Narrativas de consumo de moda, inteligencia artificial y emociones: la risa de Lu de Magalu
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2024.220272Palabras clave:
Consumo, Moda, Afectos, Inteligencia artificial, MagaluResumen
Este artículo tuvo por objetivo discutir la digitalización basada en la producción de emociones en el consumo de moda, centrándose en la risa. El problema que motivó la investigación se refiere a cómo las narrativas de moda que utilizan la inteligencia artificial generativa son las responsables de proporcionar nuevos afectos. Utilizamos como objeto de estudio narrativas de la influencer virtual Lu, de Magazine Luiza, producidas por herramientas de inteligencia artificial. Realizamos una investigación exploratoria con un estudio de caso y un enfoque cualitativo.
Descargas
Referencias
CÉREBRO da Lu e escritórios inteligentes: como Magazine Luiza usa IA. Forbes, São Paulo, 24 ago. 2023. Disponível em: https://forbes.com.br/forbes-tech/2023/08/cerebro-da-lu-e-escritorios-inteligentes-como-magalu-usa-ia/. Acesso em: 9 set. 2024.
CONHEÇA todos os prêmios que eu, Lu, do Magalu, já ganhei. Blog da Lu, [S. l.], 9 maio 2023. Disponível em: https://www.magazineluiza.com.br/blog-da-lu/c/dl/dlnv/conheca-todos-os-premios-que-eu-lu-do-magalu-ja-ganhei/11781/. Acesso em: 9 abr. 2024.
GOUVEIA, Alicia. Como a IA generativa irá mudar o varejo de moda no futuro? Vogue, [online], 26 jun. 2023. Disponível em: https://vogue.globo.com/vogue-negocios/noticia/2023/06/como-a-ia-generativa-ira-mudar-o-varejo-de-moda-no-futuro.ghtml. Acesso em: 16 out. 2023.
INTELLIGENCE artificielle: ce que contient le compromis “historique” sur lequel s’est accordée l’Union européenne. Franceinfo, Paris, 9 dez. 2023. Disponível em https://www.francetvinfo.fr/internet/intelligence-artificielle/intelligence-artificielle-ce-que-contient-le-compromis-historique-sur-lequel-s-est-accordee-l-union-europeenne_6232794.html#at_medium=5&at_campaign_group=1&at_campaign=7h30&at_offre=3&at_variant=V3&at_send_date=20231210&at_recipient_id=726375-1611050722-7177e39d. Acesso em: 10 dez. 2023.
KARHAWI, Issaf. Influenciadores digitais: o Eu como mercadoria. In: SAAD, Elizabeth; SILVEIRA, Stefanie (org.). Tendências em comunicação digital. São Paulo: ECA-USP, 2016. p. 38-59.
KARHAWI, Issaf. De blogueira à influenciadora digital de moda e beleza: evolução e motivações da prática. In: SCHMITZ, Daniela; WAJNMAN, Solange (org.). A moda na mídia: produzindo costuras. Curitiba: Appris, 2018. p. 137-154.
KARHAWI, Issaf. Notas teóricas sobre influenciadores digitais e Big Brother Brasil: visibilidade, autenticidade e motivações. E-Compós, São Paulo, v. 24, p. 1-21, 2021. doi: https://doi.org/10.30962/ec.2182
LE BRETON, David. Rire: une anthropologie du rieur. Paris: Métailié, 2018.
LEMOS, André. Isso (não) é muito Black Mirror: passado, presente e futuro das tecnologias de comunicação e informação. Salvador: Edufba, 2018.
MAGALU. Release: como a Lu, do Magalu, se tornou a maior influenciadora virtual do mundo. [S. l.]: Imprensa Magalu, 2022?. Disponível em: https://ri.magazineluiza.com.br/Download.aspx?Arquivo=3RIlse0YOjnKITOsE1XKcQ==#:~:text=Criada%20em%202003%20como%20uma,construindo%20relacionamento%20com%20as%20pessoas. Acesso em: 14 maio 2024.
OLIVEIRA, Denise da Costa. Narrativas do eu, corpo e riso em fóruns de debates durante a pandemia. In: OLIVEIRA, Denise da Costa; FREITAS, Ricardo Ferreira; FORTUNA, Daniele Ribeiro (org.). Narrativas na pandemia: corpos, escritas e subjetividades. Rio de Janeiro: Ayran, 2024. p. 94-115.
OLIVEIRA, Denise da Costa; VENTURA, Jéssica Baptista dos Santos; SILVA, Pâmella Cordeiro da. Produção de emoções no consumo de moda: o riso sobre a celebridade vestida com faixa adesiva. Modapalavra e-periódico, Florianópolis, v. 17, n. 41, p. 283-337, 2024. doi: https://doi.org/10.5965/1982615x1741202423
PEREZ, Dario. O metaverso vai moldar os influenciadores digitais mais do que você imagina. Exame, São Paulo, 26 jul. 2022. Disponível em: https://exame.com/bussola/o-metaverso-vai-moldar-os-influenciadores-digitais-mais-do-que-voce-imagina/. Acesso em: 11 nov. 2023.
SAAD, Elizabeth. Comunicação organizacional contemporânea: o paradigma da digitalização. Paulus: Revista de Comunicação da FAPCOM, São Paulo, v. 6, n. 12, 2022. doi: https://doi.org/10.31657/rcp.v6i12.631
SANTAELLA, Lucia. Há como deter a invasão do ChatGPT? São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2023a.
SANTAELLA, Lucia. A inteligência artificial é inteligente? São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2023b.
SANTAELLA, Lucia. Pensar a inteligência artificial: cultura de plataforma e desafios à criatividade. In: RIBEIRO, Daniel Melo; ALZAMORA, Geane (org.). Pensar a inteligência artificial: cultura de plataforma e desafios à criatividade Belo Horizonte: PPGCOM/UFMG, 2023c. p. 19-34.
TERRA, Carolina Frazon. De CEO a influencer: O líder e seu papel nas plataformas sociais digitais. In: ENCONTRO DE GRUPOS DE TRABALHO DE PÓS-GRADUAÇÃO – COMUNICON, 8., [online], 13-15 out. 2021. Anais […]. [S. l.]: ESPM, 2021a. Disponível em: https://comunicon.espm.edu.br/wp-content/uploads/2021/11/GT-09-Carolina-TERRA.pdf. Acesso em: 16 out. 2023.
TERRA, Carolina Frazon. Marcas influenciadoras digitais: como transformar organizações em produtoras de conteúdo digital. São Caetano do Sul: Difusão, 2021b. [E-book].
THE TOP virtual Instagram influencers in 2021. Hype Journal, [S. l.], 2021?. Disponível em: https://hypeauditor.com/blog/the-top-instagram-virtual-influencers-in-2021/. Acesso em: 5 abr. 2024.
VISTA Magalu: conheça a nova marca do Magazine Luiza. Harper’s Bazaar Brasil, [S. l.], 22 out. 2021. Disponível em: https://harpersbazaar.uol.com.br/moda/vista-magalu-conheca-a-nova-marca-do-magazine-luiza/. Acesso em: 20 maio 2024.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Denise da Costa Oliveira, Jéssica Baptista dos Santos Ventura, Pâmella Cordeiro da Silva
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-sa/4.0/88x31.png)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
A submissão implica a cessão de direitos da primeira publicação à revista Organicom, sem pagamento. Os autores podem estabelecer por separado acordos adicionais para a distribuição não exclusiva de versão da obra publicada na revista (como colocar em um repositório institucional ou publicar um livro), com o devido reconhecimento de sua publicação inicial na revista Organicom.