A Tradição Gótica no jogo eletrônico Until Dawn
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9826.literartes.2022.185153Palabras clave:
Gótico, Narrativa, Jogo eletrônico, videogameResumen
O presente artigo tem como objetivo principal analisar o enredo do jogo eletrônico Until Dawn (2015) pelo prisma da tradição Gótica. Considerando as colocações de Rossi (2008), procuram-se evidenciar os principais elementos narrativos que estabelecem um diálogo com o Gótico. A análise tem como base os três elementos basilares apresentados por França (2016): o locus horribilis, a personagem monstruosa e a presença fantasmagórica do passado. Além disso, tomando os estudos de Murray (2003), Wolf (2001), Perron (2004) e Aarseth (2004) em termos de estudos de narratologia e jogos, o artigo pretende demonstrar como as escolhas feitas pelo jogador são exploradas com a finalidade de intensificar sua experiência narrativa e explorar os elementos do gótico presentes no enredo.
Referencias
AARSETH, Espen. Quest games as Post-Narrative Discourse. In: RYAN, M.-L. (ed). Narrative across media. Lincoln: University of Nebraska Press, p. 361-376, 2004.
BLOODBORNE. Sony: FromSoftware Inc, 2015.
CALL of Cthulhu. Focus Entertainment: Cyanide, 2018.
DARKEST Dungeon. Red Hook Studios: Red Hook Studios, 2015.
EU SEI o que vocês fizeram no verão passado. United States: Columbia Pictures:1997.
FRANÇA, Júlio. O gótico e a presença fantasmagórica do Passado. In: Congresso Internacional da ABRALIC, XV, 2016, Rio de Janeiro. Anais. Rio de Janeiro: Dialogarts, 2016. p. 2492 – 2502.
GOD OF WAR. Sony: Santa Monica Studio & Jetpack Interactive, 2018.
GONE Home. The Fullbright Company: The Fullbright Company, 2018.
HAWTHORNE, Nathaniel. The Scarlet Letter. São Paulo: Penguin Classics Companhia das Letras, 2019.
HEAVY RAIN. Quantic dream, 2010.
MURRAY, Janet H. Hamlet no Holodeck: o futuro da narrativa no ciberespaço. Trad. Elissa Khoury, Marcelo Fernandez Cuzziol. São Paulo: Itaú Cultural/Editora Unesp, 2003.
OJIBWA. Disponível em: https://www.thecanadianencyclopedia.ca/en/article/ojibwa. Acesso em 06/02/2022.
PERRON, Bernard. Sign of a Threat: The Effects of Warning Systems in Survival Horror Games. In: WOLF, M J. P. (dir.), Video Games and Gaming Culture, vol. 3, p. 435-454. New York: Routledge (2004).
PSICOSE. Alfred Hitchcock. United Sates: Paramount Pictures,1960.
PUNTER, David; BYRON, Glennis. The Gothic. Malden, MA: Blackwell Publishing, 2004.
ROSSI, Aparecido D. Manifestações e configurações do Gótico nas Literaturas Inglesa e Norte-Americana: um panorama. ÍCONE - Revista de Letras, São Luís de Montes Belos, v.2, p. 55-76, jul.2008.
SHELLEY, Mary. Frankenstein. São Paulo: Penguin Classics Companhia das Letras, 2015.
SILENT Hill. Konami: Konami, 1999.
STOKER, Bram. Dracula. São Paulo: Penguin Classics Companhia das Letras, 2014.
TODOROV, Tzvetan. Introdução à literatura fantástica. São Paulo: Perspectiva, 1980.
UNTIL Dawn. Sony: Supermassive Games, 2015.
WALPOLE, Horace. O castelo de Otranto. São Paulo: Nova Alexandria, 1996.
WENDIGO. Disponível em: https://www.legendsofamerica.com/mn-wendigo/. Acesso em 09/12/2020)
WOLF, Mark J. P. The medium of the video game. Austin: University of Texas Press, 2001.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Iris Maitê Fullas Aguiar

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Autores que publican en esta revista está de acuerdo con los siguientes términos: Autores mantienen los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultaneamente licenciado bajo el Permiso Creative Commons Attribution que permite compartir el trabajo con reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista. Autores tienen autorización para asumir contratos adicionales separadamente, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (ejemplo: publicar en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista. Autores tienen permiso y se estimulan a publicar y distribuir su trabajo en línea (ej.: en repositorios institucionales o en su página personal) a cualquier punto antes o durante el proceso editorial, ya que eso puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y la cita del trabajo publicado (Ver: O Efeito do Acesso Livre).