Uma análise da organização retórica do gênero resenha literária em blogs pessoais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v37i3p28-49

Palavras-chave:

Resenhas literárias, Gêneros textuais, Blogs, Apreciação

Resumo

O avanço tecnológico permitiu o surgimento de novas linguagens e novos gêneros. No âmbito digital, o blog é considerado um hipergênero que permite a publicação de outros gêneros, como é o caso da resenha literária. Este trabalho tem como objetivo analisar a organização retórica de resenhas literárias publicadas em blogs, com base no modelo Create a Research Space (CARS) do pesquisador Swales (1990), e na adaptação desse modelo realizada por Bezerra (2017). Além disso, também é objetivo desta pesquisa perceber como a categoria apreciação, do subsistema atitude – sistema de avaliatividade – evidencia a apreciação do resenhista no momento de avaliar a obra, fundamentando-se na Linguística Sistêmico-Funcional (LSF), a partir de Martin e White (2005). Esta pesquisa se embasa na perspectiva de gênero como ação social, desenvolvida por Miller (2008), considerando, também, pesquisadores como Bakhtin (2016), Bonini (2011) e Motta-Roth (1995), para discussão dos gêneros textuais/discursivos. A pesquisa é descritiva e interpretativista, com caráter qualitativo, e o corpus é constituído por 10 resenhas literárias escritas em inglês e consultadas em blogs pessoais. Os resultados apontam que as resenhas literárias são instanciadas por textos nos quais a escrita permite tanto a norma padrão quanto a forma coloquial. Constatou-se, também, uma nova subunidade retórica “informar sobre/descrever personagens” quanto ao desenvolvimento do gênero pesquisado.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Maria Eduarda Diógenes de Araújo, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

    Mestranda em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Brasil).

  • Wellington Vieira Mendes, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

    Doutor em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Brasil), com período sanduíche na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (Portugal). Professor Adjunto na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Brasil).

  • Assidia Maria Soares Alves Parnaíba, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

    Mestranda em Letras pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (Brasil).

Referências

ALVES FILHO, F. Como mestrandos agem retoricamente quando precisam justificar suas pesquisas. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 18, n. 1, p. 131-158, 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/1984-6398201812071.

BHATIA. V. K. A análise de gêneros hoje. In: BEZERRA, B. G.; BIASIRODRIGUES, B.; CAVALCANTE, M. M. (Org.). Gêneros e sequências textuais. Recife: EDUPE, 2009, p. 159-195.

BAKTHIN, M. Os gêneros do discurso. Organização, tradução, posfácio e notas de Paulo Bezerra, notas da edição russa de Serguei Botcharov. São Paulo: Editora 34, 2016.

BIASI-RODRIGUES, B. Estratégia de condução de informações em resumos de dissertações. Tese de Doutorado em Linguística, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 1998.

BEZERRA, B. G. A organização retórica das resenhas acadêmicas. In: Linguagem em (dis)curso, Tubarão, v. 3, n. 1, p. 37-68, 2002.

BEZERRA, B. G. Gêneros no contexto brasileiro: questões [meta]fóricas e conceiturais. 1. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2017. 136 p.

BONINI, A. Mídia/suporte e hipergênero: os gêneros textuais e suas relações. Revista Brasileira De Linguística Aplicada. vol.11, n.3, 2011, p.679-704. DOI: https://doi.org/10.1590/S1984-63982011000300005.

CARVALHO, G. de. Gênero como ação social em Miller e Bazerman: o conceito, uma sugestão metodológica e um exemplo de aplicação. In: MEURER, J.; BONINI, A.; MOTTA-ROTH, D. (Ed.). Gêneros: teorias, métodos e debates. São Paulo: Parábola Editorial, 2005, p. 130-149.

FAIRCLOUGH, N. Analysing discourse: textual analysis for social research. Londres e Nova York: Routledge: 2003.

CECCHIN, A. S.; GERHARDT, C. C.; KHUN, M. I. B. Sistema discursivo de avaliatividade. In: FUZER, C; CABRAL, S. R. S. (Org). Introdução aos sistemas discursivos em linguística sistêmico-funcional. Santa Maria, RS: UFSM, CAL, PPGL, 2023.

HALLIDAY, M. A. K. An Introduction to Functional Grammar. London: Edward Arnold, 1994.

HALLIDAY, M. A. K. MATHIESSEN, M. I. M. C. An Introduction to Functional Grammar. 3. ed., London: Arnold, 2004.

MARTIN, J. R. Close Reading: Functional Linguistics as a Tool for Critical Discourse Analysis. In L. UNSWORTH (Ed.), Researching Language in Schools and Communities (p. 275-302). London: Cassell, 2000.

MARTIN, J.; WHITE, P. R. R. The language of evaluation: appraisal in English. London: Palgrave, 2005.

MARTIN, J.; ROSE, D. Genre Relations: Mapping Culture. London: Equinox, 2008.

MILLER, C. R. Gênero Textual, Agência e Tecnologia. Universidade Federal de Pernambuco. Parábola Editora. Recife, 2008.

MOITA LOPES, L. P. 1994. Pesquisa interpretativista em Linguística Aplicada: a linguagem como condição e solução. D.E.L.T.A, v. 10, n. 2, p. 329-338.

MOTTA-ROTH, D. Rhetorical features and disciplinary cultures: a genre based study of academic book reviews in linguistics, chemistry and economics. Tese de Doutorado em Linguística Aplicada. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 1995.

OLIVEIRA, J. R.; OLIVEIRA, F. C. G.; ALVES FILHO, F. A organização retórica e ação social em resenhas literárias do Instagram. Revista Intercâmbio, v. XLVII. p. 137-155, 2021. São Paulo: LAEL/PUCSP. ISNN 2237-759X. DOI: https://revistas.pucsp.br/index.php/intercambio/article/view/49132.

PAIVA, F. J. O.; DUARTE, A. L. M. Uma análise crítica do gênero resenha em curso de formação de professores. Claraboia, Jacarezinho. v. 10. p. 207-233, 2018. DOI: https://www.researchgate.net/publication/325604430_UMA_ANALISE_CRITICA_DO_GENERO_RESENHA_EM_CURSOS_DE_FORMACAO_DE_PROFESSORES.

SOUSA, S. C.; SOARES, M. E. O potencial da avaliatividade em resenhas não acadêmicas. Veredas Atemática, v. 16, nº 2, 2012. p. 133-149. Juiz de Fora. DOI: https://www.academia.edu/89403702/O_potencial_ret%C3%B3rico_da_avaliativida%20de_em_resenhas_n%C3%A3o_acad%C3%AAmicas.

SWALES, J. M. Genre analysis: English in academic and researching settings. Cambridge: Cambridge University Press, 1990.

Downloads

Publicado

30-09-2024

Como Citar

ARAÚJO, Maria Eduarda Diógenes de; MENDES, Wellington Vieira; PARNAÍBA, Assidia Maria Soares Alves. Uma análise da organização retórica do gênero resenha literária em blogs pessoais. Linha D’Água, São Paulo, v. 37, n. 3, p. 28–49, 2024. DOI: 10.11606/issn.2236-4242.v37i3p28-49. Disponível em: https://revistas.usp.br/linhadagua/article/view/220063.. Acesso em: 27 dez. 2024.

Dados de financiamento