Jornalismo de marca: credibilidade à custa de estratégias discursivas da informação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2024.220483

Palavras-chave:

Jornalismo de marca, Notícia, Credibilidade, Estratégia discursiva, Informação

Resumo

O texto propõe discutir o jornalismo de marca como estratégia discursiva utilizada por organizações não jornalísticas em busca de credibilidade e legitimidade. Para tanto, faz-se o mapeamento de produções de conteúdo de marca que se apropriam dos modos de fazer e de dizer do campo jornalístico. Articulando estudos do jornalismo e da comunicação organizacional, o artigo contempla as noções de noticiabilidade, jornalismo de marca, marca e credibilidade. De caráter teórico-empírico, o estudo analisa e expõe estratégias discursivas da informação jornalística presentes no site InfoMoney.

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Biografia do Autor

  • Claudiane de Oliveira Carvalho, Universidade Federal da Bahia

    • Professora Adjunta da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (UFBA)

    • Professora no Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia da Universidade Federal do Pará (PPGCom/UFPA)

  • Maria Aparecida Brito Santana, Universidade Federal da Bahia

    • Mestranda em Comunicação e Cultura Contemporâneas na Universidade Federal da Bahia (UFBA)

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Publicado

2024-05-27

Como Citar

CARVALHO, Claudiane de Oliveira; SANTANA, Maria Aparecida Brito. Jornalismo de marca: credibilidade à custa de estratégias discursivas da informação. Organicom, São Paulo, Brasil, v. 21, n. 44, p. 209–221, 2024. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2024.220483. Disponível em: https://revistas.usp.br/organicom/article/view/220483.. Acesso em: 27 jun. 2024.