Tandem come tirocinio: la riflessione nel corso dell'azione - in un tandem in presenza italiano-portoghese
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-8281.v0i12p65-114Palavras-chave:
Reflexão, professor reflexivo, prática de ensino, treinamento de professores, Tandem, aprendizagem colaborativa, autonomia, aprendizagem transformativa, estilos de aprendizagem.Resumo
O presente artigo é dedicado a uma forma de ensino de Línguas autônoma e colaborativa: o método Tandem. Algumas potencialidades desta forma didática para o treinamento de professores são apresentadas, com base no conceito de reflexão-na-ação proposto pelo filósofo estadunidense Donald Schön (1983). O capítulo 1 apresenta o método Tandem. O capítulo 2 analisa o Tandem do ponto de vista da teoria de Schön. O capítulo 3 aborda o aspecto reflexivo em um Tandem presencial, desenvolvido no Brasil, em 2004. O capítulo 4 propõe algumas motivações para se considerar o método Tandem como um recurso útil para a Prática de Ensino de Língua Estrangeira.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
30-04-2006
Edição
Seção
Vozes da Itália
Licença
A revista retém os direitos patrimoniais dos artigos e os publica simultâneamente sob uma Licença Creative Commons-Atribuição-Não Comercial-Sem Derivações.
Como Citar
Vassallo, M. L. (2006). Tandem come tirocinio: la riflessione nel corso dell’azione - in un tandem in presenza italiano-portoghese. Revista De Italianística, 12, 65-114. https://doi.org/10.11606/issn.2238-8281.v0i12p65-114