Entrevista com Daniela Galdino: estética literária e fotográfica em diálogo – uma encruzilhada epistemológica
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v35i3p198-206Palabras clave:
Literatura de mulheres, Profundanças, Daniela GaldinoResumen
A encruzilhada epistemológica comparece como cerne da entrevista com a poeta/performer e docente da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) Daniela Galdino, que soma forças aos movimentos de re-existências ao mercado editorial brasileiro, criador de obstáculos à publicação e à circulação de obras literárias assinadas por escritoras e demais identidades dissidentes. A fim de combater os silenciamentos históricos, obras colaborativas, como a coletânea por ela organizada Profundanças - antologia híbrida – literária e fotográfica – promovem, a partir do diálogo entre diferentes estéticas, a guerrilha literária, de outro modo, dribla o mercado editorial brasileiro. No que toca à metodologia que orientou a condução da entrevista, essa compreende a escrita de perguntas e respostas e a disponibilização por troca de mensagens, via email, de modo a garantir uma amplitude de temas a serem tratados e uma gama de referências, construindo interlocuções profícuas, no intervalo de tempo justo.
Descargas
Referencias
ANZALDÚA, Glória. Falando em línguas: uma carta para mulheres escritoras do terceiro mundo. Revista Estudos Feministas, ano 08, 1º semestre 2000, p.229-236. DOI: https://doi.org/10.1590/%25x.
BHABHA, Homi. O local de cultura. Belo Horizonte: UFMG, 2003.
DAL FARRA, Maria Lúcia. Gilka, a maldita. Teresa: Revista de Literatura Brasileira, n° 15, 2014, p.117-129. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/teresa/article/view/98599. Acesso em: 29 nov 2022
EVARISTO, Conceição. Becos da Memória. Rio de Janeiro: Pallas, 200p., 2017.
FERNANDES, Ciane. Pesquisa Somático-Performativa: Sintonia, Sensibilidade, Integração. ARJ – Art Research Journal: Revista de Pesquisa em Artes, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 76–95, 2014. DOI: http://doi.org/10.36025/arj.v1i2.5262.
GALDINO, Daniela. Inúmera. Ilhéus, BA: Editora Mondrongo, 2011.
GALDINO, Daniela. Espaço Visceral. Salvador: Editora Segundo Selo, 2018.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Daniela Galdino, Elisiane Santos de Matos
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
A aprovação dos manuscritos implica cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação para a Linha D'Água. Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à instituição a qual a revista encontra-se vinculada. Em relação à disponibilidade dos conteúdos, a Linha D'Água adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC Atribuição não comercial. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos autorais à revista.
Nesses casos, em conformidade com a política de acesso livre e universal aos conteúdos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou do Editor. Em quaisquer outras situações a reprodução total ou parcial dos artigos da Linha D'Água em outras publicações, por quaisquer meios, para quaisquer outros fins que sejam natureza comercial, está condicionada à autorização por escrito do Editor.
Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, resumen, partes do texto que excedam 500 palavras, tabelas, figuras e outras ilustrações) requerem permissão por escrito dos detentores dos direitos autorais.
Reprodução parcial de outras publicações
Citações com mais de 500 palavras, reprodução de uma ou mais figuras, tabelas ou outras ilustrações devem ter permissão escrita do detentor dos direitos autorais do trabalho original para a reprodução especificada na revista Linha D'Água. A permissão deve ser endereçada ao autor do manuscrito submetido. Os direitos obtidos secundariamente não serão repassados em nenhuma circunstância.