Perfil dos periódicos brasileiros mantidos por IES e sistema Qualis: análise dos títulos indexados na Web of Science e Scopus
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v7i2p156-181Palavras-chave:
Comunicação científica, Periódicos científicos brasileiros, Instituições de Ensino Superior, QualisResumo
Analisa características dos periódicos científicos do Brasil mantidos por Instituições de Ensino Superior (IES) e indexados nas bases Web of Science e Scopus. Para a realização deste estudo buscou-se identificar tais publicações; verificar as IES editoras e as regiões das publicações localizadas; e levantar aspectos essenciais dos periódicos, sendo eles: idioma, periodicidade, tipo de acesso, área do conhecimento, classificação Qualis-CAPES e plataforma editorial. A coleta dos dados foi realizada nas páginas Web dos periódicos, no Diretório UlrichsWeb e no site do Sistema de Regulação do Ensino Superior (e-MEC) do Ministério da Educação no Brasil. Foram identificados 140 títulos indexados na WoS e ou Scopus. Os dados apontam as universidades como IES responsáveis pela maioria das revistas e que as regiões que comportam a maior parte dessas publicações são as sudeste e sul do Brasil. A pesquisa detecta a condição de acesso aberto dos títulos, constata que as plataformas editoriais de maior uso são o Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas/Open Journal Systems e SciELO, e que as áreas do conhecimento predominantes são as de Ciências Sociais (26 títulos), Ciências Agrárias e Biológicas (25 títulos) e Medicina (15 títulos). Em relação aos idiomas admitidos para publicação, o português, espanhol e inglês formam a combinação mais utilizada.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2016-10-07
Edição
Seção
Artigos
Licença
Ao encaminhar textos à InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, o autor concorda com as prerrogativas do DOAJ para periódicos de acesso aberto adotadas pela revista:
- concessão à revista o direito de primeira publicação sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite acessar, imprimir, ler, distribuir, remixar, adaptar e desenvolver outros trabalhos, com reconhecimento da autoria.
- autorização para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista , como a publicação em repositorios institucionais desde que o reconhecimento da autoria e publicação inicial na InCID
- leitores podem ler, fazer download, distribuir, imprimir, linkar o texto completo dos arquivos sem pedir permissão prévia aos autores e/ou editores, desde que respeitado o estabelecido na Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0).
O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.
Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas mediante menção às fontes.
Como Citar
QUARTIERO, Emanoel; SILVA, Edna Lúcia da. Perfil dos periódicos brasileiros mantidos por IES e sistema Qualis: análise dos títulos indexados na Web of Science e Scopus. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, Ribeirão Preto, Brasil, v. 7, n. 2, p. 156–181, 2016. DOI: 10.11606/issn.2178-2075.v7i2p156-181. Disponível em: https://revistas.usp.br/incid/article/view/96733.. Acesso em: 14 jan. 2025.