Imagem e memória: narrativas-instalação em Ieda Magri e Maria Grazia Calandrone
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-8281.v0i54p80-102Palavras-chave:
Imagem; Memória; Narrativa; Literatura ContemporâneaResumo
Este artigo propõe uma leitura comparativa dos romances Uma exposição, de Ieda Magri, e Brilha como vida, de Maria Grazia Calandrone, a partir da articulação entre imagem, memória e narrativa. Por meio da análise de fragmentos visuais — como fotografias, recortes de jornal, poemas e desenhos —, investiga-se como as autoras constroem percursos literários que não apenas revisitam o passado, mas o reformulam criticamente, compondo uma espécie de montagem ou narrativa-instalação sensível. A reflexão mobiliza os conceitos de Jacques Rancière, Georges Didi-Huberman e Walter Benjamin para examinar o modo como as imagens, ao emergirem nos textos, funcionam como operadores de memória, instaurando uma tensão entre o visível e o dizível, entre o tempo vivido e o tempo narrado. Em vez de oferecer uma restituição linear da experiência, os romances constroem trajetórias fragmentárias e experimentais, nas quais a memória se atualiza e se transforma no próprio ato de exposição.
Downloads
Referências
BENJAMIN, Walter. Desempacotando minha biblioteca. In: Obras escolhidas II: Rua de mão única. Trad. José Carlos Martins Barbosa. São Paulo: Editora Brasiliense, 1987.
BENJAMIN, Walter. Passagens. Trad. Irene Aron. Belo Horizonte: Editora UFMG; São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2009.
BRAIDOTTI, Rosi. Nuovi soggetti nomadi. Roma: Luca Sossella, 2002.
BUTLER, Judith. Relatar a si mesmo: crítica da violência ética. Trad. Rogério Bettoni. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.
CALANDRONE, Maria Grazia. Agora somos nós. In: PETERLE, Patricia; SANTURBANO, Andrea; DEGANI, Francisco; SALVADOR, Rossana (orgs.). KRISIS: Tempos de Covid-19. Florianópolis: Rafael Coppeti, 2020.
CALANDRONE, Maria Grazia. Brilha como vida. Trad. Patricia Peterle e Andrea Santurbano. Belo Horizonte: Relicário, 2022.
DIDI-HUBERMAN, Georges. O que vemos, o que nos olha. Trad. Paulo Neves. São Paulo: Editora 34, 2010.
LIVRARIA BALEIA. Lançamento: UMA EXPOSIÇÃO de Ieda Magri. YouTube, 14 de dezembro de 2021. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=7B-PoxFSGUU&ab_channel=LivrariaBaleia. Acesso em: 27 de julho de 2025.
MAGRI, Ieda. O caminho criativo de Uma Exposição, de Ieda Magri. 27 de junho de 2023. Disponível em: http://www.patriciatenorio.com.br/o-caminho-criativo-de-uma-exposicao-de-ieda-magri/. Acesso em: 27 de julho de 2025.
MAGRI, Ieda. Uma exposição. Belo Horizonte: Relicário, 2021.
NECLIT- ESTUDOS CONTEMPORÂNEOS LITERATURA ITALIANA. Maria Grazia Calandrone 1- Relato sobre isolamento social: Coronavírus | Krisis -Tempos de Covid-19. YouTube, 16 de maio de 2020. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=H-l33nDmkQs&ab_channel=Neclit-EstudosContempor%C3%A2neosLiteraturaItaliana. Acesso em: 27 de julho de 2025..
OUTRO LIVRO - CONVERSAS LITERÁRIAS. Uma exposição, de Ieda Magri. YouTube, 10 de ago. de 2023. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Ktn8GjHUOoE. Acesso em: 2 nov. 2024.
PETERLE, Patricia. Escenas de nuestro “teatro humano”: Maria Grazia Calandrone e Ieda Magri. Revista De Culturas Y Literaturas Comparadas, 14, 2023.
RANCIÈRE, Jacques. O destino das imagens. Trad. Mônica Costa Netto. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista de Italianística

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A revista retém os direitos patrimoniais dos artigos e os publica simultaneamente sob uma Licença Creative Commons-Atribuição-Não Comercial-Sem Derivações.






