Análise do álbum “Meus caros amigos” como um hipergênero
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v37i3p10-27Palabras clave:
Hipergênero, Gênero canção, Meus caros amigos, Tetragrama, Análise multissemióticaResumen
Este artigo tem por objetivo apresentar uma análise do álbum Meus caros amigos de Chico Buarque, lançado em 1976, compreendendo-o como um hipergênero, ou seja, o projeto de dizer realizado no álbum está imbricado na sua relação com cada um dos gêneros que o compõem. Para tanto, buscou-se ancoragem teórica no dialogismo bakhtiniano para o conceito de gênero do discurso e de autoria, procurando dialogar com a noção de hipergênero. Para análise das canções, adotou-se como recurso metodológico o Tetragrama de análise multissemiótica da canção proposto pelo Grupo de Estudos da Canção (GECAN). Observou-se que o projeto de dizer expressa uma unidade de sentido ligada ao conjunto de gêneros que compõem o álbum (hipergênero). Muitas das canções de Meus caros amigos fizeram parte da trilha sonora de filmes e peças teatrais, e refletem o Brasil da década de 1970, entretanto, suas temáticas ainda estão bastante presentes na atualidade.
Descargas
Referencias
BALTAR, M.; FRAGA, C. F.; ESPÍNDOLA, M. R.; ANDRADE, T. M. de. (Orgs.). Práticas educativas com o gênero canção na Educação Básica. São Carlos: Pedro & João Editores, 2022.
BAKHTIN, M. M. Estética da Criação Verbal. Tradução do russo por Paulo Bezerra. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011 [1979].
BAKHTIN, M. M. (VOLOCHÍNOV, V. N.). Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico da linguagem. Tradução de Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira. 16. ed. São Paulo: Hucitec, 2014 [1929].
BONINI, A. Mídia/suporte e hipergênero: os gêneros textuais e suas relações. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 11, n. 3, p. 679-704, 2011.
BUARQUE, C. Aos amigos, Chico. Entrevistadora: Emília Silveira. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 04 dez. 1976. Caderno B, p. 5. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=030015_09&Pesq=%22meus%20caros%20amigos%22&pagfis=85688. Acesso em: 03 mai. 2023.
CHEDIAK, A. Chico Buarque Songbook. 3. ed. Rio de Janeiro: Editora Lumiar, 1999. 1 v.
CHEDIAK, A. Chico Buarque Songbook. 3. ed. Rio de Janeiro: Editora Lumiar, 1999. 2 v.
CHEDIAK, A. Chico Buarque Songbook. 3. ed. Rio de Janeiro: Editora Lumiar, 1999. 3 v.
CHEDIAK, A. Chico Buarque Songbook. 3. ed. Rio de Janeiro: Editora Lumiar, 1999. 4 v.
NAPOLITANO, M. “Hoje preciso refletir um pouco”: ser social e tempo histórico na obra de Chico Buarque de Holanda – 1971/1978. História, São Paulo: v. 22, n. 1, p. 115-134, 2003.
PEREIRA, R. A.; BRAIT, B. Revisitando o estudo/estatuto dialógico da palavra-enunciado. Linguagem em (Dis)curso, v. 20, n. 1, p. 125-141, jan./abr. 2020.
SEVERIANO, J.; MELLO, Z. H. de. A canção no tempo: 85 anos de música brasileira (1958-1985). 6. ed. São Paulo: Editora 34, 2015. 2 v.
WERNECK, H. Reportagem biográfica. In: BUARQUE, C. Tantas palavras. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Camila Farias Fraga, Laíse Maciel Barros
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
A aprovação dos manuscritos implica cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação para a Linha D'Água. Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à instituição a qual a revista encontra-se vinculada. Em relação à disponibilidade dos conteúdos, a Linha D'Água adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC Atribuição não comercial. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos autorais à revista.
Nesses casos, em conformidade com a política de acesso livre e universal aos conteúdos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou do Editor. Em quaisquer outras situações a reprodução total ou parcial dos artigos da Linha D'Água em outras publicações, por quaisquer meios, para quaisquer outros fins que sejam natureza comercial, está condicionada à autorização por escrito do Editor.
Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, resumen, partes do texto que excedam 500 palavras, tabelas, figuras e outras ilustrações) requerem permissão por escrito dos detentores dos direitos autorais.
Reprodução parcial de outras publicações
Citações com mais de 500 palavras, reprodução de uma ou mais figuras, tabelas ou outras ilustrações devem ter permissão escrita do detentor dos direitos autorais do trabalho original para a reprodução especificada na revista Linha D'Água. A permissão deve ser endereçada ao autor do manuscrito submetido. Os direitos obtidos secundariamente não serão repassados em nenhuma circunstância.
Cómo citar
Datos de los fondos
-
Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina
Números de la subvención 3003/2021