Descrição e análise de um projeto interdisciplinar sobre a Covid-19: uma proposta de divulgação científica a partir do gênero 3MT
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v37i2p161-183Palavras-chave:
Letramento científico, Three Minute Thesis, Modelo didático, Coronavírus, Letramento em saúdeResumo
Este artigo objetiva descrever um projeto de divulgação científica de vídeos sobre a Covid-19 voltado para estudantes de Fundamental I (6 a 11 anos) de uma escola do noroeste paulista. Objetiva também apresentar os resultados das análises de dois dos roteiros e vídeos, evidenciando os aspectos linguísticos e multimodais a partir do quadro de análise teórico-metodológica do interacionismo sociodiscursivo (ISD) e do modelo didático de gênero (3MT), a fim de verificar as semelhanças e as diferenças com o MD proposto por Abreu-Tardelli do 3MT (2020, 2021). O critério para a seleção dos vídeos foi os que tiveram maior número de visualizações no Youtube. A análise evidencia a presença de sequências explicativas, de vozes em discurso direto para apresentar a fase de problematização e de resolução, e o uso de comparações do tema com locais conhecidos e de comparações dos termos científicos com ações do cotidiano, mostrando uma aproximação grande com a proposta de 3MT. As análises contribuem para o letramento em saúde, pois evidenciam a importância de se pensar as estratégias de uso da linguagem para se fazer ser compreendido por seu público-alvo, tal como o 3MT propõe.
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