Narrativas do cotidiano escolar e o cronotopo bakhtiniano: um exercício de leitura
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v38i1p251-271Palavras-chave:
Narrativas em educação, Formação de professores, Cronotopo, Dialogismo, PandemiaResumo
No texto, buscamos explorar contribuições do conceito bakhtiniano de cronotopo para a pesquisa em educação. Assim, temos como objetivo pensar como o cronotopo possibilita leituras de narrativas de experiências do vivido, texto adotado como prática de registro na formação docente inicial e continuada. Para tanto, organizamos a discussão em três momentos. Inicialmente, explicitamos os princípios que fundamentam o trabalho desenvolvido com narrativas do vivido na pesquisa em educação e nas práticas de formação docente. Em seguida, resgatamos a discussão de Bakhtin (2018[1937/39]) sobre o cronotopo na arte literária e trazemos interlocutores contemporâneos de seus fundamentos que enfocam esse construto conceitual, pensando-o inclusive para além do texto literário. Por último, a partir de um exercício de leitura de um texto de uma estudante de Pedagogia durante o período pandêmico, enfocamos o cronotopo para refletir sobre os modos que as relações espaço-temporais produzem sentidos nas narrativas produzidas por professores em formação. O texto realça as contribuições do conceito, no interior de uma perspectiva dialógica da linguagem, para leituras que realçam não só os tempos-espaços tomados como tema das narrativas, mas também a esfera a que esses dizeres se destinam, no caso do campo acadêmico-científico.
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