Lygia Bojunga e a Literatura Infanto-juvenil: uma Crítica Lúdica e Abordagem à Realidade Social
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v0i23p75-93Abstract
A relação entre literatura e sociedade é uma questão importante na tradição da crítica literária brasileira, portanto não podemos deixar de destacar a fundamental responsabilidade que essa relação exerce na organização da formação ideológica de uma sociedade: a literatura como um compromisso social. A escritora contemporânea Lygia Bojunga constrói as suas narrativas para o público jovem, sempre utilizando a infância como tema principal. Para além disto, as suas obras são caracterizadas por uma marcante infracção dos limites entre realidade e fantasia, repletas de simbologia, o que poderá proporcionar à criança um caminho para a maturidade e para a busca da sua identidade. A escritora por meio de seus contos maravilhosos e realismo mágico eternizou estes valores, o que a tornou numa excelente representativa da literatura infanto-juvenil. Nas suas narrativas, repletas de agradáveis fantasias, que têm por fundamento elementos tomados do real, a autora debate os problemas sociais resultantes da ideologia dominante: a ditadura militar. Partindo deste ponto, este artigo pretende contextualizar Lygia Bojunga Nunes no seu tempo e no seu espaço literário, numa época política em que o Brasil vivia na ditadura, na qual a escritora empenhava-se na luta ideológica. O presente trabalho tem por objetivo reflectir sobre um dos temas importantes de uma de suas narrativas, A Bolsa Amarela, que trata dos problemas existentes nas relações humanas e que faculta uma crítica contundente, por meio de vasta simbologia à realidade social.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
The Editorial Board authorizes free access to and distribution of published contentes, provided that the source is cited, that is, granding credit to the authors and Linha D'Água and preserving the full text. The author is allowed to place the final version (postprint / editor’s PDF) in an institutional/thematic repositor or personal page (site, blog), immediately after publication, provided that it is available for open access and comes without any embargo period. Full reference should be made to the first publication in Linha D'Água. Access to the paper should at least be aligned with the access the journal offers.
As a legal entity, the University of São Paulo at Ribeirão Preto School of Philosophy, Sciences and Languages owns and holds the copyright deriving from the publication. To use the papers, Paidéia adopts the Creative Commons Licence, CC BY-NC non-commercial attribution. This licence permits access, download, print, share, reuse and distribution of papers, provided that this is for non-commercial use and that the source is cited, giving due authorship credit to Linha D'Água. In these cases, neither authors nor editors need any permission.
Partial reproduction of other publications
Citations of more than 500 words, reproductions of one or more figures, tables or other illustrions should be accompanied by written permission from the copyright owner of the original work with a view to reproduction in Linha D'Água. This permission has to be addressed to the author of the submitted manuscript. Secondarily obtained rights will not be transferred under any circumstance.