Investigações sobre o trabalho do classicista digital: aportes iniciais

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v33i2p137-159

Palabras clave:

Classicista digital, trabalho, ISD, gênero profissional, classicismo digital

Resumen

O presente artigo tem a finalidade de trazer uma contribuição em relação ao trabalho do professor e pesquisador de línguas clássicas, mais especificamente, o de língua/literatura grega, que vem se apoiando em métodos e tecnologias digitais para o estudo, pesquisa e ensino da antiguidade. Em tal empreitada, usaremos as fundamentações teórica e metodológica do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 2006, 2008, 2012) e nos valemos do conceito de gênero professional (CLOT; FAÏTA, 2000) advindo da Clínica da Atividade. Dessa forma, para a análise da pesquisa que ainda está em desenvolvimento, teremos como o foco neste artigo os dados coletados de duas entrevistas com um professor/pesquisador do curso de Humanidades Digitais, mas que é um classicista digital. A partir disso, serão apontados aspectos relativos à percepção do seu trabalho numa perspectiva interdisciplinar entre Humanidades e Informática.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Michel Ferreira dos Reis, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
    Doutorando da Universidade Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP, Araraquara, SP, Brasil; https://orcid.org/0000-0003-2018-4188; michelfereis@gmail.com

Referencias

BRONCKART, J. P. Atividade de linguagem, discurso e desenvolvimento humano. Campinas: Mercado de Letras, 2006.

BRONCKART, J. O agir nos discursos: das concepções teóricas às concepções dos trabalhadores. Campinas: Mercado de Letras, 2008.

BRONCKART, J. Atividades de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sociodiscursivo. Tradução de Anna Rachel Machado e Péricles Cunha. São Paulo: Educ, 2012.

BRONCKART, J. P.; MACHADO, A. (Re-)Configurações do trabalho do professor construídas nos e pelos textos: a perspectiva metodológica do grupo ALTER-LAEL. In:

ABREU-TARDELLI, L. S.; CRISTOVÃO, V. L. L. (Orgs.). Linguagem e educação: o trabalho do professor em uma nova perspectiva. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2009. p. 31-77.

BULEA, E. Linguagem e efeitos desenvolvimentais da interpretação da atividade. Tradução: Eulália Vera Lúcia Fraga Leurquin, Lana Lúcia Espínola Rodrigues Figueirêdo. Campinas: Mercado de Letras, 2010.

CLOT, Y. Clinique de l’activité et pouvoir d’agir. Editorial, Paris, n. 146, p. 7-16, 2001.

CLOT, Y. A função psicológica do trabalho. Tradução de Adail Sobral. São Paulo:Vozes, 2007.

CLOT, Y.; FAÏTA, D. Genres et styles en analyse du travail: concepts et méthodes. Travailler, n. 4, p. 7-42, 2000.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE ESTUDOS CLÁSSICOS. ASBEC. 2019. Disponível em: https://www.classica.org.br/conteudo/view?ID_CONTEUDO=270 Acesso em 10 dez. 2019.

Publicado

2020-07-25

Cómo citar

REIS, Michel Ferreira dos. Investigações sobre o trabalho do classicista digital: aportes iniciais. Linha D’Água, São Paulo, v. 33, n. 2, p. 137–159, 2020. DOI: 10.11606/issn.2236-4242.v33i2p137-159. Disponível em: https://revistas.usp.br/linhadagua/article/view/165073.. Acesso em: 21 nov. 2024.

Datos de los fondos