Entrevista com Sophie Moirand: Análise de discursos comparativa e relações com o Brasil e a América Latina
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v35i2p214-233Parole chiave:
EntrevistaAbstract
Esta entrevista aconteceu em fevereiro de 2022 via videoconferência. O objetivo foi conhecer melhor o percurso acadêmico de Sophie Moirand, suas ligações com a América Latina e o desenvolvimento da Análise de Discursos Comparativa, abordagem da qual ela é uma das fundadoras. A linguista argumenta que a ótica comparativa pode ser considerada algo que se constrói metodologicamente de acordo com cada objeto de estudo, mais do que uma perspectiva cujas teorias e possibilidades já estão completamente fixadas. Com bom humor e extrema generosidade no compartilhamento de seus conhecimentos e experiências, ela transforma a entrevista em uma verdadeira conversa, em uma troca rica e interessante que começa antes mesmo de as perguntas serem feitas. Descobrimos, assim, logo no início, que seu percurso acadêmico começa na área do Francês Língua Estrangeira (FLE), que foi o responsável por seus primeiros contatos com a América Latina, além de ser o motor propulsor que levará a pesquisadora ao encontro da Análise do Discurso. Veremos, assim, o quanto seu percurso acadêmico entrelaça-se com suas jovens experiências profissionais, como o interesse precoce pelo discurso jornalístico/midiático em Argel, na Argélia. Observaremos também que a construção de um percurso acadêmico não era mais fácil no passado do que hoje.
Downloads
Riferimenti bibliografici
CATALAN, R.; MOIRAND, S.; LEHMANN, D.; MARIET, F. Lire en français les sciences économiques et sociales: matériel d'accès à la compréhension de l'écrit pour spécialistes non francophones. Paris: Didier, 1979, p. 230.
D’ALLONNES, M. R. Qu’est-ce qu’une philosophie de l’actualité? Esprits, n. 8, p. 213-214, 2009. Disponível em: https://esprit.presse.fr/article/myriam-revault-d-allonnes/qu-est-ce-qu-une-philosophie-de-l-actualite-15328 Acesso em: 06 jul. 2022.
DONOT, M.; SAMOUTH, E.; SERRANO, Y. (Éds.), Les médias en Amérique latine. Dire et construire l’actualité latino-américaine. Paris: L’Harmattan, 2020, p. 40-41.
HERNÁNDEZ BAYTER, H.; MOREIRA CESAR, C.; NACUCCHIO, A. (Éds.). Discours politiques et médiatiques en Amérique latine. Retour(s) sur les deux premières décennies du XXIe siècle. Paris: L’Harmattan, 2021.
KAPLAN, R. Cultural Thought Patterns in Inter-cultural Education. Language Learning, v. 16, p. 1-20, 1966. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1467-1770.1966.tb00804.x.
MOIRAND, S. Des choix méthodologiques pour une linguistique de discours comparative. Langages, 26ᵉ année, n. 105, p. 28-41, 1992.
MOIRAND, S. Le dialogisme: de la réception du concept à son appropriation en analyse du discours. Cahiers de praxématique, n. 57 (De l’histoire du concept à ses applications), p. 69-100, 2011. DOI: https://doi.org/10.4000/praxematique.1757.
MOIRAND, S. O dialogismo: da recepção do conceito a sua apropriação na análise do discurso. In: CHAVES, A. S.; PINTO, M. L; SILUS, A. (Dirs.). Conversas bakhtinianas: diálogos sobre discurso. São Carlos: Pedro&João Editores, 2021, p. 87-124.
MOIRAND, S. Retour sur l’analyse du discours française. Pratiques, p. 185-186, 2020. DOI: https://doi.org/10.4000/pratiques.8721.
MOIRAND, S. Une sémantique du discours « au travail » de l’actualité: éléments pour l’analyse du discours des médias. Revista Heterotópica, v. 1, n. 1, p. 108–138, 2019. DOI: http://doi.org/10.14393/HTP-v1n1-2019-48518.
SINCLAIR, J.; COULTHARD, M. Towards an Analysis of Discourse: The English Used by Teachers and Pupils. London: Oxford University Press, 1975.
Dowloads
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2022 Sophie Moirand, Camila Fernanda Ribeiro
Questo volume è pubblicato con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale 4.0 Internazionale.
A aprovação dos manuscritos implica cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação para a Linha D'Água. Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à instituição a qual a revista encontra-se vinculada. Em relação à disponibilidade dos conteúdos, a Linha D'Água adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC Atribuição não comercial. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos autorais à revista.
Nesses casos, em conformidade com a política de acesso livre e universal aos conteúdos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou do Editor. Em quaisquer outras situações a reprodução total ou parcial dos artigos da Linha D'Água em outras publicações, por quaisquer meios, para quaisquer outros fins que sejam natureza comercial, está condicionada à autorização por escrito do Editor.
Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, resumen, partes do texto que excedam 500 palavras, tabelas, figuras e outras ilustrações) requerem permissão por escrito dos detentores dos direitos autorais.
Reprodução parcial de outras publicações
Citações com mais de 500 palavras, reprodução de uma ou mais figuras, tabelas ou outras ilustrações devem ter permissão escrita do detentor dos direitos autorais do trabalho original para a reprodução especificada na revista Linha D'Água. A permissão deve ser endereçada ao autor do manuscrito submetido. Os direitos obtidos secundariamente não serão repassados em nenhuma circunstância.