O cinema implícito em Noite, de Harold Pinter

Autores

  • Rafael Vogt Maia Rosa Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2448-1769.mag.2012.48472

Palavras-chave:

Teatralidade, Harold Pinter, reprodutibilidade técnica, sexualidade

Resumo

O texto pretende abordar o processo de incorporação de elementos da estética cinematográfica na concepção dramatúrgica da peça Noite (1969), de Harold Pinter. Será destacada a referência crítica aos efeitos da distração e alienação proporcionada pelo cinema na constituição ficcional do imaginário das personagens da obra, bem como questões relacionadas à representação da sexualidade no teatro, a partir de paralelos com um tipo específico de veiculação dessa temática no campo audiovisual.

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Biografia do Autor

  • Rafael Vogt Maia Rosa, Universidade de São Paulo
    Doutorando em Teoria Literária e Literatura Comparada pela Universidade de São Paulo

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Publicado

2012-12-19

Edição

Seção

Ensaios

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