Imigrantes nas escolas como “neofalantes”

um meio para a integração social

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v32i3p63-78

Mots-clés :

Neofalantes, Novos Falantes, Galego, Imigração, Educação

Résumé

O seguinte trabalho propõe a aplicação da etiqueta “neofalante” a estudantes escolarizados numa língua que não materna. O conceito de neofalante vai mais além do que ser novo falante já que possibilita a determinação de políticas e enfoques pedagógicos focados na inserção linguística do sujeito, assim como ao seu êxito escolar e social. Partindo da diversidade linguística nas aulas, pretende-se discutir um marco teórico e um caso prático, nomeadamente, o da escola de ensino secundário da localidade de Burela (Galícia, Espanha). A proposta é de que é possível incorporar esta concepção no âmbito do ensino brasileiro, para que a dicotomia norma culta versus oralidade não seja sinônimo de estigmatização social.

##plugins.themes.default.displayStats.downloads##

##plugins.themes.default.displayStats.noStats##

Publiée

2019-11-20

Numéro

Rubrique

Artigos originais

Comment citer

CONDÉ, Valéria Gil; FLORES, Ana Alicia Manso; SILVA, Priscila Vasconcelos. Imigrantes nas escolas como “neofalantes”: um meio para a integração social. Linha D’Água, São Paulo, v. 32, n. 3, p. 63–78, 2019. DOI: 10.11606/issn.2236-4242.v32i3p63-78. Disponível em: https://revistas.usp.br/linhadagua/article/view/162017.. Acesso em: 21 nov. 2024.