O ensino de estratégias de leitura em anos iniciais para a formação de leitores profissionais em indexação: mapeamento sistemático de literatura

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.incid.2024.206157

Palabras clave:

Estratégias de leitura, Leitor profissional, Práticas de leitura, Indexação

Resumen

Estratégias de leitura auxiliam o leitor profissional a realizar uma leitura mais rápida e que leva em consideração as ideias do autor, e, para desenvolvê-las, é necessário ter conhecimento prévio das estratégias de leitura ensinadas nos anos iniciais de formação. Com o objetivo de estudar as estratégias de leitura ensinadas nos anos iniciais, entender como elas são usadas e quais suas contribuições para a formação de um leitor profissional, realizou-se uma pesquisa de revisão de literatura de natureza qualitativa, utilizando o método de mapeamento sistemático, que permitiu levantar pesquisas relevantes sobre o tema em apreço. Verificou-se que a leitura é considerada muito importante para a formação integral do aluno, sendo um dos principais meios de acesso ao conhecimento, e que o uso de estratégias de leitura possibilita uma maior compreensão textual. Constatou-se que o conhecimento prévio trazido pelo aluno também é fundamental para o processo de entendimento do texto, sendo imprescindível para a formação de bons leitores. Conclui-se que é fundamental garantir a presença de bibliotecas nas escolas com profissionais de biblioteconomia, a fim de realizar projetos de leitura em conjunto com os professores e alunos, bem como é imprescindível a formação continuada dos professores, para que eles possam aperfeiçoar suas práticas pedagógicas.

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Biografía del autor/a

  • Angelina Quinalia Ramires, Sem Registro de Afiliação

    Mestre em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, campus de Marília, SP, Brasil

  • Mariângela Spotti Lopes Fujita, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

    Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo – USP; Professora aposentada da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, campus de Marília, SP, Brasil.

  • Fabiano Ferreira de Castro , Universidade Federal de São Carlos

    Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, campus de Marília, SP, Brasil.; Professor Associado da Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP, Brasil.

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Publicado

2024-04-08

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

RAMIRES, Angelina Quinalia; FUJITA, Mariângela Spotti Lopes; CASTRO , Fabiano Ferreira de. O ensino de estratégias de leitura em anos iniciais para a formação de leitores profissionais em indexação: mapeamento sistemático de literatura. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, Ribeirão Preto, Brasil, v. 15, n. 1, p. e-206137, 2024. DOI: 10.11606/issn.2178-2075.incid.2024.206157. Disponível em: https://revistas.usp.br/incid/article/view/206157.. Acesso em: 3 dec. 2024.