Descrição e análise de um projeto interdisciplinar sobre a Covid-19: uma proposta de divulgação científica a partir do gênero 3MT

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v37i2p161-183

Palavras-chave:

Letramento científico, Three Minute Thesis, Modelo didático, Coronavírus, Letramento em saúde

Resumo

Este artigo objetiva descrever um projeto de divulgação científica de vídeos sobre a Covid-19 voltado para estudantes de Fundamental I (6 a 11 anos) de uma escola do noroeste paulista. Objetiva também apresentar os resultados das análises de dois dos roteiros e vídeos, evidenciando os aspectos linguísticos e multimodais a partir do quadro de análise teórico-metodológica do interacionismo sociodiscursivo (ISD) e do modelo didático de gênero (3MT), a fim de verificar as semelhanças e as diferenças com o MD proposto por Abreu-Tardelli do 3MT (2020, 2021). O critério para a seleção dos vídeos foi os que tiveram maior número de visualizações no Youtube. A análise evidencia a presença de sequências explicativas, de vozes em discurso direto para apresentar a fase de problematização e de resolução, e o uso de comparações do tema com locais conhecidos e de comparações dos termos científicos com ações do cotidiano, mostrando uma aproximação grande com a proposta de 3MT. As análises contribuem para o letramento em saúde, pois evidenciam a importância de se pensar as estratégias de uso da linguagem para se fazer ser compreendido por seu público-alvo, tal como o 3MT propõe.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Lilia Santos Abreu-Tardelli, Universidade Estadual Paulista

    Doutora em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006). Docente da Universidade Estadual Paulista (Brasil).

  • Gabriela Aguiar de Oliveira, Universidade Paulista

    Graduanda em Psicologia pela Universidade Paulista (Brasil).

Referências

ABREU-TARDELLI, L. S. Da ciência para a sociedade: um estudo dos gêneros textuais para a divulgação científica. Projeto de pesquisa. Instituto de Biociências, Letras, 2020.

ABREU-TARDELLI, L. S. Para além da academia: por que, para quem e como divulgar ciência. Conferência 33a Semana de Letras Ibilce, maio 2021.

ABREU-TARDELLI, L. S.; CARDOSO, F. Apresentação oral em live para a divulgação científica: o modelo didático de um gênero. Veredas - Revista de Estudos Linguísticos, v. 26, n. 1, p. 96-120, 2022. DOI: https://doi.org/10.34019/1982-2243.2022.v26.38969.

BRONCKART, J.-P. Atividades de Linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sociodiscursivo. São Paulo: Editora da PUC-SP, EDUC, 1999.

BRONCKART, J.-P. Os gêneros de textos e os tipos de discurso como formatos das interações propiciadoras de desenvolvimento. In: BRONCKART, J.-P. Atividade de linguagem, discurso e desenvolvimento humano. 1 ed. Trad. Anna Rachel Machado; Maria de Lourdes Meirelles Matencio. Campinas: Mercado de Letras, 2006, p. 121-160.

BRONCKART, J-P.; SCHNEUWLY, B. La didactique du français langue maternelle: l'émergence d'une utopie indispensable. Pourquoi et comment devenir didacticien? Villeneuve-d'Ascq: Presses Universitaires du Septentrion, 2016, p. 81-103.

CHEVALLARD, Y. La transposición didáctica: del saber sabio al saber enseñado. Buenos Aires: Aique, 2001.

CHEVALLARD, Y. La transposition didactique: du savoir savant au savoir enseigné. Grenoble: Editions La Pensée Sauvage, 1985.

DOLZ, J.; GAGNON, R. Vulgarisation scientifique ou transposition didactique ? Une réponse par l’analyse de pratiques de formation. Repères, n. 63, p. 105–122, 9 set. 2021. DOI: https://doi.org/10.4000/reperes.4183.

MACHADO, A. R.; BRONCKART, J. P. (Re-) configurações do trabalho do professor construídas nos e pelos textos: a perspectiva metodológica do grupo ALTER-LAEL. In: ABREU-TARDELLI, L. S.; CRISTÓVÃO, V. L. L. (Orgs.). Linguagem e educação: o trabalho do professor em uma nova perspectiva. Campinas: Mercado de Letras, 2009, p. 31-77.

MACHADO, A.R.; CRISTOVÃO, V. L. A construção de modelos didáticos de gêneros: aportes e questionamentos para o ensino de gêneros. Linguagem em (Dis)curso, v. 6, n. 3, p. 547-573, set./dez. 2006. Disponível em: https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/349. Acesso em: 10 maio 2024.

OLIVEIRA, C. M. de. Método e sociologia em Weber: alguns conceitos fundamentais. Revista Inter-Legere, [S. l.], n. 3, 2008. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/4751. Acesso em: 21 abr. 2024.

RIBAS, K. H.; ARAÚJO, A. H. I. M. de. The importance of Health Literacy in Primary Care: integrative literature review. Research, Society and Development, [S. l.], v. 10, n. 16, p. e493101624063, 2021. DOI: http://doi.org/10.33448/rsd-v10i16.24063.

SANTOS, L. T. M. et al. Health Literacy: Importance of assessment in nephrology. Jornal Brasileiro de Nefrologia, v. 34, n. 3, p. 293–302, 2012.

VIANI, R. B. Os conflitos do professor em relação à gramática e seu ensino: análises de um material didático, uma aula e uma entrevista. Dissertação de Mestrado em Estudos Linguísticos, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, São José do Rio Preto (Inédito), 2021.

Downloads

Publicado

2024-06-10

Como Citar

ABREU-TARDELLI, Lilia Santos; OLIVEIRA, Gabriela Aguiar de. Descrição e análise de um projeto interdisciplinar sobre a Covid-19: uma proposta de divulgação científica a partir do gênero 3MT. Linha D’Água, São Paulo, v. 37, n. 2, p. 161–183, 2024. DOI: 10.11606/issn.2236-4242.v37i2p161-183. Disponível em: https://revistas.usp.br/linhadagua/article/view/218337.. Acesso em: 29 jun. 2024.