Narrativas de consumo de moda, inteligencia artificial y emociones: la risa de Lu de Magalu

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2024.220272

Palabras clave:

Consumo, Moda, Afectos, Inteligencia artificial, Magalu

Resumen

Este artículo tuvo por objetivo discutir la digitalización basada en la producción de emociones en el consumo de moda, centrándose en la risa. El problema que motivó la investigación se refiere a cómo las narrativas de moda que utilizan la inteligencia artificial generativa son las responsables de proporcionar nuevos afectos. Utilizamos como objeto de estudio narrativas de la influencer virtual Lu, de Magazine Luiza, producidas por herramientas de inteligencia artificial. Realizamos una investigación exploratoria con un estudio de caso y un enfoque cualitativo.

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Biografía del autor/a

  • Denise da Costa Oliveira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    • Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP)

    • Pesquisadora CNPq

    • Professora Visitante Sênior na França – Capes-Print

    • Professora Titular e Docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

  • Jéssica Baptista dos Santos Ventura, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    • Doutora em Comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

    • Bolsista Faperj 2019-2023

    • Graduada em Comunicação Social – Jornalismo pela UERJ

    • Experiência em produção executiva

  • Pâmella Cordeiro da Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    • Mestre em Comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

    • Graduada em Relações Públicas e em Jornalismo pela UERJ

    • Especialista em Literatura, Arte e Pensamento Contemporâneo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

    • Relações Públicas da Assessoria de Imprensa da Reitoria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

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Publicado

2024-05-27

Cómo citar

OLIVEIRA, Denise da Costa; VENTURA, Jéssica Baptista dos Santos; SILVA, Pâmella Cordeiro da. Narrativas de consumo de moda, inteligencia artificial y emociones: la risa de Lu de Magalu. Organicom, São Paulo, Brasil, v. 21, n. 44, p. 133–146, 2024. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2024.220272. Disponível em: https://revistas.usp.br/organicom/article/view/220272.. Acesso em: 17 jul. 2024.