Diálogos transdisciplinares: contribuições da teoria dialógica da linguagem para a análise de discursos digitais
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v38i1p359-376Palavras-chave:
Análise dialógica do discurso , Análise do discurso digital, Interlocução teóricaResumo
Este estudo tem como objetivo investigar como a concepção de linguagem em Bakhtin e o Círculo, em articulação com princípios engendrados por Marie-Anne Paveau para a análise de discursos digitais, contribui para a reflexão sobre a responsabilidade ética na produção discursiva no espaço digital. O diálogo entre epistemologias da Análise dialógica do discurso e Análise do discurso digital justifica-se devido ao reconhecimento da linguista francesa da produtividade do construto teórico de Bakhtin para a investigação da ecologia do discurso digital. A pesquisa se baseia em análise bibliográfica de textos primários de Bakhtin e o Círculo e de comentadores, além dos trabalhos de Paveau sobre virtudes discursivas e análise do discurso digital. O estudo está organizado em três seções: 1) exposição dos contextos de produção do Círculo e de Paveau; 2) discussão de princípios convergentes no pensamento de Paveau e Bakhtin e 3) reflexão sobre a responsabilidade ética discursiva na filosofia dos dois teóricos. Este estudo busca contribuir para o intercâmbio teórico, evidenciando a relevância da teoria bakhtiniana para a análise da produção enunciativa digital. Como resultados, o diálogo entre Bakhtin e Paveau contribuiu para evidenciar a responsabilidade ética como elemento constitutivo da atividade discursiva em ambientes digitais.
Downloads
Referências
BAKHTIN, M. M. Os gêneros do discurso. Organização, tradução, posfácio e notas de Paulo Bezerra; notas da edição russa de Serguei Botcharov. São Paulo: Editora 34, 2016.
BAKHTIN, M. M. Notas sobre literatura, cultura e ciências humanas. Organização, tradução, posfácio e notas de Paulo Bezerra; notas da edição russa de Serguei Botcharov. São Paulo: Editora 34, 2017a.
BAKHTIN, M. M. Para uma filosofia do Ato Responsável. Trad. Miotello, V; Faraco, C. A. São Carlos: Pedro & João Editores, 2017b.
BAKHTIN, M. M. Problemas da poética de Dostoiévski. Tradução direta do russo, notas e prefácio de Paulo Bezerra. 5. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2018.
BARBOSA, J. L. N. O enunciado digital tensionado sob a concepção filosófica bakhtiniana do ato responsável: um enfoque não-logocêntrico. Dissertação (Mestrado em Letras) - Centro de Artes e Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57030. Acesso em: 27 nov. 2024.
BRAIT, B. Alguns pilares da arquitetura bakhtiniana. In: BRAIT, B. (Org.). Bakhtin: conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2005, p. 7-10.
BRAIT, B.; CAMPOS, M. I. B. Da Rússia czarista à web. In: BRAIT, B. (Org.). Bakhtin e o Círculo. 1. ed. 2ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2016, p. 15-30.
CABETTE, E. L. S. Bakhtin e o direito: uma visão transdisciplinar. Porto Alegre: Núria Fabris Ed., 2014.
CAMARGO JUNIOR, I. D. Mikhail Bakhtin na linguagem cinematográfica. São Paulo: Mentes Abertas, 2020.
CHAMBERLAIN, L. Mãe Rússia: uma história filosófica da Rússia. Trad. Renato Aguiar. 1. ed. Rio de Janeiro: Record, 2022.
CLARK, K.; HOLQUIST, M. Mikhail Bakhtin. Trad. J. Guinsburg. São Paulo: Perspectiva, 2008.
FARACO, C. A. Linguagem & diálogo: as idéias linguísticas do Círculo de Bakhtin. São Paulo: Parábola, 2010.
GRILLO, S.; AMÉRICO, E. V. Registros de Valentin Volóchinov nos arquivos do ILIAZV. In: VOLÓCHINOV, V. A palavra na vida e a palavra na poesia: ensaios, artigos, resenhas e poemas. Organização, tradução, ensaio introdutório e notas de Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: Editora 34, 2019, p. 7-56.
HIRSCHKOP, K. The Cambridge introduction to Mikhail Bakhtin. Cambridge: Cambridge University Press, 2021.
HITCHCOCK. P. Decolonizing Aesthetics: Bakhtin, Modernism, and Anti-Colonial Poetics. In: BIRGY, P. Understanding Bakhtin, Understanding Modernism. New York: Bloomsbury Academic, 2024, p. 131-146.
LEMOS, A. O pensamento de Bruno Latour (1947-2022). Interfaces científicas – Humanas e Sociais, v.9. n.3, p. 469-479, 2022. DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3801.2022v9n3p469-479.
MEDVIÉDEV, P. N. O método formal nos estudos literários: introdução crítica a uma poética sociológica. Trad. Sheila Camargo Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. 1. ed. 1ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2016.
MORSON, G. S.; EMERSON, C. Mikhail Bakhtin: criação de uma prosaística. Trad. Antônio de Pádua Danesi. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008.
PAVEAU, M.-A. Análise do discurso digital: dicionário das formas e das práticas. Organizadores: Julia Lourenço Costa e Roberto Leiser Baronas. 1. ed. Campinas, SP: Pontes Editores, 2021.
PAVEAU, M.-A. Linguagem e moral: uma ética das virtudes discursivas. Trad. Ivone Benedetti. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2015.
PAVEAU, M.-A. Realidade e discursividade: outras dimensões para a teoria do discurso. In: CAVALCANTE, M. M.; BRITO, M. (Orgs.). Texto, discurso e argumentação: traduções. 1. ed. Campinas, SP: Pontes Editores, 2020, p. 15-40.
PETRACCA, R. M. Música e alteridade: uma abordagem bakhtiniana. 1. ed. Curitiba: Appris, 2018.
PONZIO, A. A concepção bakhtiniana do ato como dar um passo. In: BAKHTIN, M. M. Para uma filosofia do Ato Responsável. Trad. Miotello, V; Faraco, C. A. São Carlos: Pedro & João Editores, 2017, p. 9-38.
PONZIO, A. A revolução bakhtiniana: o pensamento de Bakhtin e a ideologia contemporânea. Coordenação de tradução: Valdemir Mioetello. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2019.
SOBRAL, A. A filosofia primeira de Bakhtin: roteiro de leitura comentado. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2019.
TODOROV, T. Mikahïl Bakhtine: le príncipe dialogique suivi de écrits du Cercle de Bakhtine. Paris: Éditions du Seuil, 1981.
UTTAL, W. R. Dualism: The original sin of cognitivism. Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum Associates, 2004.
VOLÓCHINOV, V. A palavra na vida e a palavra na poesia: ensaios, artigos, resenhas e poemas. Organização, tradução, ensaio introdutório e notas de Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: Editora 34, 2019.
VOLÓCHINOV, V. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução, notas e glossário de Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo; ensaio introdutório de Sheila Grillo. São Paulo: Editora 34, 2017.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 José Lucas do Nascimento Barbosa, Sônia Virginia Martins Pereira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A aprovação dos manuscritos implica cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação para a Linha D'Água. Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à instituição a qual a revista encontra-se vinculada. Em relação à disponibilidade dos conteúdos, a Linha D'Água adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC Atribuição não comercial. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos autorais à revista.
Nesses casos, em conformidade com a política de acesso livre e universal aos conteúdos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou do Editor. Em quaisquer outras situações a reprodução total ou parcial dos artigos da Linha D'Água em outras publicações, por quaisquer meios, para quaisquer outros fins que sejam natureza comercial, está condicionada à autorização por escrito do Editor.
Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, resumen, partes do texto que excedam 500 palavras, tabelas, figuras e outras ilustrações) requerem permissão por escrito dos detentores dos direitos autorais.
Reprodução parcial de outras publicações
Citações com mais de 500 palavras, reprodução de uma ou mais figuras, tabelas ou outras ilustrações devem ter permissão escrita do detentor dos direitos autorais do trabalho original para a reprodução especificada na revista Linha D'Água. A permissão deve ser endereçada ao autor do manuscrito submetido. Os direitos obtidos secundariamente não serão repassados em nenhuma circunstância.