Sequências textuais em uma tira on-line: critérios analíticos e construção de sentidos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v37i3p397-415

Palavras-chave:

Instagram, Tira cômica, Análise Textual dos Discursos, Texto descritivo

Resumo

Neste trabalho, promovemos uma discussão acerca das sequências textuais, conforme a abordagem teórica da Análise Textual dos Discursos (ATD), e uma reflexão sobre como essas unidades composicionais podem subsidiar a análise de uma tira cômica on-line, de Maurício de Sousa, veiculada no perfil @gibi_nostalgia, do Instagram. De modo mais específico, propomo-nos a responder às seguintes questões: 1) De que maneira as imagens icônicas (objetos descritos) textualizam operações do descritivo e contribuem para a construção da narrativa visual? 2) Que funções textual-discursivas o descritivo assume na construção de sentido(s)? Para responder a essas perguntas, detemo-nos no nível 5 da análise, o da estrutura composicional, e focalizamos as sequências textuais e suas funções na organização textual da tira cômica selecionada. Em função das características e especificidades desse gênero, estabelecemos uma interface entre a ATD (Adam, 2011; 2019) e estudos sobre o descritivo (Marquesi, 2004; 2007; 2017; 2018), sobre o signo visual (GRUPO µ, 1993) e sobre os quadrinhos (Acevedo, 1990; Cagnin, 2014; Ramos, 2007; 2009). As análises empreendidas evidenciaram que, com as devidas adaptações, as noções de sequências textuais também são válidas para textos verbo-visuais, em específico, para a tira cômica analisada, e desempenham relevantes orientações para a construção de sentido(s).

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Sueli Cristina Marquesi, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil (1990). Professora Titular na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (Brasil). Professora Emérita pela Universidade Cruzeiro do Sul (Brasil).

  • Rivaldo Capistrano Júnior, Universidade Federal do Espírito Santo

    Doutor em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil (2012). Professor Adjunto na Universidade Federal do Espírito Santo (Brasil).

Referências

ACEVEDO, J. Como fazer história em quadrinhos. São Paulo: Global, 1990.

ADAM, J. M. Textos tipos e protótipos. São Paulo: Contexto, 2019.

ADAM, J. M. A linguística textual: introdução à análise textual dos discursos. Tradução de Maria das Graças Soares Rodrigues, Luis Passeggi, João Gomes da Silva Neto, Eulália Vera Lúcia Fraga Leurquin. São Paulo: Cortez, 2011.

CAGNIN, A. L. Os quadrinhos: um estudo abrangente da arte sequencial: linguagem e semiótica. São Paulo: Criativo, 2014.

FRANCO, E. S. Hqtrônicas: do suporte papel à rede internet. 2 ed. São Paulo: Annablume; Fapesp, 2008.

GENETTE, G. Paratextos editoriais. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2009.

GRUPO μ. Tratado del signo visual: para una retórica de la imagen. Madrid: Cátedra, 1993.

JOLY, M. Introdução à análise da imagem. Campinas: Papirus, 2005.

KOCH, I. V. Introdução à Linguística Textual: trajetória e grandes temas. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2015.

KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Reading imagens: the gramar of visual design. London/NY: Routledge, 2006.

MARQUESI, S. C. Procedimentos analíticos da ATD e produção escrita: estrutura composicional e sequências textuais descritivas em relatórios técnicos. In: GOMES, A.T.; PASSEGGI, L.; RODRIGUES, M. G. S. (Orgs.). Análise Textual dos Discursos: perspectivas teóricas e metodológicas. Coimbra: Gracio, 2018, p. 111-124.

MARQUESI, S. C. Linguística Textual e Análise Textual dos Discursos: sequências descritivas e progressão textual em foco. In: CAPISTRANO JÚNIOR, R.; LINS, M. P. P.; ELIAS, V. M. (Orgs.) Linguística Textual: diálogos interdisciplinares. São Paulo: Labrador, 2017, p. 279-297.

MARQUESI, S. C. Referenciação e intencionalidade: considerações sobre escrita e leitura. In: CARMELINO, A. C. et al. (Orgs.). Nos caminhos do texto: atos de leitura. Franca, SP: UNIFRAN, 2007, p. 215-233.

MARQUESI, S. C. A organização do texto descritivo em língua portuguesa. 2. ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2004.

MARQUESI, S. C. A organização do texto descritivo em língua portuguesa. 1. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1996.

MCCLOUD, Scott. Reinventando os quadrinhos: como a imaginação e a tecnologia vêm revolucionando essa forma de arte. São Paulo: M. Books, 2005.

RAMOS, P. A leitura dos quadrinhos. São Paulo: Contexto, 2009.

RAMOS, P. Tiras cômicas e piadas: duas leituras, um efeito de humor. Tese (Doutorado em Letras) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo. São Paulo, 2007.

Downloads

Publicado

30-09-2024

Como Citar

MARQUESI, Sueli Cristina; CAPISTRANO JÚNIOR, Rivaldo. Sequências textuais em uma tira on-line: critérios analíticos e construção de sentidos. Linha D’Água, São Paulo, v. 37, n. 3, p. 397–415, 2024. DOI: 10.11606/issn.2236-4242.v37i3p397-415. Disponível em: https://revistas.usp.br/linhadagua/article/view/222517.. Acesso em: 23 nov. 2024.