Religião no Estado Democrático de Direito: pós-secularismo e a Tradução Cooperativa dos Conteúdos Religiosos
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2237-4485.lev.2021.183843Palavras-chave:
Habermas, Religião, Estado liberal, Tradução, Pós-secularismoResumo
O artigo diz respeito a uma análise bibliográfica e conceitual. Examina o conceito de Tradução Cooperativa dos Conteúdos Religiosos, proposto pelo filósofo e sociólogo Jürgen Habermas, em suas obras que consideram a relação entre razão e religião no Estado democrático de direito – principalmente as obras Fé e Saber (2013), Dialética da secularização: Sobre razão e religião (2007a) e Entre Naturalismo e Religião (2007b). Chegamos à conclusão de que é mais fácil extrair da teoria o “por quê” e o “por quem” a Tradução poderia ser estabelecida do que os meios para este feito. A Tradução, que deve ser regra entre parlamentares e funcionários públicos, é apontada por Habermas como necessária ainda no espaço pré-parlamentar para que “possíveis conteúdos de verdade” não sejam perdidos nas muitas vozes localizadas entre a esfera pública e as corporações estatais.
Downloads
Referências
ARAUJO, Luiz Bernardo Leite. Religião e modernidade em Habermas. São Paulo: Loyola, 1996.
ARAUJO, Luiz Bernardo Leite. Apresentação à edição brasileira. In: Fé e Saber. São Paulo: Editora Unesp, 2013, p. XIII-XX.
ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. Tradução e notas: Luciano Ferreira de Souza. São Paulo: Martin Claret, 2015.
EAGLETON, Terry. O debate sobre Deus. Razão fé e revolução. Tradução de Regina Lyra. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2011.
EAGLETON, Terry. A morte de Deus na cultura. Rio de Janeiro: Record, 2016.
HABERMAS, Jürgen. Pensamento pós-metafísico: Estudos filosóficos. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1990.
HABERMAS, Jürgen. A inclusão do outro. Estudos de teoria política. Tradução de George Sperber e Paulo Astor Soethe. São Paulo: Edições Loyola, 2002.
HABERMAS, Jürgen e HATZINGER, Joseph. Dialética da secularização: sobre razão e religião. São Paulo: Ideias & Letras, 2007a (7ª reimpressão).
HABERMAS, Jürgen. Entre naturalismo e religião: Estudos filosóficos. Tradução de Flávio Beno Siebeniechler. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2007b.
HABERMAS, Jürgen. Fé e Saber. São Paulo: Editora Unesp, 2013.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Traduzido por Tomaz Tadeu da Silva e Guaracira Lopes Louro. 10. ed. Rio de Janeira: DP&A, 2005.
OLIVEIRA, Juliano Cordeiro da Costa. Secularismo e religião na democracia deliberativa de Habermas: Da pragmática ao déficit ontológico e metafísico. Teresina: Edufpi, 2018.
PORTUGAL, Agnaldo Cuoco. Secularização, Cristianismo e Ciência: Será mesmo o fim? In: MAIA, Antonio Glaudenir Brasil; OLIVEIRA, Geovani Paulino. Orgs. Filosofia, religião e secularização [recurso eletrônico]. Porto Alegre, RS: Editora Fi, 2015 (p. 61-83).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Roseane Lôbo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.