Sofrimentos psíquicos dos jovens do “grupo de habilidade de vida” sob as perspectivas do letramento em saúde mental e da multimodalidade
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v37i2p30-48Palavras-chave:
Letramento em saúde mental, Multimodalidade em linguagens, Adolescentes, Grupo de Habilidade de Vida, Sofrimentos psíquicosResumo
O presente artigo tem por objetivo apresentar recortes de um trabalho desenvolvido nas áreas do letramento em saúde mental (LSM) e da multimodalidade em linguagens, junto a adolescentes, que, integrando o “Grupo de Habilidade de Vida”, refletiram sobre seus sofrimentos psíquicos e alternativas voltadas para o seu bem-estar emocional. O letramento em saúde mental refere-se aos conhecimentos e crenças relacionados aos transtornos mentais, que auxiliam no seu reconhecimento, manejo e prevenção. Isso inclui a habilidade de identificar distúrbios específicos, buscar informações sobre saúde mental, entender os fatores de risco, bem como as causas dos transtornos, conhecer os tratamentos disponíveis e possuir atitudes que incentivem a busca adequada por apoio. Com este trabalho desenvolvido em uma perspectiva transdisciplinar entre saúde e linguagens, buscou-se ampliar a compreensão daqueles jovens sobre saúde mental, de forma a combater o estigma relacionado aos transtornos mentais e incentivando a busca por apoio.
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