Sequências textuais em uma tira on-line: critérios analíticos e construção de sentidos
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v37i3p397-415Palavras-chave:
Instagram, Tira cômica, Análise Textual dos Discursos, Texto descritivoResumo
Neste trabalho, promovemos uma discussão acerca das sequências textuais, conforme a abordagem teórica da Análise Textual dos Discursos (ATD), e uma reflexão sobre como essas unidades composicionais podem subsidiar a análise de uma tira cômica on-line, de Maurício de Sousa, veiculada no perfil @gibi_nostalgia, do Instagram. De modo mais específico, propomo-nos a responder às seguintes questões: 1) De que maneira as imagens icônicas (objetos descritos) textualizam operações do descritivo e contribuem para a construção da narrativa visual? 2) Que funções textual-discursivas o descritivo assume na construção de sentido(s)? Para responder a essas perguntas, detemo-nos no nível 5 da análise, o da estrutura composicional, e focalizamos as sequências textuais e suas funções na organização textual da tira cômica selecionada. Em função das características e especificidades desse gênero, estabelecemos uma interface entre a ATD (Adam, 2011; 2019) e estudos sobre o descritivo (Marquesi, 2004; 2007; 2017; 2018), sobre o signo visual (GRUPO µ, 1993) e sobre os quadrinhos (Acevedo, 1990; Cagnin, 2014; Ramos, 2007; 2009). As análises empreendidas evidenciaram que, com as devidas adaptações, as noções de sequências textuais também são válidas para textos verbo-visuais, em específico, para a tira cômica analisada, e desempenham relevantes orientações para a construção de sentido(s).
Downloads
Referências
ACEVEDO, J. Como fazer história em quadrinhos. São Paulo: Global, 1990.
ADAM, J. M. Textos tipos e protótipos. São Paulo: Contexto, 2019.
ADAM, J. M. A linguística textual: introdução à análise textual dos discursos. Tradução de Maria das Graças Soares Rodrigues, Luis Passeggi, João Gomes da Silva Neto, Eulália Vera Lúcia Fraga Leurquin. São Paulo: Cortez, 2011.
CAGNIN, A. L. Os quadrinhos: um estudo abrangente da arte sequencial: linguagem e semiótica. São Paulo: Criativo, 2014.
FRANCO, E. S. Hqtrônicas: do suporte papel à rede internet. 2 ed. São Paulo: Annablume; Fapesp, 2008.
GENETTE, G. Paratextos editoriais. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2009.
GRUPO μ. Tratado del signo visual: para una retórica de la imagen. Madrid: Cátedra, 1993.
JOLY, M. Introdução à análise da imagem. Campinas: Papirus, 2005.
KOCH, I. V. Introdução à Linguística Textual: trajetória e grandes temas. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2015.
KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Reading imagens: the gramar of visual design. London/NY: Routledge, 2006.
MARQUESI, S. C. Procedimentos analíticos da ATD e produção escrita: estrutura composicional e sequências textuais descritivas em relatórios técnicos. In: GOMES, A.T.; PASSEGGI, L.; RODRIGUES, M. G. S. (Orgs.). Análise Textual dos Discursos: perspectivas teóricas e metodológicas. Coimbra: Gracio, 2018, p. 111-124.
MARQUESI, S. C. Linguística Textual e Análise Textual dos Discursos: sequências descritivas e progressão textual em foco. In: CAPISTRANO JÚNIOR, R.; LINS, M. P. P.; ELIAS, V. M. (Orgs.) Linguística Textual: diálogos interdisciplinares. São Paulo: Labrador, 2017, p. 279-297.
MARQUESI, S. C. Referenciação e intencionalidade: considerações sobre escrita e leitura. In: CARMELINO, A. C. et al. (Orgs.). Nos caminhos do texto: atos de leitura. Franca, SP: UNIFRAN, 2007, p. 215-233.
MARQUESI, S. C. A organização do texto descritivo em língua portuguesa. 2. ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2004.
MARQUESI, S. C. A organização do texto descritivo em língua portuguesa. 1. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1996.
MCCLOUD, Scott. Reinventando os quadrinhos: como a imaginação e a tecnologia vêm revolucionando essa forma de arte. São Paulo: M. Books, 2005.
RAMOS, P. A leitura dos quadrinhos. São Paulo: Contexto, 2009.
RAMOS, P. Tiras cômicas e piadas: duas leituras, um efeito de humor. Tese (Doutorado em Letras) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo. São Paulo, 2007.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Sueli Cristina Marquesi, Rivaldo Capistrano Júnior
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A aprovação dos manuscritos implica cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação para a Linha D'Água. Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à instituição a qual a revista encontra-se vinculada. Em relação à disponibilidade dos conteúdos, a Linha D'Água adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC Atribuição não comercial. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos autorais à revista.
Nesses casos, em conformidade com a política de acesso livre e universal aos conteúdos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou do Editor. Em quaisquer outras situações a reprodução total ou parcial dos artigos da Linha D'Água em outras publicações, por quaisquer meios, para quaisquer outros fins que sejam natureza comercial, está condicionada à autorização por escrito do Editor.
Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, resumen, partes do texto que excedam 500 palavras, tabelas, figuras e outras ilustrações) requerem permissão por escrito dos detentores dos direitos autorais.
Reprodução parcial de outras publicações
Citações com mais de 500 palavras, reprodução de uma ou mais figuras, tabelas ou outras ilustrações devem ter permissão escrita do detentor dos direitos autorais do trabalho original para a reprodução especificada na revista Linha D'Água. A permissão deve ser endereçada ao autor do manuscrito submetido. Os direitos obtidos secundariamente não serão repassados em nenhuma circunstância.