Critérios de qualidade na avaliação e no apoio institucional a revistas científicas: a experiência da Unesp

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.incid.2025.231255

Palavras-chave:

Revistas científicas, Apoio institucional, Comunicação científica, Unesp

Resumo

Este artigo aborda as ações institucionais da Unesp voltadas para o apoio e desenvolvimento de revistas científicas, com o objetivo de fortalecer a qualificação dessas publicações no cenário nacional e internacional. A importância do tema se justifica pela necessidade crescente de aprimorar a disseminação do conhecimento científico e de elevar a reputação das publicações brasileiras. O objetivo do estudo é analisar as iniciativas implementadas pela Unesp para apoiar e desenvolver suas revistas científicas, destacando o impacto dessas ações na qualificação das publicações. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, exploratória e descritiva, combinando pesquisa bibliográfica e documental. Foram analisados documentos institucionais e literatura relevante sobre políticas de apoio a periódicos científicos no Brasil. A pesquisa foi conduzida como um estudo de caso, centrado na experiência da Unesp, e os dados foram examinados por meio da análise de conteúdo para identificar padrões e práticas eficazes. Os resultados mostram que as ações da Unesp resultaram em um aumento significativo na qualificação das revistas, evidenciado pela promoção de periódicos para categorias superiores ao longo dos anos. A distribuição de recursos foi equilibrada entre o fortalecimento das revistas já consolidadas e a indução de novas publicações de qualidade. As ações institucionais, incluindo o apoio financeiro e a capacitação dos editores, foram eficazes na melhoria da reputação científica das revistas da Unesp. A continuidade dessas iniciativas promete consolidar ainda mais a posição da Unesp como um polo de excelência na comunicação científica.

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Biografia do Autor

  • José Augusto Chaves Guimarães, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”

    Doutor em Ciência da Informação pela Universidade de São Paulo, USP;

    Professor Titular Aposentado do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Unesp, Marilia, SP, Brasil.

  • Maria Cristina Piumbato Innocentini Hayashi, Universidade Federal de São Carlos, Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Ciências da Informação.

    Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos, UFSCar;

    Professora titular do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, São Carlos, SP, Brasil

  • Laura Maria Rego-Piva, Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho”

    Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho”, Unesp;

    Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Formação e Atuação Profissional em Produção e Organização da Informação (GPFAPOI) da Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho” Unesp, Marilia, SP, Brasil.

  • Maria del Pilar Taboada Sotomayor, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”

    Doutora em Ciências pela Universidade Estadual de Campinas, Unicamp;

    Professora Associada do Instituto de Química da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Unesp, Araraquara, SP, Brasil.

  • Sigmar de Mello Rode, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”

    Doutor em Odontologia pela Universidade de São Paulo, USP;

    Professor Titular do Instituto de Ciência e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Unesp, São José dos Campos, SP, Brasil. 

  • Benedito Barraviera, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”

    Doutor em Medicina Interna pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Unesp;

    Professor Titular da Faculdade de Medicina de Botucatu da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Unesp, Botucatu, SP, Brasil.

  • Edson Cocchieri Botelho , Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”

    Doutor em Medicina Interna pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Unesp;

    Professor Titular da Faculdade de Medicina de Botucatu da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Unesp, Botucatu, SP, Brasil.

  • Flavia Maria Bastos, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”

    Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Unesp;

    Coordenadora Geral das Bibliotecas da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Unesp, São Paulo, SP, Brasil.

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Publicado

2025-09-08

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

GUIMARÃES, José Augusto Chaves; HAYASHI, Maria Cristina Piumbato Innocentini; REGO-PIVA, Laura Maria; SOTOMAYOR, Maria del Pilar Taboada; RODE, Sigmar de Mello; BARRAVIERA, Benedito; BOTELHO , Edson Cocchieri; BASTOS, Flavia Maria. Critérios de qualidade na avaliação e no apoio institucional a revistas científicas: a experiência da Unesp. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, Ribeirão Preto, Brasil, v. 16, p. e-231255, 2025. DOI: 10.11606/issn.2178-2075.incid.2025.231255. Disponível em: https://revistas.usp.br/incid/article/view/231255.. Acesso em: 28 dez. 2025.