Professores de português em rede: desafio no ensino da língua portuguesa
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v26i2p399-402Palabras clave:
Mestrado Profissional, PROFLETRAS, ensino, língua portuguesa.Resumen
Nesta entrevista, a professora Dra. Maria das Graças Soares Rodrigues, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Coordenadora geral do PROFLETRAS (Mestrado Profissional em Letras) apresenta os pontos principais desse programa. O PROFLETRAS teve início em agosto de 2013, sendo oferecido em rede nacional, com a participação de 34 universidades públicas, ligadas ao Sistema da Universidade Aberta do Brasil (UAB). É um curso de pós-graduação stricto sensu, oferecido a 854 docentes egressos de cursos de graduação em Letras, que atuam nas salas de aula de língua portuguesa do ensino fundamental (do 1° ao 9°ano) de escolas da rede pública de ensino e foram aprovados em concurso público. O programa é coordenado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), e está ligado diretamente à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Esta entrevista foi concedida às professoras do Mestrado Profissional: Maria da Penha Casado Alves, coordenadora do PROFLETRAS na UFRN (Campus central de Natal) e Maria Inês Batista Campos, coordenadora do PROFLETRAS na USP. A entrevista foi realizada no Hotel Imirá, em Natal, no dia anterior ao início do Encontro Nacional das Comissões Temáticas - 27/11/2013.Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
A aprovação dos manuscritos implica cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação para a Linha D'Água. Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à instituição a qual a revista encontra-se vinculada. Em relação à disponibilidade dos conteúdos, a Linha D'Água adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC Atribuição não comercial. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos autorais à revista.
Nesses casos, em conformidade com a política de acesso livre e universal aos conteúdos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou do Editor. Em quaisquer outras situações a reprodução total ou parcial dos artigos da Linha D'Água em outras publicações, por quaisquer meios, para quaisquer outros fins que sejam natureza comercial, está condicionada à autorização por escrito do Editor.
Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, resumen, partes do texto que excedam 500 palavras, tabelas, figuras e outras ilustrações) requerem permissão por escrito dos detentores dos direitos autorais.
Reprodução parcial de outras publicações
Citações com mais de 500 palavras, reprodução de uma ou mais figuras, tabelas ou outras ilustrações devem ter permissão escrita do detentor dos direitos autorais do trabalho original para a reprodução especificada na revista Linha D'Água. A permissão deve ser endereçada ao autor do manuscrito submetido. Os direitos obtidos secundariamente não serão repassados em nenhuma circunstância.