“Por que você tá rindo, professora?”: leitura e alteridade no ensino de história
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v38i1p292-307Palavras-chave:
Ensino de História, Filosofia da linguagem, Teoria dialógica, Formação do leitorResumo
O objetivo deste artigo é discutir as especificidades da leitura na aula de história, a partir do conceito de dialogismo advindo da filosofia da linguagem de Mikhail Bakhtin (2011; 2017). Para tanto, o texto traz o recorte de um evento analisado em uma pesquisa de mestrado, cujo objetivo foi refletir sobre o papel do texto e da leitura nas aulas de história no ensino fundamental. Nesse sentido, partimos do pressuposto de que o ato de ler requer uma atitude responsiva do leitor em relação ao texto com vistas à atribuição de sentido, o que rompe com uma visão reducionista do papel da leitura na sala de aula. Desse modo, tendo em vista o papel da temporalidade, conceito que permite olhar, no ensino de história, criticamente o passado, buscamos refletir acerca do lugar da alteridade na atividade leitora realizada no âmbito das aulas desse componente curricular. Entendemos que estabelecer uma relação alteritária com a temporalidade permite a atribuição de significados dialogicamente tecidos a partir do olhar exotópico, que mobiliza contrapalavras – novos textos – que se voltam ao tempo vivido.
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