Formação de professores com foco no trabalho com a argumentação no ensino fundamental

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v36i3p7-25

Palabras clave:

Processo argumentativo , Interação, Práticas de linguagem, Letramento docente, Ensino-aprendizagem

Resumen

O dinamismo das práticas de linguagem na vida e na escola exige dos professores contínua atualização do letramento docente. Assim, decidiu-se por uma modalidade de formação continuada de professores que possa complementar as lacunas observadas em cursos de Pedagogia e de Letras na formação inicial, desenvolvida no âmbito do projeto ENARE (Ensino de Argumentação na Escola), um projeto extensionista realizado em parceria com secretarias municipais de educação. Por assumir a argumentação como um processo interacional, complexo, multidimensional e discursivo, busca-se discutir as características de práticas pedagógicas que podem promover pontes entre os usos sociais da argumentação. Os resultados indicam que os professores: i. qualificam as ações quando partem das referências culturais dos estudantes implicados no processo de ensino-aprendizagem; ii. associam o processo formativo aos saberes docentes subjetivos, culturais e profissionais; iii. articulam a formação continuada à partilha de experiências quando isso é favorecido; iv. têm no diálogo e no estudo conceitual as bases para a construção de conhecimentos.

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Biografía del autor/a

  • Isabel Cristina Michelan de Azevedo, Universidade Federal de Sergipe

    Doutora em Letras pela Universidade de São Paulo (2009).
    Docente da Universidade Federal de Sergipe (Brasil).

  • Maristela Felix dos Santos, Universidade Federal de Sergipe

    Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (Brasil).
    Professora da Rede Estadual Pública de Educação Básica de Sergipe (Brasil).

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Publicado

2023-12-28

Número

Sección

Artigos originais

Cómo citar

AZEVEDO, Isabel Cristina Michelan de; SANTOS, Maristela Felix dos. Formação de professores com foco no trabalho com a argumentação no ensino fundamental. Linha D’Água, São Paulo, v. 36, n. 3, p. 7–25, 2023. DOI: 10.11606/issn.2236-4242.v36i3p7-25. Disponível em: https://revistas.usp.br/linhadagua/article/view/208384.. Acesso em: 2 dec. 2024.