Ribeirão Preto, Brasil, v. 16, p. e-215857, 2025. DOI: 10.11606/issn.2178-2075.incid.2025.215857. Disponível em: https://revistas.usp.br/incid/article/view/215857.. Acesso em: 25 dez. 2025.