A gestão da informação no Sistema Eletrônico de Informações (SEI)
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.incid.2025.218870Palabras clave:
gestão de documentos, gestão da informação, sistema eletrônico de informações, base de conhecimentoResumen
O objetivo deste artigo é examinar a relação entre ferramentas da tecnologia da informação e a gestão da informação. Para tanto, foi realizada uma breve conceituação da gestão de documentos e da gestão da informação, e estabelecida a sua relação com a funcionalidade do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), chamada base de conhecimento, que permite elencar as etapas ou o passo a passo do processo utilizado. Além disso, durante a pesquisa, foi apresentado o projeto do Governo Federal para tornar o processo administrativo digital, intitulado Processo Eletrônico Nacional, e uma de suas ações, o SEI, com detalhes sobre sua implementação na Universidade Federal do Triângulo Mineiro. A partir desses entendimentos, foi possível verificar que a utilização do SEI na universidade possibilitou o fim do paradigma do papel como suporte físico para processos administrativos e o compartilhamento do conhecimento com a atualização de novas informações em tempo real. Em relação à base de conhecimento do SEI, os resultados demonstraram que, ao permitir a definição dos documentos que integram os processos, essa base gerou melhorias significativas para as atividades de gestão documental.
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Referencias
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