O Ato Autobiográfico como Estratégia: O caso dos pintores italianos da primeira metade do século XX

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-8281.i47p101-119

Palavras-chave:

Autobiografia, Massimo Campigli , Gino Severini , Giorgio De Chirico , Carlo Carrà

Resumo

O ato autobiográfico é parte de uma estratégia utilizada pelos artistas modernos como forma de assegurar que sua visão dos acontecimentos seja preservada e julgada no futuro. Para que tal estratégia tenha sucesso, os artistas devem estabelecer uma relação de confiança com seus leitores, a fim de que possam garantir que sua versão dos fatos seja considerada a mais coerente e verdadeira.  Com este artigo, propomos discutir alguns aspectos dos escritos autobiográficos de quatro pintores italianos: Carlo Carrà (La Mia Vita, 1943), Gino Severini (Tutta la vita di un pittore, 1946), Massimo Campigli (Scrupoli,1955) e Giorgio De Chirico (Memorie della mia Vita, 1960), trazendo à luz pontos de convergência e divergências entre eles. A escolha pelos quatro artistas se baseou na atuação dos mesmos durante o período fascista e nas relações estabelecidas com agremiações proeminentes, como: o Futurismo, a Pintura Metafísica, a Pintura Mural e os "Italianos de Paris" e por suas atividades enquanto teóricos da arte.

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Biografia do Autor

  • Renata Rocco, Universidade de São Paulo. Museu de Arte Contemporânea

    Pós-doutoranda no MAC USP com supervisão da Profa. Dra. Ana Gonçalves Magalhães (FAPESP no. 2019/16810-8). Foi Professora colaboradora no MAC USP entre 2021 e 2022 e participou da equipe de curadoria das exposições "Projetos para um Cotidiano Moderno no Brasil, 1920-1960" e "Art Déco Brasileiro. Doação Fulvia e Adolpho Leirner" ambas no museu. Pesquisa sobre: arte moderna no Brasil e na Itália; Bienal de São Paulo.

  • Victor Tuon Murari, Universidade de São Paulo

    Doutor em Artes pelo Programa de Pós-Graduação em Estética e História da Arte da Universidade de São Paulo e do Museu de Arte Contemporânea da USP. Atuou como palestrante e pesquisador na exposição Ideias: O Legado de Giorgio Morandi. Pesquisa sobre: arte moderna; arte italiana; fluxo artístico entre Brasil e Itália na primeira metade do século XX.

Referências

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Publicado

22-12-2023

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Rocco, R., & Murari, V. T. (2023). O Ato Autobiográfico como Estratégia: O caso dos pintores italianos da primeira metade do século XX. Revista De Italianística, 47, 101-119. https://doi.org/10.11606/issn.2238-8281.i47p101-119