Marketing para as artes: a evolução do conceito de Marketing cultural e a importância desse campo de atuação para o profissional de Relações Públicas

Autores

  • Manoel Marcondes Machado Neto Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2006.139994

Palavras-chave:

Arte • Cultura. Comunicação Organizacional. Marketing cultural. Patrocínio. Relações Públicas.

Resumo

Os artífices da arte e da cultura, tradicionalmente, têm sido avessos à adoção da tecnologia de Marketing. Ignorando o que Manoel Maria de Vasconcellos traduziu como o “espírito de Marketing”1 (“produzir o que vende ao invés de vender o que se produz”), queixam-se da falta de educação, da falta de público e da falta de recursos do Estado para suas atividades e, paradoxalmente, prostram-se diante do competente Marketing realizado pela indústria cultural, na sala ao lado. É preciso derrubar esse preconceito e, por características especiais de sua formação, os profissionais de Relações Públicas constituem-se em perfis talhados para essa tarefa.

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Biografia do Autor

  • Manoel Marcondes Machado Neto, Universidade do Estado do Rio de Janeiro
    Doutor em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Professor adjunto da Faculdade de Comunicação Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FCS-Uerj)

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Publicado

2006-12-13

Como Citar

MACHADO NETO, Manoel Marcondes. Marketing para as artes: a evolução do conceito de Marketing cultural e a importância desse campo de atuação para o profissional de Relações Públicas. Organicom, São Paulo, Brasil, v. 3, n. 5, p. 108–119, 2006. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2006.139994. Disponível em: https://revistas.usp.br/organicom/article/view/139994.. Acesso em: 16 jun. 2024.