Hábito de leitura, confinamento e relações de classe: forma-leitura no Brasil contemporâneo
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v34i3p82-107Palavras-chave:
Covid-19, Dicas de leitura, Infância, Formação do leitor, Habitus de classeResumo
O presente artigo pretende analisar comparativamente cinco matérias veiculadas na internet entre o final de abril e maio de 2020 e que têm em comum o objetivo de apresentar dicas para a promoção do hábito de leitura em crianças no contexto de confinamento exigido pela pandemia da Covid-19. Nosso propósito é investigar nos referidos textos as concepções subjacentes de leitura, leitor, mediador e mediação, inserindo-as no esquadro de uma perspectiva social da leitura, que leva em consideração as relações de classe no Brasil contemporâneo. A análise nos conduz à reflexão sobre os sentidos de conceitos-fetiche, como o prazer de ler, e exige uma revisão sobre a pertinência do modelo burguês de leitor para explicar a realidade brasileira.
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