Italiano a São Paulo: lingua materna, etnica, o lingua straniera da imparare e da insegnare? Come insegnarla?

Autores

  • Loredana Caprara
  • Olga Alejandra Mordente

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-8281.v0i13p61-78

Palavras-chave:

Imigração, cultura, língua materna/étnica/estrangeira, ensino e aprendizagem, italiano falado e escrito, leitura.

Resumo

O italiano no Brasil, de língua materna e étnica, torna-se cada vez mais língua estrangeira a ser aprendida em cursos formais, escolas e universidades. Coloca-se o problema da formação adequada, cultural e lingüística dos professores, à qual os cursos universitários atuais reservam, a nosso ver, um número insuficiente de horas aula. Pensa-se na possibilidade de ampliar informalmente a oferta de aulas complementares para proporcionar uma melhor assimilação lingüística e cultural, mediante conversação e leitura, e chegar, assim, a um ensino mais amplo e rico.

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Publicado

30-08-2006

Edição

Seção

Italiano em São Paulo

Como Citar

Caprara, L., & Mordente, O. A. (2006). Italiano a São Paulo: lingua materna, etnica, o lingua straniera da imparare e da insegnare? Come insegnarla?. Revista De Italianística, 13, 61-78. https://doi.org/10.11606/issn.2238-8281.v0i13p61-78