Narrativas entretecidas vertentes do assombro e do medo: a casa e suas ruínas em Poe, Cortázar e Amenábar
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9826.literartes.2021.187490Palabras clave:
Horror, Infamiliar, Casa, Literatura, CinemaResumen
O presente artigo pretende engendrar uma reflexão sobre a manifestação do horror na literatura em diálogo com a linguagem cinematográfica a partir de aproximações entre os contos “A queda da casa de Usher” (1839), de Edgar Allan Poe, e “Casa tomada” (1951), de Julio Cortázar, e a peça fílmica “Os outros” (2001), de direção e roteiro de Alejandro Amenábar. Para tanto, a análise destacará a posição de precursor de Poe em relação aos outros dois autores, bem como os elementos formais das três narrativas que, em contínuo e profícuo diálogo intertextual, colaboram para a criação de efeitos relativos ao assombro. Nesse sentido, será analisado de que maneira a casa, presente como elemento central das obras selecionadas, exerce um papel fundamental na construção do efeito próprio das narrativas de horror. Extrapolando os aspectos concreto e material da casa, a investigação buscará observar também como o espaço hostil e de ameaça espelha a confusão do território mental dos protagonistas, tornando-se metáfora de sua complexidade e de seu interior tantas vezes evitado, por seus aspectos ameaçadores enquanto corpo e/ou mente que se habita, contribuindo para potencializar os efeitos de desestabilização causados pela leitura das obras.
Referencias
AMENÁBAR, Alejandro. Os outros (Los otros). EUA/ITA/ESP/FRA: Dimension Films, Miramax Films, 2001 (104 min).
BAUDELAIRE, Charles. O homem e a obra (1852). In: POE, Edgar Allan. Edgar Allan Poe: medo clássico. Rio de Janeiro: DarkSide Books, 2017.
BERNARDO, Gustavo. O livro da metaficção. Rio de Janeiro: Tinta Negra Bazar Editorial, 2010.
BORGES, Jorge Luis. Pierre Menard, autor do Quijote. In Ficções. 3ª ed. São Paulo: Globo, 2001.
CORTÁZAR, Julio. Valise de Cronópio. 2ª ed. São Paulo: Perspectiva, 2008.
CORTÁZAR, Julio. Casa Tomada. In Bestiário. 2ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2014.
CARVALHAL, Tânia Franco. Literatura comparada. São Paulo: Ática, 2006.
FREUD, Sigmund. O infamiliar e outros escritos. 1ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2020.
GUIMARÃES, César. Imagens da memória. Entre o legível e o visível. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 1997.
KRISTEVA, Julia. Introdução à Semanálise. 2ª ed. São Paulo: Perspectiva, 2005.
NESTAREZ, Oscar. Histórias em quadrinhos e narrativas literárias de horror: aproximações e distanciamentos. In: Narrativas e enigmas da arte [recurso eletrônico]: fios da memória, frestas e arredores da ficção / Maria Zilda da Cunha, Lígia Menna (orgs.). – São Paulo: FFLCH/USP, 2021.
PERRONE-MOISÉS, Leyla. Mutações da literatura no século XXI. São Paulo: Companhia das Letras, 2016, PDF.
POE, Edgar Allan. A filosofia da composição. 2ª ed. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2011.
POE, Edgar Allan. A queda da Casa de Usher. In: O gato Preto e outras histórias extraordinárias. 1ª ed. São Paulo: Pandorga, 2018.
ROAS, David. A ameaça do fantástico: aproximações teóricas. São Paulo: Unesp, 2014.
WELLEK, René e WARREN, Austin. Teoria da Literatura e metodologia dos estudos literários. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
XAVIER, Ismail. O olhar e a cena. São Paulo: Cosac & Naify, 2003.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Joana Marques Ribeiro, Kátia Pellicci Cembrone de Souza
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Autores que publican en esta revista está de acuerdo con los siguientes términos: Autores mantienen los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultaneamente licenciado bajo el Permiso Creative Commons Attribution que permite compartir el trabajo con reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista. Autores tienen autorización para asumir contratos adicionales separadamente, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (ejemplo: publicar en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista. Autores tienen permiso y se estimulan a publicar y distribuir su trabajo en línea (ej.: en repositorios institucionales o en su página personal) a cualquier punto antes o durante el proceso editorial, ya que eso puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y la cita del trabajo publicado (Ver: O Efeito do Acesso Livre).