Descrição e análise de um projeto interdisciplinar sobre a Covid-19: uma proposta de divulgação científica a partir do gênero 3MT
DOI :
https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v37i2p161-183Mots-clés :
Letramento científico, Three Minute Thesis, Modelo didático, Coronavírus, Letramento em saúdeRésumé
Este artigo objetiva descrever um projeto de divulgação científica de vídeos sobre a Covid-19 voltado para estudantes de Fundamental I (6 a 11 anos) de uma escola do noroeste paulista. Objetiva também apresentar os resultados das análises de dois dos roteiros e vídeos, evidenciando os aspectos linguísticos e multimodais a partir do quadro de análise teórico-metodológica do interacionismo sociodiscursivo (ISD) e do modelo didático de gênero (3MT), a fim de verificar as semelhanças e as diferenças com o MD proposto por Abreu-Tardelli do 3MT (2020, 2021). O critério para a seleção dos vídeos foi os que tiveram maior número de visualizações no Youtube. A análise evidencia a presença de sequências explicativas, de vozes em discurso direto para apresentar a fase de problematização e de resolução, e o uso de comparações do tema com locais conhecidos e de comparações dos termos científicos com ações do cotidiano, mostrando uma aproximação grande com a proposta de 3MT. As análises contribuem para o letramento em saúde, pois evidenciam a importância de se pensar as estratégias de uso da linguagem para se fazer ser compreendido por seu público-alvo, tal como o 3MT propõe.
##plugins.themes.default.displayStats.downloads##
Références
ABREU-TARDELLI, L. S. Da ciência para a sociedade: um estudo dos gêneros textuais para a divulgação científica. Projeto de pesquisa. Instituto de Biociências, Letras, 2020.
ABREU-TARDELLI, L. S. Para além da academia: por que, para quem e como divulgar ciência. Conferência 33a Semana de Letras Ibilce, maio 2021.
ABREU-TARDELLI, L. S.; CARDOSO, F. Apresentação oral em live para a divulgação científica: o modelo didático de um gênero. Veredas - Revista de Estudos Linguísticos, v. 26, n. 1, p. 96-120, 2022. DOI: https://doi.org/10.34019/1982-2243.2022.v26.38969.
BRONCKART, J.-P. Atividades de Linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sociodiscursivo. São Paulo: Editora da PUC-SP, EDUC, 1999.
BRONCKART, J.-P. Os gêneros de textos e os tipos de discurso como formatos das interações propiciadoras de desenvolvimento. In: BRONCKART, J.-P. Atividade de linguagem, discurso e desenvolvimento humano. 1 ed. Trad. Anna Rachel Machado; Maria de Lourdes Meirelles Matencio. Campinas: Mercado de Letras, 2006, p. 121-160.
BRONCKART, J-P.; SCHNEUWLY, B. La didactique du français langue maternelle: l'émergence d'une utopie indispensable. Pourquoi et comment devenir didacticien? Villeneuve-d'Ascq: Presses Universitaires du Septentrion, 2016, p. 81-103.
CHEVALLARD, Y. La transposición didáctica: del saber sabio al saber enseñado. Buenos Aires: Aique, 2001.
CHEVALLARD, Y. La transposition didactique: du savoir savant au savoir enseigné. Grenoble: Editions La Pensée Sauvage, 1985.
DOLZ, J.; GAGNON, R. Vulgarisation scientifique ou transposition didactique ? Une réponse par l’analyse de pratiques de formation. Repères, n. 63, p. 105–122, 9 set. 2021. DOI: https://doi.org/10.4000/reperes.4183.
MACHADO, A. R.; BRONCKART, J. P. (Re-) configurações do trabalho do professor construídas nos e pelos textos: a perspectiva metodológica do grupo ALTER-LAEL. In: ABREU-TARDELLI, L. S.; CRISTÓVÃO, V. L. L. (Orgs.). Linguagem e educação: o trabalho do professor em uma nova perspectiva. Campinas: Mercado de Letras, 2009, p. 31-77.
MACHADO, A.R.; CRISTOVÃO, V. L. A construção de modelos didáticos de gêneros: aportes e questionamentos para o ensino de gêneros. Linguagem em (Dis)curso, v. 6, n. 3, p. 547-573, set./dez. 2006. Disponível em: https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/349. Acesso em: 10 maio 2024.
OLIVEIRA, C. M. de. Método e sociologia em Weber: alguns conceitos fundamentais. Revista Inter-Legere, [S. l.], n. 3, 2008. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/4751. Acesso em: 21 abr. 2024.
RIBAS, K. H.; ARAÚJO, A. H. I. M. de. The importance of Health Literacy in Primary Care: integrative literature review. Research, Society and Development, [S. l.], v. 10, n. 16, p. e493101624063, 2021. DOI: http://doi.org/10.33448/rsd-v10i16.24063.
SANTOS, L. T. M. et al. Health Literacy: Importance of assessment in nephrology. Jornal Brasileiro de Nefrologia, v. 34, n. 3, p. 293–302, 2012.
VIANI, R. B. Os conflitos do professor em relação à gramática e seu ensino: análises de um material didático, uma aula e uma entrevista. Dissertação de Mestrado em Estudos Linguísticos, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, São José do Rio Preto (Inédito), 2021.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Copyright Lilia Santos Abreu-Tardelli, Gabriela Aguiar de Oliveira 2024
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale 4.0 International.
A aprovação dos manuscritos implica cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação para a Linha D'Água. Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à instituição a qual a revista encontra-se vinculada. Em relação à disponibilidade dos conteúdos, a Linha D'Água adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC Atribuição não comercial. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos autorais à revista.
Nesses casos, em conformidade com a política de acesso livre e universal aos conteúdos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou do Editor. Em quaisquer outras situações a reprodução total ou parcial dos artigos da Linha D'Água em outras publicações, por quaisquer meios, para quaisquer outros fins que sejam natureza comercial, está condicionada à autorização por escrito do Editor.
Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, resumen, partes do texto que excedam 500 palavras, tabelas, figuras e outras ilustrações) requerem permissão por escrito dos detentores dos direitos autorais.
Reprodução parcial de outras publicações
Citações com mais de 500 palavras, reprodução de uma ou mais figuras, tabelas ou outras ilustrações devem ter permissão escrita do detentor dos direitos autorais do trabalho original para a reprodução especificada na revista Linha D'Água. A permissão deve ser endereçada ao autor do manuscrito submetido. Os direitos obtidos secundariamente não serão repassados em nenhuma circunstância.