O destinatário-visitante presumido nas exposições de divulgação científica do Catavento Cultural

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v33i3p221-246

Palabras clave:

Destinatário presumido, Círculo de Bakhtin, divulgação científica, Catavento Cultural e Educacional, enunciado

Resumen

A teoria dialógica desenvolvida nos trabalhos do Círculo de Bakhtin preconiza que um traço constitutivo do enunciado é seu direcionamento a alguém, ou seja, o fato de estar voltado para seu destinatário, do qual considera pontos de vistas, avaliações, visões de mundo, correntes e teorias presumidamente partilhados. Nesse sentido, a orientação do discurso verbal em função de um interlocutor/leitor tem uma imensa importância no processo de sua construção. Essa orientação se materializa nas escolhas estilísticas, composicionais e temáticas e nas entonações valorativas de todo e qualquer enunciado. Desse modo, considerando as reflexões do Círculo bakhtiniano, este trabalho objetiva analisar os enunciados verbo-visuais que compõem as exposições de divulgação científica veiculadas pela instituição Catavento Cultural e Educacional, situada em São Paulo, buscando ressaltar a quem são endereçados os enunciados das exposições e como esse direcionamento se reflete nos elementos essenciais do enunciado expositivo. A análise empreendida revelou que o visitante-destinatário é inscrito de modo distinto a partir da percepção do seu fundo aperceptível de conhecimento pelo autor e da relação desse com o objeto.

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Publicado

2020-11-20

Cómo citar

HIGASHI, Arlete Machado Fernandes. O destinatário-visitante presumido nas exposições de divulgação científica do Catavento Cultural. Linha D’Água, São Paulo, v. 33, n. 3, p. 221–246, 2020. DOI: 10.11606/issn.2236-4242.v33i3p221-246. Disponível em: https://revistas.usp.br/linhadagua/article/view/169864.. Acesso em: 30 dec. 2024.