O novo sempre vem? Literacia generativa e inteligência artificial na campanha da Volkswagen com Elis
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2024.221320Palavras-chave:
Inteligência artificial, Literacia generativa, Comunicação, Mídias digitaisResumo
A partir da campanha da Volkswagen que usou uma versão de Elis Regina, cantora brasileira falecida, criada com técnicas de inteligência artificial generativa, este artigo traça um panorama da inserção dessa tecnologia na vida cotidiana. Para tanto, a metodologia utilizada é ancorada na perspectiva da arqueologia das mídias, com o intuito de constituir uma literacia para a inteligência artificial generativa pela identificação de rastros de possíveis competências de identificação, análise e uso da IA que foram sendo incorporadas em meios, canais e plataformas no decorrer dos tempos.
Downloads
Referências
ALLISON, Anne. Millennial monsters: Japanese toys and the global imagination. Berkeley: California Press, 2006.
PROPAGANDA da Volks com imagem de Elis Regina é alvo de processo ético no Conar. Brasil de fato, 10 jul. 2023. Disponível em: https://www.brasildefato.com.br/2023/07/10/propaganda-da-volks-com-imagem-de-elis-regina-e-alvo-de-processo-etico-no-conar. Acesso em: 29 fev. 2024.
CESARINO, Letícia. O mundo do avesso: verdade e política na era digital. São Paulo: Ubu, 2022.
CRUZ, Felipe Branco. A decisão do Conar sobre comercial que reviveu Elis Regina. Veja, 23 ago. 2023. Disponível em: https://veja.abril.com.br/coluna/o-som-e-a-furia/a-decisao-do-conar-sobre-comercial-que-reviveu-elis-regina. Acesso em: 29 fev. 2024.
ERNST, Wolfgang. Arqueografia da mídia: método e máquina versus história e narrativa da mídia. Teccogs: Revista Digital de Tecnologias Cognitivas, São Paulo, n. 14, p. 42-62, 2016. Disponível em: https://www4.pucsp.br/pos/tidd/teccogs/artigos/2016/edicao_14/teccogs14_artigo01.pdf Acesso em: 05 dez. 2023.
GOMEZ, Vitoria Lopez. Madonna deixa regras para depois da morte: nada de hologramas ou IA. Olhar digital, 11 jul. 2023. Disponível em: https://olhardigital.com.br/2023/07/11/pro/madonna-deixa-regras-para-depois-da-morte-nada-de-hologramas-ou-ia/. Acesso em: 29 fev. 2024.
GREIFENEDER, Rainer; JAFFÉ, Mariela; NEWMAN, Eryn; SCHWARZ, Norbert. The Psychology of Fake News: Accepting, Sharing, and Correcting Misinformation. London: Taylor and Francis, 2021.
HUI, Yuk. Tecnodiversidade. São Paulo: Ubu, 2020.
HUHTAMO, Erkki; PARIKKA, Jussi. Media Archeology: Approaches, Applications, and Implications. Berkeley: University of California Press, 2011.
LAWTON, Laura. Taken by the Tamagotchi: How A Toy Changed the Perspective on Mobile Technology. The IJournal: Student Journal of the University of Toronto’s Faculty of Information, Toronto, v. 2, n. 2, p. 1-8, 2017.
LEME, Alvaro. Lu do Magalu: um estudo de caso sobre influência digital virtual, novas humanidades e marcas que viram pessoas. 2023. 193 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2023. Disponível em: https://repositorio.usp.br/item/003162641. Acesso em: 15 jan. 2024.
LEMOS, André. IA, Elis e nova Carta. Newsletter André Lemos. Salvador, 20 jul. 2023. Disponível em: https://andrelemos.substack.com/p/ia-elis-e-nova-carta. Acesso em: 29 fev. 2024
LISBOA, Alveni. O que é IA generativa?. Canaltech, 15 abr. 2023. Disponível em: https://canaltech.com.br/inteligencia-artificial/o-que-e-ia-generativa/. Acesso em: 10 out. 2023.
LIVINGSTONE, Sonia. Active Participation or just more information? Young people’s take up of opportunities to act and interact on the internet. Information, Communication & Society, Hoboken, v. 8, n. 3, p. 287-314, 2004.
MONTEIRO, R. O que é Roblox? Veja perguntas e respostas sobre a plataforma de games. Techtudo, 18 nov. 2020. Disponível em: https://www.techtudo.com.br/listas/2019/08/quem-criou-o-roblox-veja-curiosidades-sobre-a-plataforma-de-games.ghtml. Acesso em: 29 dez. 2023.
MOROZOV, Evgeny. Big Tech: a ascensão dos dados e a morte da política. São Paulo: Ubu, 2018.
NICHOLS, Philip; LEBLANC, Robert Jean. Media education and the limits of “literacy”: ecological orientations to performative platforms. Curriculum Inquiry, Hoboken, n. 51, v. 4, p. 389-412, 2021.
PARIKKA, Jussi. O que é arqueologia das mídias. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2022.
PEREIRA, Itamar. Metaverso: interação e comunicação em mundos virtuais. 2009. 109 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade de Brasília, Brasília, DF, 2009. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/4863. Acesso em: 15 jan. 2024.
RÜDIGER, Francisco. O passado pode nos ensinar a seu próprio respeito. Revista do Instituto Humanitas Unisinos, n. 375, 2011. Disponível em: https://www.ihuonline.unisinos.br/artigo/4106-francisco-rudiger-2. Acesso em: 15 jan. 2024.
RUSSELL, Stuart. Inteligência artificial a nosso favor: como manter o controle sobre a tecnologia. São Paulo: Companhia das Letras, 2021.
SANTAELLA, Lúcia. Culturas e artes do pós-humano: da cultura das mídias à cibercultura. São Paulo: Paulus, 2003.
SANTOS, Rita; AZEVEDO, José; PEDRO, Luís. Literacia(s) digital(ais): definições, perspectivas e desafios. Revista Media & Jornalismo, Lisboa, v. 15, n. 27, p. 17-44, 2015.
SCHMIDT, Eric; HUTTENLOCHER, Daniel; KISSINGER, Henry. A era da IA e nosso futuro como humanos. Rio de Janeiro: Alta Books, 2023.
SIMONDON, Gilbert. Do modo de existência dos objetos técnicos. Rio de Janeiro: Contraponto, 2020.
TELLES, Marcio. A(s) Arqueologia(s) das Mídias em Quatro Teses. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 40., Curitiba, 2017. Anais [...]. São Paulo, Intercom, 2017. Disponível em: https://portalintercom.org.br/anais/nacional2017/resumos/R12-0084-1.pdf. Acesso em: 05 dez. 2023.
TELLES, Marcio. Des/Re/Escrevendo a história dos meios de comunicação: quatro contribuições a partir das Arqueologias das mídias. Dispositiva, Pampulha, v. 7, n. 12, p. 101-116, 2018.
TELLES, Marcio. Arqueologia das Mídias como Pós-História das Mídias. Questões Transversais, São Leopoldo, v. 8, n. 16, p. 14-21, 2021. Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/questoes/article/view/19096. Acesso em: 12 dez. 2023.
VIRK, Rizwan. A hipótese da simulação: conheça a teoria por trás da série Matrix. Porto Alegre: Citadel, 2021.
WIENER, Norbet. Cibernética ou controle e comunicação no animal e na máquina. São Paulo: Perspectiva, 2017.
WOLTON. Dominique. É preciso salvar a comunicação. São Paulo: Paulus, 2006.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Alvaro Leme, Egle Spinelli
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A submissão implica a cessão de direitos da primeira publicação à revista Organicom, sem pagamento. Os autores podem estabelecer por separado acordos adicionais para a distribuição não exclusiva de versão da obra publicada na revista (como colocar em um repositório institucional ou publicar um livro), com o devido reconhecimento de sua publicação inicial na revista Organicom.