Narrativas de consumo de moda, inteligência artificial e emoções: o riso de Lu do Magalu

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2024.220272

Palavras-chave:

Consumo, Moda, Afetos, Inteligência artificial, Magalu

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir a digitalização a partir da produção de emoções no consumo de moda, com foco no riso. O problema de pesquisa que motivou a investigação diz respeito a como narrativas de moda que utilizam inteligência artificial generativa são responsáveis por proporcionar novos afetos. Como objeto de estudo, recorremos a narrativas da influenciadora virtual Lu, do Magazine Luiza, produzidas por ferramentas de inteligência artificial. Desenvolvemos uma pesquisa exploratória, com estudo de caso, em uma abordagem qualitativa.

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Biografia do Autor

  • Denise da Costa Oliveira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    • Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP)

    • Pesquisadora CNPq

    • Professora Visitante Sênior na França – Capes-Print

    • Professora Titular e Docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

  • Jéssica Baptista dos Santos Ventura, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    • Doutora em Comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

    • Bolsista Faperj 2019-2023

    • Graduada em Comunicação Social – Jornalismo pela UERJ

    • Experiência em produção executiva

  • Pâmella Cordeiro da Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    • Mestre em Comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

    • Graduada em Relações Públicas e em Jornalismo pela UERJ

    • Especialista em Literatura, Arte e Pensamento Contemporâneo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

    • Relações Públicas da Assessoria de Imprensa da Reitoria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

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Publicado

2024-05-27

Como Citar

OLIVEIRA, Denise da Costa; VENTURA, Jéssica Baptista dos Santos; SILVA, Pâmella Cordeiro da. Narrativas de consumo de moda, inteligência artificial e emoções: o riso de Lu do Magalu. Organicom, São Paulo, Brasil, v. 21, n. 44, p. 133–146, 2024. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2024.220272. Disponível em: https://revistas.usp.br/organicom/article/view/220272.. Acesso em: 30 jun. 2024.