Sofrimentos psíquicos dos jovens do “grupo de habilidade de vida” sob as perspectivas do letramento em saúde mental e da multimodalidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v37i2p30-48

Palavras-chave:

Letramento em saúde mental, Multimodalidade em linguagens, Adolescentes, Grupo de Habilidade de Vida, Sofrimentos psíquicos

Resumo

O presente artigo tem por objetivo apresentar recortes de um trabalho desenvolvido nas áreas do letramento em saúde mental (LSM) e da multimodalidade em linguagens, junto a adolescentes, que, integrando o “Grupo de Habilidade de Vida”, refletiram sobre seus sofrimentos psíquicos e alternativas voltadas para o seu bem-estar emocional. O letramento em saúde mental refere-se aos conhecimentos e crenças relacionados aos transtornos mentais, que auxiliam no seu reconhecimento, manejo e prevenção. Isso inclui a habilidade de identificar distúrbios específicos, buscar informações sobre saúde mental, entender os fatores de risco, bem como as causas dos transtornos, conhecer os tratamentos disponíveis e possuir atitudes que incentivem a busca adequada por apoio. Com este trabalho desenvolvido em uma perspectiva transdisciplinar entre saúde e linguagens, buscou-se ampliar a compreensão daqueles jovens sobre saúde mental, de forma a combater o estigma relacionado aos transtornos mentais e incentivando a busca por apoio.

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Biografia do Autor

  • Ruberval Franco Maciel, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

    Doutor em Estudos Linguísticos e Literários de Inglês pela Universidade de São Paulo (2013).
    Docente na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Brasil).

  • Vanessa Cristina Alves da Silva, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

    Mestre em Letras pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2020).
    Professora de Educação Básica na Secretaria de Educação do Distrito Federal (Brasil).

  • Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros, Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul

    Doutora em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2010).
    Docente da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (Brasil).

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Publicado

2024-06-10

Como Citar

MACIEL, Ruberval Franco; SILVA, Vanessa Cristina Alves da; BARROS, Adriana Lúcia de Escobar Chaves de. Sofrimentos psíquicos dos jovens do “grupo de habilidade de vida” sob as perspectivas do letramento em saúde mental e da multimodalidade. Linha D’Água, São Paulo, v. 37, n. 2, p. 30–48, 2024. DOI: 10.11606/issn.2236-4242.v37i2p30-48. Disponível em: https://revistas.usp.br/linhadagua/article/view/216523.. Acesso em: 29 jun. 2024.

Dados de financiamento