“Por que você tá rindo, professora?”: leitura e alteridade no ensino de história

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v38i1p292-307

Palavras-chave:

Ensino de História, Filosofia da linguagem, Teoria dialógica, Formação do leitor

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir as especificidades da leitura na aula de história, a partir do conceito de dialogismo advindo da filosofia da linguagem de Mikhail Bakhtin (2011; 2017). Para tanto, o texto traz o recorte de um evento analisado em uma pesquisa de mestrado, cujo objetivo foi refletir sobre o papel do texto e da leitura nas aulas de história no ensino fundamental. Nesse sentido, partimos do pressuposto de que o ato de ler requer uma atitude responsiva do leitor em relação ao texto com vistas à atribuição de sentido, o que rompe com uma visão reducionista do papel da leitura na sala de aula. Desse modo, tendo em vista o papel da temporalidade, conceito que permite olhar, no ensino de história, criticamente o passado, buscamos refletir acerca do lugar da alteridade na atividade leitora realizada no âmbito das aulas desse componente curricular. Entendemos que estabelecer uma relação alteritária com a temporalidade permite a atribuição de significados dialogicamente tecidos a partir do olhar exotópico, que mobiliza contrapalavras – novos textos – que se voltam ao tempo vivido.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Hilda Aparecida Linhares da Silva, Universidade Federal de Juiz de Fora

    Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil (2006). Professora Adjunta na Universidade Federal de Juiz de Fora, Brasil.

  • Ricardo Vicente da Cunha Júnior, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

    Doutorando em História pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Brasil.

Referências

ANDERSON, B. Comunidades Imaginadas. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.

BAKHTIN, M. Estética da Criação Verbal. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

BAKHTIN, M. Para uma filosofia do ato responsável. Tradução de Valdemir Miotello e Carlos Alberto Faraco. São Carlos: Pedro & João Editores, 2017.

BARBOSA, M.V. Ensino da leitura e formação do professor mediador. Revista Leitura: Teoria e prática. Campinas: Editora ALB. v. 29, n. 57, p. 28-37, 2011.

BRANDÃO, H. H. N. Escrita, leitura e dialogicidade. In: BRAIT, B. (org.). Bakhtin, dialogismo e construção de sentido. Campinas: Editora Unicamp, 2005.

CEREJA, W. Significação e tema. In: BRAIT, B. (org.). Bakhtin: conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2020.

GUEDES, P. C.; SOUZA, J. M. Leitura e escrita são tarefas da escola e não só do professor de português. In: NEVES, I. C. B. et al. (orgs.). Ler e escrever: Compromisso de todas as áreas. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 1998.

KLEIMAN, Â. Oficina de Leitura: Teoria e Prática. Campinas, SP: Pontes. 2002.

KOSELLECK, R. Futuro do passado: contribuições à semântica dos tempos históricos. Rio de Janeiro, RJ: Contraponto: Ed. Puc Rio, 2006.

MANGUEL, A. Uma história de leitura. São Paulo: Cia das Letras, 2021.

MIRANDA, S. R. Temporalidades e cotidiano escolar em redes de significações: desafios didáticos na tarefa de educar para a compreensão do tempo. Revista História Hoje, v. 2, p. 35-79, 2013.

RIBEIRO, A. E. A.; RIBEIRO, A.A. Leitura e formação de professores no brasil: um tema sempre entre "nós". Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 43, n. 1, p. 109–128, 2018.

SEFFNER, F. Leitura e escrita na história. In: NEVES, I. C.; SOUZA, J.; GUEDES, P.; SCHAFFER, N.; KLUSENER, R. (orgs.). Ler e escrever: Compromisso de todas as áreas. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 1998.

SOBRAL, A. A filosofia primeira de Bakhtin: roteiro de leitura comentado. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2019.

VOLÓCHINOV, V. Marxismo e filosofia da linguagem. Problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução, notas e glossário de Grillo, Sheila; Américo, Ekaterina Vólkova. Ensaio introdutório de Grillo, Sheila. São Paulo: Editora 34, 2018.

WHITE, H. Trópicos do Discurso: Ensaios sobre a Crítica da Cultura. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2014.

Downloads

Publicado

24-04-2025

Como Citar

SILVA, Hilda Aparecida Linhares da; CUNHA JÚNIOR, Ricardo Vicente da. “Por que você tá rindo, professora?”: leitura e alteridade no ensino de história. Linha D’Água, São Paulo, v. 38, n. 1, p. 292–307, 2025. DOI: 10.11606/issn.2236-4242.v38i1p292-307. Disponível em: https://revistas.usp.br/linhadagua/article/view/226560.. Acesso em: 21 jun. 2025.

Dados de financiamento