Dai nonni ai nipoti: práticas familiares em língua de herança

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-8281.i44p162-176

Palavras-chave:

Ensino e aquisição de línguas, Italiano como língua de herança, Políticas linguísticas familiares

Resumo

Este trabalho apresenta resultados preliminares de uma pesquisa cujo foco é identificar as práticas em língua de herança presentes em um núcleo familiar de imigrantes italianos, constituído em 1958, que possui uma característica peculiar: os membros da primeira e da segunda gerações nascidos no Brasil utilizam apenas o italiano como meio de comunicação entre si. Os dados da pesquisa foram gerados a partir dos pressupostos da Metodologia da História Oral e a análise de dados tem como base os estudos sobre línguas de herança, bilinguismo e translinguagem. O artigo está dividido em três partes: apresentação da história e constituição da família Conci-Maggio; base teórica e breve análise das narrativas autobiográficas para identificar ações que contribuíram para a manutenção da língua de herança no espaço familiar e, finalmente, uma reflexão sobre o processo de revitalização de línguas de herança e as contribuições da presente pesquisa para os estudos sobre políticas linguísticas em espaços familiares.

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Biografia do Autor

  • Fernanda Landucci Ortale, Universidade de São Paulo

    Fernanda Landucci Ortale é mestra e doutora em Linguística Aplicada pela UNICAMP. Realizou o pós-doutorado na Universidade de Aveiro e desde 2016 dedica-se a pesquisas sobre ensino e formação de professores de línguas de herança na perspectiva pós-método. Atualmente é professora associada da área de Italiano da Universidade de São Paulo e orientadora de alunos de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Língua, Literatura e Cultura Italianas.

  • Gabrielle Cristina Baumann Salvatto, Universidade de São Paulo

    Gabrielle Cristina Baumann Salvatto é mestra e doutoranda-bolsista (CAPES) em Língua, Literatura e Cultura Italianas pela Universidade de São Paulo (USP). Bacharela e licenciada em Letras (Português/Italiano) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). Desde a graduação dedica-se ao estudo das subjetividades, suas construções e manifestações. Atualmente desenvolve pesquisa sobre o italiano como língua e cultura de herança, com foco em ensino-aprendizagem por meio da abordagem autobiográfica e produz materiais didáticos, além de desenvolver cursos preparatórios para exames de proficiência

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Publicado

31-12-2022

Edição

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Artigos

Como Citar

Ortale, F. L., & Salvatto, G. C. B. (2022). Dai nonni ai nipoti: práticas familiares em língua de herança. Revista De Italianística, 44, 162-176. https://doi.org/10.11606/issn.2238-8281.i44p162-176